Ubá, cidade da manga e terra de Ary Barroso

Polo moveleiro de Minas Gerais, famosa pela manga Ubá e cidade do Ary Barroso, Ubá é um munícipio de porte médio pertencente à Zona da Mata mineira.

Com aproximadamente 115 mil habitantes, a cidade se desenvolveu no entorno da famosa Igreja de São Januário, que forma o antigo centro de Ubá, no qual ainda se encontra sede de algumas partes administrativas da cidade, como prefeitura, ministérios e sindicatos.

O antigo centro também é famoso por outras construções históricas como o imponente colégio Sagrado Coração de Maria, o primeiro da rede no Brasil, e o colégio Losango. Além destes, outros pontos históricos em Ubá são a Praça Guido Marlière e Estação Ferroviária (atualmente desativada).

Praça São Januário em Ubá (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Como chegar?

A cidade não é de difícil acesso, sendo que ela possui 3 acessos mais comuns por meio terrestre: por Tocantins através da BR-265, por Divinésia pela MG-124 e por Visconde do Rio Branco também pela BR-265. Há outras formas de chegar em Ubá por caminhos de terra, porém são mais arriscados e muitas vezes não viáveis. Vale lembrar também que uma outra cidade bem charmosa, e que dispõe de um excelente festival gastronômico está a 15 km de lá, que é a famosa Guidoval.

No que diz respeito a voos, o município possui um aeroporto de táxi aéreo particular, mas caso opte por uma linha aérea comum, pode-se pousar no Aeroporto da Zona da Mata, que está a aproximadamente 71 km de distância.

Há também o Terminal Rodoviário de Ubá para quem deseja utilizar o ônibus. Desembarcando lá, você possui táxis e mototáxis, além de poder chamar um motorista das empresas de aplicativo. Vale lembrar que a BUSER também está na cidade.

O que fazer em Ubá? 

A cidade é um destino que oferece muitas vagas de trabalho por ser um polo moveleiro e, no âmbito turístico, não apresenta muita diversidade de atrações. Contudo, existem diversas opções de lazer e excelentes estabelecimentos para conhecer por lá. Dá só uma olhada em algumas coisas que você pode fazer por lá.

  • Experimentar a famosa manga Ubá – Uma das delícias mais famosas da região, a manga Ubá em especial é uma fruta muito saborosa e abundante na região, que serve de matéria prima para diversas receitas, como o tradicional gelado de manga. Mas atenção, sua época de maturação é entre novembro e janeiro.
  • Assistir um filme no CineRitz Ubá – Um dos atrativos mais esperados e visitados pela população da cidade é o cinema, que possui opções de filmes para todas as idades todos os dias da semana. Não deixe de se divertir por lá!
  • Se divertir no Bloco do Leão – Esse evento, que acontece no Parque de Exposição da cidade, atrai pessoas de toda a região, e geralmente acontece em datas próximas ao carnaval, com ótimas atrações e shows nacionais. Vale a pena conferir com antecedência!
Colégio Sagrado Coração de Maria Ubá (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Participar do Giro de Ubá – A competição que acontece todos os anos atrai ciclistas de todo o país, sendo um evento solidário com grande participação do público. A cidade tem muitos ciclistas da modalidade MTB que pedalam para regiões como Divinésia, Ubari e Tocantins.
  • Subir a Pedra Redonda – Essa emblemática pedra ubaense fica situada numa bela estrada de chão, que vai para a Barrinha, um pequeno vilarejo. De lá, é possível ter uma visão panorâmica de boa parte da região, além de ser um local para quem busca maior contato com a natureza.
  • Dar uma volta pelo calçadão São José – O centro é cheio de lojinhas, com muitos artigos, e muitas lojas de móveis, que é uma característica marcante da região. E, para quem busca maior agitação, o calçadão Deputado Hibrahin Jacob é movimentado e cheio de comércios para atender a todas as necessidades.
  • Conhecer a Praça São Januário e igrejas como Rosário, São Januário e Divino – No que diz respeito a locais de referência, esses quatro são muito frequentados por sua religiosidade, e também pela beleza dos edifícios. Além disso, a praça é um ambiente verde no meio da cidade, que proporciona diversão para todas as idades.
Igreja São Januário (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Opções de restaurantes em Ubá

A estrutura local é diversa com muitos restaurantes e bares, além de várias opções de hospedagem. Listaremos a seguir alguns bares e restaurantes muito bons:

(Basta clicar no título e será mostrado o local no Google Maps)

Braúna’s Grill

Essa é uma excelente opção gastronômica da cidade e região, que geralmente oferece um delicioso almoço, e durante a noite trabalha com excelentes pizzas. Seus funcionários são muito gentis e há presença de música ao vivo aos fins de semana. A comida é ótima e o preço tá bem dentro do que oferece, além de ter um ambiente rústico e muito aconchegante.

Parrilla 

O Parrilla é o carro chefe da cidade há muitas décadas, e lá você se depara com um ambiente bem familiar e bem estilizado. Os pratos vão dos mais comuns aos mais elaborados com frutos do mar. Além disso, o atendimento é ótimo, e geralmente tem música ao vivo. Estão abertos todos os dias da semana para almoço e janta.

La Casa

A estrelinha da cidade chama atenção por seu aconchego e pelos pratos inigualáveis. Os empreendedores desse estabelecimento apostaram na estruturação de uma casa para o oferecimento das iguarias, cujos ingredientes são escolhidos a dedo! Com certeza é uma opção que te deixará muito satisfeito.

Barril

Bem conhecido entre os mais jovens e naturais da cidade, por estar próximo ao centro universitário da cidade, o Barril é muito procurado pelas pessoas que visam um destino noturno com muita música. Costuma formar fila na entrada, portanto uma dica é chegar com antecedência.

Garage Gastrobar

Muito famoso entre a alta sociedade ubaense, o Garage é muito visado principalmente no período noturno. O estabelecimento oferece um ambiente muito arejado e aconchegante. Além disso, costuma oferecer música ao vivo e também ótimas opções de bebidas e pratos. Um ótimo destino para levar um acompanhante, amigos ou família, vale a pena!

Garage Gastrobar / Divulgação (Retirado do instagram: garage.gastrobar )

Hotelaria

As opções a seguir são de hotéis modestos e que não deixam a desejar.

  • Ubaense Plaza Hotel – Rua Édson de Melo, 36 – Centro – Telefone: (32) 3531-5813
  • Hotel San Remo – Avenida Beira Rio, 566 – Centro – Telefone: (32) 3531-5244
  • Hotel Del Fiore – Avenida Padre Arnaldo Jansem, 16 – Santa Luzia – Telefone: (32) 3539-4800
  • Hotel San German – Praça Guido Marliere, 33 – Telefone: (32) 3531-5813
  • Hotel Trip Ubá (Antigo Bristol) – Avenida Comendador Jacinto Soares Souza Lima, 865 – Centro – Telefone: (32) 3301-1234

Locais de diversão

Na cidade, existem vários clubes, sendo os mais famosos, o Mangueiras Country Club e o clube Serra Verde. Ambos contam com diversas atividades aos seus associados como academia, várias piscinas, sauna, parques para as crianças brincarem, muitas áreas verdes de lazer e várias atividades como yoga, luta, boxa, futebol, dança e muito mais.

Geralmente para entrar nestes clubes é necessário estar acompanhado a um sócio, apresentar comprovante de residência de cidades não pertencentes à comarca de Ubá, e pagar uma taxa, algo que poderia ser mais facilitado, mas nada que impeça a utilização do clube.

Além disso, durante a data de aniversário da cidade (3 de julho), costuma-se montar um parque de diversões no Horto Florestal, e acontecer apresentações musicais.

Na Praça São Januário aos fins de semana há estruturas especiais para as crianças, como escorregadores, pula-pulas e um trenzinho para os pequenos se divertirem.

Centro de Ubá (foto: Ângela Quinelato - www.passeios.org)
Centro de Ubá (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.