Prudentópolis, conhecida como Terra das Cachoeiras Gigantes

Prudentópolis é uma cidade paranaense localizada a 207 km da capital Curitiba, que foi colonizada principalmente por imigrantes ucranianos. A cidade, cujo nome é uma homenagem ao ex presidente Prudente de Morais, é conhecida como Capital do Mel, Ucrânia Brasileira, e mais recentemente foi denominada como Capital da Oração, uma vez que existem mais de cem igrejas no município. Embora a cidade seja a maior produtora de feijão preto do Brasil e famosa por suas Pêssankas (ovos de galinha e de ganso pintados manualmente), o local chama a atenção por ser a Terra das Cachoeiras Gigantes devido ao relevo acidentado da região.

O que fazer em Prudentópolis?

Recanto Perehouski (foto: //www.prudentopolis.pr.gov.br/turismo/)
  • Salto São Francisco – uma das maiores cachoeiras da região Sul e uma das maiores do país localiza-se em Prudentópolis. A cachoeira situa-se na região da Serra da Boa Esperança e conta com 196 metros de altura; por estar dentro do Parque Municipal São Francisco da Esperança, possui boa infraestrutura para atender os visitantes, os quais podem utilizar do estacionamento local e do restaurante. A área também abriga o Salto dos Cavalheiros e a Cachoeira Menor. Vale lembrar que a trilha para se chegar à queda d’água tem duração de duas horas na descida e de três horas e meia na subida.
  • Recanto Perehouski – o local é ideal para os amantes do ecoturismo que buscam um pouco de aventura nas viagens. O local é uma área que conta com diversas trilhas, áreas de camping, espaço para churrasco, paredões rochosos, grutas e quedas d’água de tirar o fôlego. O espaço vale a pena ser visitado por pessoas de todas as idades que gostem de apreciar as belezas naturais. Endereço: Linha Paraná.
  • Salto Barão do Rio Branco – a cachoeira de 64 metros de altura localizada no Rio dos Patos fornece energia para uma pequena usina hidrelétrica da cidade. Pode-se chegar à sua base por meio de uma escadaria de 478 degraus; vale lembrar ainda que o local é ideal para a prática de rapel e rafting pelos mais aventureiros.
  • Salto São Sebastião – mais uma das grandes cachoeiras de Prudentópolis, essa conta com uma altura de 120 metros. O local é ideal para a prática da rapel e canyoning, e pode ser admirado por um mirante, e até mesmo de seu topo, o qual pode ser alcançado por meio de uma trilha de dificuldade mediana e permite ao visitante chegar a poucos metros da queda d’água.
  • Salto São João – a cachoeira de 84 metros de altura localiza-se no interior do parque Monumento Natural Salto São João, o qual possui boa infraestrutura, que dispõe de lanchonetes, mirantes, banheiros e trilhas para melhor proveito do turista.
  • Museu do Milênio – construído em 1989, o museu é o local que busca homenagear a chegada dos ucranianos na cidade ao final do século XIX. Possui documentos, objetos, fotografias e vestuário típicos da época. Vale a visita.
  • Igreja de São Josafat – construída em estilo Bizantino no ano de 1928, foi tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná como patrimônio artístico e cultural paranaense. Conta com a gruta de Nossa Senhora de Lourdes e possui 4 abóbadas representando uma cruz. Vale lembrar que a cidade dispõe de inúmeras igrejas, a maioria em estilo bizantino, as quais podem ser visitadas por todos. Endereço: Rua São Josafat.

    Salto São João (foto: //infoturprudentopolis.blogspot.com/2017/07/monumento-salto-sao-joao.html)
  • Ninho do Corvo – a Reserva Particular de Patrimônio Natural é uma área de preservação permanente que conta com 8 quedas d’água, mais de 2000 metros de trilhas, tirolesas, rapel e diversas atrações para toda a família. É possível ainda se hospedar no local. Vale a pena dar uma passada lá.
  • Apruart – A Associação Prudentopolitana de Artesanato é o local de produção dos Pêssankas, de bordados e de várias formas de expressão artística do povo de Prudentópolis. Vale a pena passar lá e fazer umas comprinhas.

Dicas de Hotéis Prudentópolis

  • Mayná Palace Hotel – Rua Dr. Ozório Guimaraes, 935 – Centro
    Telefone: (42) 3446-2091 – //hotelmayna.com.br/
  • Elite Palace Hotel – R. Mal. Deodoro, 1530 – Da Luz
    Telefone: (42) 3446-4838 – //elitehotel.com.br/2019/
  • Hotel.Com – Av. São João, 2595 – Centro
    Telefone: (42) 3446-1476
  • Ózera Hotel Fazenda – BR-373, km 260 Rio dos Patos
    Telefone: (42) 3446-5316 – //ozera.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.