Salvador do Sul, cidade que respira cultura no Rio Grande do Sul

Salvador do Sul, cidade que respira cultura no Rio Grande do Sul (foto: //www.salvadordosul.rs.gov.br/conheca_a_cidade/)

Salvador do Sul é uma cidade gaúcha localizada a 95 km da capital Porto Alegre, a 65 km de Caxias do Sul e a cerca de 22 km de Carlos Barbosa. Colonizada por diversos povos, predominam na cidade descendentes de italianos, alemães, africanos, lusos e sírio-libaneses. Por ser um município pequeno, com aproximadamente 7 mil habitantes, Salvador do Sul mantém as características de sua colonização, como o estilo Enxaimel em que são construídas as casas, a gastronomia típica e a hospitalidade do povo.

Salvador do Sul (foto: //www.salvadordosul.rs.gov.br/conheca_a_cidade/)

O que fazer em Salvador do Sul?

  • Praça José Lindolpho Rummes – construída com base na arquitetura contemporânea, a praça é um dos pontos mais visitados da cidade, seja pelos próprios moradores ou por turistas, que vão para deliciar o saboroso Chimarrão. Ao centro, há a Igreja Matriz Três Santos Mártires das Missões, a qual possui uma torre que chama a atenção de quem passa por lá.
  • Túnel da Linha Bonita – inaugurado em 1909, possui arquitetura única na América Latina e fazia parte do trajeto entre Montenegro e Caxias do Sul. Vale a pena conhecer.
  • Rota Colonial da Linha Stein – ideal para quem busca fugir da rotina das grandes cidades e para os amantes do ecoturismo, a Rota Colonial possui trilhas ecológicas, pesque-pague, pinguelas, além de cafés com produtos coloniais que tiram o fôlego de qualquer turista.
  • Colégio Santo Inácio de Loyola -inicialmente, era um seminário jesuíta, o qual teve suas atividades encerradas em 1991. Com 8 hectares de área e árvores nativas ao seu redor, é uma das construções mais imponentes de Salvador do Sul, e que permite a visualização de boa parte da cidade.
  • Parque Affonso Cristóvão Wallauer – anteriormente conhecida como Estação Férrea de Salvador do Sul, o parque atualmente serve como Parque de Eventos do município, onde são realizadas as festas locais, como a Festur. No local, também há a feira de produtos coloniais da cidade, a Casa de Cultura Irmão Vicente Slany, o ginásio poliesportivo e diversas outras atrações culturais.

    Salvador do Sul (foto: //www.salvadordosul.rs.gov.br/conheca_a_cidade/)
  • Recanto das Cachoeiras – ideal para os amantes do ecoturismo, o local conta com três cascatas, trilhas, além de ser circundado por natureza exuberante e possuir um moinho. Vale a pena dar uma passada lá.

Hotéis e Pousadas Salvador do Sul

  • Hotel e Spa Candeeiro da Serra – R. Plínio Müler, 194 – Bela Vista
    Telefone: (51) 3638-1311
  • Pousada Pouso Ideal – R. Bartolomeu Petri, 94 – Centro
    Telefone: (51) 3638-2012

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.