São Roque de Minas, a cidade sede do Queijo Canastra

Para quem se aventura no estado de Minas Gerais, sabe que uma das coisas que não faltam em nenhuma cidade são montanhas e a deliciosa comida mineira; a qual é regada a muito queijo, doce de leite, café, e diversos pratos tipicamente caseiros que fazem com que a culinária mineira receba o título de uma das melhores do Brasil. E uma das cidades em que a gastronomia se faz presente na história é São Roque de Minas, conhecida popularmente como a ‘terra do queijo canastra’.

Situada bem próxima ao triângulo mineiro, essa bela cidade, além de permitir aos visitantes a degustação do real queijo canastra, que faz sucesso em todo o estado; também abriga um dos parque mais conhecidos do Brasil, sendo uma excelente opção para quem curte o ecoturismo, com diversas cachoeiras, mirantes, e atrações de literalmente tirar o fôlego. Bora conhecer algumas das principais atrações da cidade?

Serra da Canastra (foto: https://turismodeminas.com.br/cidades/sao-roque-de-minas/)

Como chegar?

Para quem vem de Uberaba, são cerca de 228 km a serem percorridos através da MG-341; ao passo que quem vem de Araxá possui a opção de passear pela BR-146 ao longo de um trajeto de 141 km. Já para quem vem da capital mineira, Belo Horizonte, mais especificamente do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o principal do estado, a melhor opção se dá através da rodovia MG-050, em um percurso de 358 km.

O que fazer em São Roque de Minas – MG?

  • Degustar o famoso Queijo Canastra – ir a São Roque de Minas e não experimentar o famoso queijo canastra é como ir a Viçosa e não comer o doce de leite, ou ir ao Vale dos Vinhedos e não beber vinho! É um ponto que não pode ficar de fora do seu roteiro, visto que esse queijo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, sendo produzido de maneira específica somente nessa região. Por ter um sabor mais forte, é ideal para acompanhar um delicioso cafezinho, que é outra inigualável tradição mineira.
Queijo Canastra (foto: https://www.mestrequeijeiro.com.br/produtos/queijo-serra-da-canastra-real-pedaco/)
  • Visitar o Parque Nacional da Serra da Canastra – já para quem curte um pouco mais de contato com a natureza, já anota na sua lista esse ponto que deve ser visitado. Isso porque é nessa serra que nasce um dos mais importantes rios brasileiros, o Rio São Francisco. Além disso, por lá existem diversas cachoeiras e opções mais aventureiras, para os fãs da boa e velha adrenalina. Não deixe de conhecer.
  • Conhecer a nascente do Rio São Francisco – situada a aproximadamente 1300 metros de altitude, a nascente é um dos principais pontos a serem visitados no município. Por lá, existe até um monumento em homenagem a São Francisco, que torna o local ainda mais especial.
Parque Nacional da Serra da Canastra (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Serra_da_Canastra)
  • Visitar as fazendas produtoras de queijo – muito mais do que degustar, em São Roque de Minas é possível também conhecer o processo de produção do Queijo Canastra ao visitar as diversas fazendas que existem por lá. Desse modo, o visitante participa desde a retirada do leite, passando pelo processo produtivo, até as etapas finais de degustação.
  • Se refrescar nas cachoeiras da região – além das cachoeiras existentes no parque, o município abriga diversas outras opções de quedas d’água que formam paisagens belíssimas; e que refrescam do calor típico de Minas Gerais.
São Roque de Minas (foto: https://turismodeminas.com.br/cidades/sao-roque-de-minas/)

Dicas de hotéis em São Roque de Minas

  • Refúgio Pé da Serra – Sit. Nossa Senhora Aparecida – Estrada São Roque de Minas a Bambuí, km. 1 (a Esquerda Mais 1)
    Telefone: (37) 98805-9645
  • Pousada Mirante da Canastra – Mirante Casca D’anta – (37) 99983-6563
  • Pousada Canastra – Rua Miguel da Costa Pereira, 17 – (37) 98808-5367 – Site
  • Hotel Chapadão da Canastra – Rua Benjamin Constant 10 – (37) 3433-1267
  • Pousada Capão Fôrro – Rodovia MG-341 – (37) 99873-6050 – Site
  • Pousada Caminho da Serra – Av. Vicente Picardi, 80
    (37) 3433-1406 – Site
  • Canastra Adventure – Rua Avelino Soares de Faria, 27 – (37) 3433-1641 – Site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.