Estrela, bela cidade no coração do Rio Grande do Sul

Estrela é uma cidade gaúcha localizada a 109 km da capital Porto Alegre, que é conhecida por sediar o tradicional Festival do Chucrute. O município foi colonizado principalmente por alemães, mas reza a lenda que o nome da cidade se dá pelo fato de os primeiros aventureiros que chegaram à região terem encontrado na região um local extremamente iluminado, e, portanto, acreditaram que teria caído uma estrela cadente no local.

Estrela RS (foto: https://estrela-riograndedosul.blogspot.com/)

No que se refere à colonização alemã, a cultura do país é algo marcante em Estrela, uma vez que a arquitetura de diversos edifícios remonta a época colonial, além de a gastronomia local ser regada a comidas germânicas, além de, claro, muito chope.

O que fazer em Estrela?

Antiga Escadaria do Rio Taquari – Estrela localiza-se às margens do Rio Taquari, e essa escadaria faz parte de um processo de revitalização do local por meio da sua transformação em um ponto turístico. Ao se chegar lá em cima, há estátuas que representam o comércio e a indústria, os dois pilares econômicos do município.

Parque Princesa do Vale – o local é a área ideal para aqueles que buscam áreas de lazer. O parque possui pistas de caminhada, ciclovias, quadras, academias ao ar livre, além de espaços para práticas de piquenique e para tomar o bom e velho chimarrão. Endereço: R. Júlio de Castilhos.

Societá Italiana Fiori dei Piani – coordenada pelos descendentes italianos que vivem na cidade, a sociedade tem como objetivo garantir a preservação da cultura italiana por meio de eventos típicos, grupo de danças italianas e outras atividades que podem ser conferidas pelos visitantes.

Residência Museu de Werner e Gisela Schinke – o museu retrata o início da colonização alemã na cidade por meio de objetos e telas pintadas por Gisela Schinke. Anteriormente, o local era sede da Fazenda Estrela, bastante tradicional no município. Endereço: Rua Doutor Tostes n.º 320.

Estrela RS (foto: https://independente.com.br/)

Recanto do Avestruz – o local conta com uma área de 3 hectares, que abriga cerca de 60 exemplares de avestruz, os quais são criados no recanto. O local também oferece aos visitantes a oportunidade de provar carnes, patês e óleos produzidos com esse animal. Endereço: R. Oscar Ely. Telefone: (51) 99687-0421.

Praça Menna Barreto – conhecida como a principal praça de Estrela, a praça Menna Barreto homenageia o fundador da cidade. Assim como o restante das áreas públicas municipais, é bastante arborizada e florida, e conta com a presença de diversas construções, como Igreja do Santuário Santo Antônio e a Biblioteca Pública Municipal, por exemplo.

Festival do Chucrute – um dos principais eventos da cidade, o Festival do Chucrute conta com bailes típicos com grupos folclóricos, além de contar com um jantar de gastronomia alemã. Vale a pena dar uma conferida.

Centros de Tradição Gaúcha – há na cidade diversos centros especializados na manutenção da cultura gaúcha, como o Raça Gaudéria e a Estrela do Rio Grande. Vale a pena conhecer um pouco mais dos centros e, consequentemente, da bela cultura do estado do Rio Grande do Sul.

Hotéis e Pousadas Estrela

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.