Guidoval é uma cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, localizada a 130 km de Juiz de Fora e a aproximadamente 310 km da capital, Belo Horizonte. Com pouco mais de 7 mil habitantes, e com uma economia voltada principalmente para a agropecuária e para o setor industrial (indústria moveleira, principalmente), a cidade possui um potencial turístico ainda em desenvolvimento, principalmente na área do ecoturismo, com suas belas serras, montanhas e suas comunidades rurais que atraem os visitantes com suas festas típicas.
Além disso, Guidoval é uma das cidades que possuem uma das mais belas igrejas católicas da diocese de Leopoldina, a Igreja Matriz de Sant”Ana, que por sinal é a maior da diocese. Cartão postal de quem visita Guidoval!
Como chegar em Guidoval – MG?
Para quem vem da capital, a melhor opção é vir através da BR-040 e pela BR-265 até Ubá, depois é seguir mais 15 Km pela MGC-120. Se preferir, há uma opção por Ouro Preto , deixando a BR-040 e entrando pela BR-356. Depois seguir pela BR-120 sentido Ubá. Já para quem vem do Rio de Janeiro, uma opção é pela Rodovia Santos Dumont, passando bela cidade serrana de Teresópolis ou pela BR-040, passando por Petrópolis até Juiz de Fora.
O que fazer em Guidoval?
- Conhecer a Igreja Matriz de Sant’Ana – um dos mais belos cartões postais da cidade, a Paróquia de Sant’Ana, que leva o nome da padroeira da cidade, é uma das maiores e mais lindas igrejas da região, o que faz com que seja uma parada obrigatória para quem decide visitar Guidoval. Com uma arquitetura clássica, ela chama a atenção por sua imponência e por seu belo interior. Vale a pena conhecer.
- Se aventurar pela Serra do Cruzeiro – uma das mais belas e mais visitadas serras da região, a Serra do Cruzeiro de Guidoval é um destino imperdível para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Para se chegar até a última propriedade, são 15 km de estrada de chão, que podem ser percorridos de carro ou de moto; ou até mesmo de bicicleta. Ao se chegar na última casa antes do morro, prepare-se para a trilha. São cerca de 40 minutos a 1 hora de caminhada em trilha de mata fechada, bastante íngreme, mas com pontos de descanso e placas de orientação. Ao se chegar à parte mais alta da pedra, onde se encontra o cruzeiro, tem-se uma vista de diversas cidades da região e de uma paisagem de tirar o fôlego. Vá preparado com tênis, roupas confortáveis, leve água e comida; e muito cuidado na descida, pois é comum torcer ou quebrar o pé nessa etapa.
- Conhecer o monumento do Guido – uma atração da zona rural da cidade é o monumento do Guido, onde está enterrado o fundador da cidade, Guido Thomaz Marlière, que dá nome à cidade. Na comunidade, há a realização de um festival que serve diversas comidas típicas da região. Aos domingos há um pequeno restaurante, que serve a deliciosa comida mineira. A cerca de 1,5 Km do Monumento do Guido há um outro restaurante simples, o “Toca do Coelho”, na comunidade de Santa Bárbara. Comida deliciosa!
- Visitar a Serra do Biombo – também conhecido como morro da Asa Delta, o Biombo é um outro destino para os aventureiros. Além de ter uma visão privilegiada da cidade, o local já sediou campeonatos mundiais do voo livre, com grandes saltos de asa delta. Atualmente, não se pode chegar de carro ao local, sendo necessário subir a pé a partir de determinado ponto; caminhada de nível mediano, com pouco mais de 1 Km. O local rende lindas fotos, principalmente, ao entardecer.
- Visitar a Árvore do Pombal – outra atração na zona rural da cidade, a árvore do Pombal é um ícone da cidade. Isso porque é uma árvore centenária da comunidade do Pombal, situada a cerca de 6,5 Km da zona urbana (sentido Visconde do Rio Branco), que chama a atenção por sua grandiosidade e por sua beleza.
- Aproveitar as festas da cidade – Guidoval é uma das cidades com a melhor programação de festas para seus visitantes; em janeiro, tradicionalmente ocorre a Festa da Manga, que reúne diversos produtores dessa deliciosa fruta, de doces de manga e de diversos produtos feitos à base desse fruto. São dois dias de festa com shows e muita animação. Em maio, é comum a ocorrência de coroações nas zonas rurais; destaque para a Festa do Quinzin, sempre muito animada. Em junho, a comunidade do Ribeirão Preto realiza a tradicional Festa de São Pedro, com caráter de festa junina, e que atrai visitantes de toda a região. Além disso, em julho, há a mais esperada de todas: a Festa de Sant’Ana, que tem início com a novena de Sant’Ana, com procissões pela cidade; sendo que no dia da padroeira, há uma queima de fogos e o início das comemorações. No fim de semana, há barraquinhas e shows, e no sábado o Festival Gastronômico, um dos maiores da região e que atrai milhares de visitantes da região e até de outros estados, com barraquinhas que servem o melhor da gastronomia mineira durante o dia todo. Vale a pena conhecer participar.
Pousadas em Guidoval
- Pousada e Restaurante do Marquinhos – R. Padre Baião, 42 – Telefone: (32) 98451-5119 – Site
- Pousada da Serra – Zona Rural – Telefone: (32) 99909-9089.