São Lourenço do Sul, praia gaúcha de águas doces

São Lourenço do Sul é uma cidade do Rio Grande do Sul situada a 200 km da capital Porto Alegre, banhada pelas águas da Lagoa dos Patos. Essa lagoa, por ter cerca de 300 km de extensão, forma em diversas cidades praias de águas doces, como é o caso de São Lourenço do Sul, onde a orla mede cerca de 5 km de águas cristalinas e rasas, sendo repleta de árvores que garantem um pouco de sombra ao local. O município tem sua economia baseada no setor agrícola e de pesca, mas também tem sua rede turística bem desenvolvida, sendo ideal para quem quer dar uma fugida da rotina em algum feriado.

São Lourenço do Sul (fonte: https://www.saolourencodosul.rs.gov.br)

O que fazer em São Lourenço do Sul?

Lagoa dos Patos – também conhecida como a maior lagoa de água doce do mundo com seus 300 km de extensão, abrange desde Porto Alegre até Rio Grande, o que faz com que seja um cartão postal de diversas cidades. Em São Lourenço do Sul, as belas praias formadas pela lagoa são extremamente calmas e formam belíssimas paisagens.

Rio São Lourenço – local de onde partem diversos barcos de pesca, além de embarcações turísticas que levam os visitantes em um tour pelas águas que banham a cidade.

Museu Histórico Municipal São Lourenço do Sul – além de chamar a atenção por sua arquitetura colonial e riqueza de acervo, o museu retrata a história da cidade, de forma a ressaltar a colonização alemã ocorrida na cidade e na região em que o município se encontra, por meio de utensílios e ferramentas utilizadas na época. Localização: R. Quinze de Novembro, 302.

Fazenda do Sobrado – situada às margens do Rio São Lourenço, a fazenda construída em 1860 era a sede da fazenda que deu nome à atual cidade. Atualmente o local é uma das opções hoteleiras de lá. Localização: Alameda Mano Serpa, 555.

Calçadão – por acompanhar a orla da Lagoa dos Patos, o local é ideal para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas. Sua extensão é de cerca de 980 metros.

Iate Clube São Lourenço do Sul – local em que é ficam ancorados os barcos utilizados na navegação da região, também é sede de eventos como o Encontro Internacional de Vela, que ocorre todo mês de fevereiro.

Camping Municipal – situado ao lado da Lagoa, comporta cerca de mil barracas, além de contar com excelente infraestrutura, como supermercado, churrasqueiras, sanitários e área para crianças. Há também o Galpão Crioulo, local onde ocorre o Reponte da Canção em março. Localização: Alameda Mano Serpa, 2005.

Praia das Nereidas – por ser extremamente calma e rasa, é também conhecida como Praia das Crianças, sendo ba

São Lourenço do Sul (fonte: https://www.saolourencodosul.rs.gov.br)

stante frequentada por famílias. Vale ressaltar também que é bastante arborizada, o que garante certa proteção contra a exposição solar intensa.

Praia das Ondinas – ideal para aqueles que buscam local para prática de windsurf, além de ser frequentada por embarcações e jet skis.

Praia da Barrinha – é a maior praia do município e conta até com terminal turístico, sendo famosa por suas águas calmas e por ser a principal parada de excursões para a cidade.

Hotéis em São Lourenço do Sul

A cidade dispõe ainda de boa infraestrutura de hotéis e pousadas para atender a seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.