Divinésia, cidade aconchegante e pacata na Zona da Mata mineira

Quando se pensa em Minas Gerais, logo se pensa nas tão conhecidas cidades históricas, ou ainda nas pequenas cidades de interior; que são símbolo do aconchego e da hospitalidade do povo mineiro. Dentre estas cidades de interior, uma delas destaca-se fortemente na região da Zona da Mata: Divinésia.

Com aproximadamente 3.500 habitantes, essa cidade é destino de muitas pessoas da região em diversas estações do ano, visto que, por se situar em uma altitude mais elevada, apresenta um clima bem ameno, e muito aconchegante. Além disso, a cidade é palco de festivais que atraem visitantes de todo o estado em busca de boa comida, boa cerveja e muita música. Bora conhecer?

Divinésia (imagem: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Como chegar?

Para quem vem da capital mineira, Belo Horizonte, a melhor opção para se chegar em Divinésia é através da BR-040 e BR-482 em um trajeto de 224 km. Já para quem vem de Ouro Preto, cidade símbolo da Estrada Real, uma boa opção se dá por meio da Rodovia Luís Martins Soares e BR-120, em um percurso que passa pela conhecida cidade de Viçosa. Por fim, para quem vem de outras cidades da Zona da Mata, como Guidoval, o percurso se dá entre as rodovias BR-120 e MG-124 ao longo de 40 km.

Serra de Divinésia (imagem: Dalson de Oliveira)

O que fazer em Divinésia – MG?

  • Conhecer a Pedra do Gaúcho – por ser uma cidade a mais de 700 metros de altitude, Divinésia possui boas opções para voo livre, e um desses locais é a Pedra do Gaúcho. Por isso, se você gosta de adrenalina e tem experiência na área, não deixe de conferir. Por lá, também é um ótimo local para apreciar a paisagem e tirar boas fotos, mesmo que a pessoa não se arrisque a voar, sendo interessante levar uma câmera para fazer registros bem legais.
Pedra do Paulo Gaúcho (imagem: Dalson de Oliveira)
  • Participar do Festival Gastronômico – um dos eventos imperdíveis que ocorrem por lá, principalmente no mês de setembro é o Festival Gastronômico e de Cervejas Artesanais, que ocorre na praça da matriz. Por lá, além de boas comidas mineiras, o visitante pode degustar excelentes cervejas, cachaças, e participar de shows incríveis. Vale muito a pena conhecer!
  • Visitar a Igreja do Divino – outro ponto bem conhecido da cidade é a Igreja do Divino, que fica na praça central da cidade. Além de chamar a atenção pelo seu exterior, ela conta com diversas pinturas internas que fazem valer a visita por lá.
Paróquia do Divino Espírito Santo em Divinésia (imagem: Ângela Quinelato)
  • Conhecer a exposição agropecuária – outro evento típico da cidade é a exposição agropecuária, que reúne, além de diversos expositores, show inéditos, e muita gente bonita. Ah, e claro, muita comida típica mineira, de dar água na boca.
Pousada dos Canarinhos (foto: https://www.casamentos.com.br/hotel-casamento/pousada-dos-canarinhos–e207646)

Dicas de hospedagem em Divinésia

  • Pousada dos Canarinhos – Estrada de Divinésia a Ubari, Km 1, Nihil – Telefone: (32) 99968-8142
  • Hotel DaVinha – Praça Padre Nelson, 174 – (32) 99987-3639
Interior da Paróquia do Divino Espírito Santo (imagem: Ângela Quinelato)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.