Santa Maria, cidade gaúcha conhecida como a cidade da cultura

Santa Maria é uma cidade gaúcha conhecida como a Cidade da Cultura, que está a pouco mais de 280 km da capital Porto Alegre.

O que fazer em Santa Maria?

Vale a pena conhecer:

  • Catedral Diocesana, que Agrega elementos de vários momentos da história e arte, a exemplo do barroco e neoclássico. Em seu interior são encontrados afrescos do renomado artista italiano Aldo Locatelli.
  • Museu Gama d’ Eça, com acervo que chega a 6.000, com materiais didático-paleontológico, arqueológico e históricos, que contam um pouco da trajetória da UFSM.

    Santa Maria - Catedral Metropolitana ( foto //www.flickr.com/photos/enilton_kirchhof/21199458835)
    Santa Maria – Catedral Metropolitana ( foto //www.flickr.com/photos/enilton_kirchhof/21199458835)
  • Basílica N.S. Medianeira, inaugurada em 1985, realiza no segundo domingo do mês de Novembro sua famosa romaria, com a participação de milhares de romeiros de todo o Brasil. Outra bela opção é o Santuário Venera Maria como Rainha Mãe e Vencedora Três vezes Admirável a qual, seguindo o mesmo padrão da 1ª capela em estilo gótico e originários da Alemanha.
  • Sinagoga Itzhak Rabin, com belíssima arquitetura, que tem influência das construções oriundas dos imigrantes da Bessarábia, atual Ucrânia e Romênia, que ressalta os elementos geométricos e a simetria de sua fachada.
  • Museu Vicente Pallotti, com milhares de peças, classificadas em diversas seções como: mineralogia, arqueologia, paleontologia, zoologia, iconografia, botânica, material bélico, antiguidades, muita arte e a cultura indígena.
  • Planetário, inaugurado em 14 de Dezembro de 1971, pelo reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. José Mariano da Rocha Filho.
  • Monumento dos Ferroviários, inaugurado em 1932, tornou-se um marco histórico da viação férrea. Está localizado no bairro Itararé, com vista panorâmica da cidade de Santa Maria.

    Santa Maria (foto //coral.ufsm.br/)
    Santa Maria (foto //coral.ufsm.br/)
  • Núcleo Antártico,  possui uma exposição permanente e outra itinerante sobre o continente, com fotografias, mapas, exemplares da fauna e flora marinha, entre outros.
  • Theatro Treze de Maio, inaugurado em 1890,possui arquitetura com estilo neoclássico. Serviu como sede de um jornal, Forúm e Biblioteca Pública passando em 1992 por restaurações e adaptações do local.

Hotéis

A cidade possui uma boa infraestrutura hoteleira para seus visitantes, que poderão escolher a melhor estadia e curtir a paisagem e entretenimentos gaúchos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.