Fontes de Poços de Caldas, a cidade das águas terapêuticas

Poços de Caldas é internacionalmente conhecida por abrigar fontes de águas sulfurosas e terapêuticas com diversas propriedades para a saúde. A cidade, localizada a 475 km da capital mineira Belo Horizonte, abriga aproximadamente 20 fontes de águas, as quais podem ser sulfurosas, termais, radioativas, e que são um dos grandes atrativos do local, que possui uma das melhores estâncias hidrominerais do país.

Fontes de Poços de Caldas

Fonte Luminosa (fonte: //pocosdecaldas.mg.gov.br/turismo/fontes/)
  • Fonte dos Amores – uma das mais famosas de Poços de Caldas, a Fonte dos Amores localiza-se na Serra de São Domingos e possui a estátua de um casal em homenagem ao amor. Caracteriza-se por um véu de água que cai nas pedras em meio à vegetação. Vale a pena dar uma conferida. O local pode ser visitado todos os dias das 8h às 17h30.
  • Fonte da Praça Dom Pedro II – a fonte mais visitada da cidade possui águas termais e sulfurosas com diversas propriedades terapêuticas e está localizada na praça de mesmo nome.
  • Fonte Pedro Botelho ou Leãozinho – a fonte está localizada no Parque José Affonso Junqueira e é caracterizada pelas águas alcalinas, bicarbonatadas, sulfetadas e hipertermais; o local leva esse nome pela existência de um chafariz esculpido em mármore que tem a forma de um leão.
  • Fonte Luminosa – também localizada no Parque José Affonso Junqueira, a fonte luminosa recebe esse nome por haver sincronia dos jatos d’água com luz e som, fazendo com que seja um espetáculo que atrai diversos visitantes.
  • Complexo Aquático Vereador Eduardo de Paiva – localizado na rua Pref. Chagas, 30, ao lado das Thermas Antônio Carlos, o complexo é um conjunto de diversas fontes que contam com feixes luminosos que proporcionam belas fotos.

Fontes de Águas Minerais

  • Fonte Martinico do Prado – fonte de águas radioativas que brotam a uma temperatura de 17°C, o local situa-se ao lado do Palace Casino e é uma das mais visitadas de Poços de Caldas.
  • Fontanário Antônio Rubbo – localizado em frente à prefeitura abriga três fontes, que são: Sinhazinha e Dona Amélia, as quais possuem propriedades medicinais, e a fonte José de Jacob, que possui águas minerais.

    Fonte Martinico do Prado (fonte: //pocosdecaldas.mg.gov.br/turismo/fontes/)
  • Fonte do Monjolinho – localizada ao lado da Biblioteca Júlio Bonazzi, a fonte possui águas radioativas e de ação diurética que são bastante procuradas na cidade.
  • Fonte Santa Theresinha – a fonte de águas minerais localiza-se em frente ao cemitério e possui águas próprias para o consumo.
  • Fonte Sinhazinha – localizada na Rua Pernambuco, a fonte tem águas que brotam a temperaturas entre 16 e 20°C. As águas mais frias dessa fonte são recomendadas para gastrite hipoclorídrica, diabetes e insuficiência hepática, além de serem alcalinas e sulfídricas.
  • Fontes Chiquinha e Mariquinha – águas de propriedades alcalina, sulfídrica e hipertermal, possuem ação antiácida e atuam como laxante intestinal.
  • Fonte Santana – fonte de águas radioativas que brotam a 17°C localizada na Avenida Francisco Salles junto ao hotel Nossa Senhora de Fátima.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.