Guidoval, pequena e acolhedora cidade da Zona da Mata mineira

Guidoval, pequena e acolhedora cidade da Zona da Mata mineira (foto: Evandro Marques - www.passeios.org)

Guidoval é uma cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, localizada a 140 km de Juiz de Fora e a aproximadamente 310 km da capital Belo Horizonte. Com pouco mais de 7 mil habitantes, e com uma economia voltada principalmente para a agropecuária e para o setor industrial, a cidade possui um potencial turístico ainda em desenvolvimento, principalmente na área do ecoturismo, com suas belas serras, montanhas e suas comunidades rurais que atraem os visitantes com suas festas típicas. Conheça um pouco mais sobre essa acolhedora cidade e programe seu passeio!

Serra do Cruzeiro de Guidoval (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

 

 

Como chegar em Guidoval – MG?

Para quem vem da capital, a melhor opção é vir através da BR-040 e pela BR-265; todavia há um trajeto que passa por Ouro Preto, via BR-120 e BR-356. Já para quem vem do Rio de Janeiro, a melhor opção se dá pela Rodovia Santos Dumont, passando bela cidade serrana de Teresópolis.

O que fazer em Guidoval?

  • Conhecer a Igreja Matriz de Sant’Ana – um dos mais belos cartões postais da cidade,
    Matriz de Sant’Ana de Guidoval (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

    a Paróquia de Sant’Ana, que leva o nome da padroeira da cidade, é uma das maiores e mais lindas igrejas da região, o que faz com que seja uma parada obrigatória para quem decide visitar Guidoval. Com uma arquitetura clássica, ela chama a atenção por sua imponência e por seu belo interior. Vale a pena conhecer.

  • Se aventurar pela Serra do Cruzeiro – uma das mais belas e mais visitadas serras da região, a Serra do Cruzeiro de Guidoval é um destino imperdível para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Para se chegar até a última propriedade, são 15 km de estrada de chão, que podem ser percorridos de carro ou de moto; ou até mesmo de bicicleta. Ao se chegar na última casa antes do morro, prepare-se para a trilha. São cerca de 40 minutos a 1 hora de caminhada em trilha de mata fechada, bastante íngreme, mas com pontos de descanso e placas de orientação. Ao se chegar à parte mais alta da pedra,
    Vista Panorâmica de Guidoval (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

    onde se encontra o cruzeiro, tem-se uma vista de diversas cidades da região e de uma paisagem de tirar o fôlego. Vá preparado com tênis, roupas confortáveis, leve água e comida; e muito cuidado na descida, pois é comum torcer ou quebrar o pé nessa etapa.

  • Conhecer o monumento do Guido – uma atração da zona rural da cidade é o monumento do Guido, onde está enterrado o fundador da cidade, Guido Thomaz Marlière, que dá nome à cidade. Na comunidade, há a realização de um festival que serve diversas comidas típicas da região.
  • Visitar a Serra do Biombo – também conhecido como morro da Asa Delta, o Biombo é um outro destino para os aventureiros. Além de ter uma visão privilegiada da cidade, o local já sediou campeonatos mundiais do voo livre, com grandes saltos de asa delta. Atualmente, não se pode chegar de carro ao local, sendo necessário subir a pé a partir de determinado ponto.
  • Visitar a Árvore do Pombal – outra atração na zona rural da cidade, a árvore do
    Serra do Cruzeiro (foto: Túlio Martins Cordeiro – www.passeios.org)

    Pombal é um ícone da cidade. Isso porque é uma árvore centenária da comunidade do Pombal, que chama a atenção por sua grandiosidade e por sua beleza; que rendem belíssimas fotos.

  • Aproveitar as festas da cidade – Guidoval é uma das cidades com a melhor programação de festas para seus visitantes; em janeiro, tradicionalmente ocorre a Festa da Mangaque reúne diversos produtores dessa deliciosa fruta, de doces de manga e de diversos produtos feitos à base desse fruto. São dois dias de festa com shows e muita animação. Em junho, a comunidade do Ribeirão Preto realiza a tradicional Festa de São Pedro, com caráter de festa junina, e que atrai visitantes de toda a região. Além disso, em julho, há a mais esperada de todas: a Festa de Sant’Ana, que tem início com a novena
    Pousada da Serra em Guidoval (foto: Túlio Martins Cordeiro – www.passeios.org)

    de Sant’Ana, com procissões pela cidade; sendo que no dia da padroeira, há uma queima de fogos e o início das comemorações. No fim de semana, há barraquinhas e shows, e no sábado o Festival Gastronômico, um dos maiores da região e que atrai milhares de visitantes de todo o país, com barraquinhas que servem o melhor da gastronomia mineira durante o dia todo. Vale a pena conhecer participar.

Pousadas em Guidoval

  • Pousada e Restaurante do Marquinhos – R. Padre Baião, 42 – Telefone: (32) 98451-5119 – Site
  • Pousada da Serra – Zona Rural – Telefone: (32) 99909-9089.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.