Venâncio Aires intitulada Capital Nacional do Chimarrão

Venâncio Aires é conhecida há anos como a Capital Nacional do Chimarrão, e está a aproximadamente 130 km da capital Porto Alegre e apenas 30 km de Santa Cruz do Sul.

A cidade conquistou o título por razões de ordem cultural, social, econômica e históricas, e por isso potencializa o turismo na região.

A cidade ganha destaque não apenas pelo forte hábito do chimarrão, que é notável na rotina dos moradores, mas também pela produção primária da erva-mate. A bebida é facilmente encontrada em diversos pontos, isso porque o município possui vários logradouros com denominações ligadas ao costume do mate, tais como o Largo do Chimarrão e o Parque Municipal do Chimarrão.

Venâncio Aires (foto https://www.turismo.rs.gov.br
Venâncio Aires (foto https://www.turismo.rs.gov.br

Há no município o Instituto Escola do Chimarrão, escola que ensina sobre a cultura da erva-mate, a preparação e degustação do chimarrão. Além disso, os moradores ou visitantes encontram facilidade no momento do preparo de seu mate, pois no centro da cidade encontra-se o Chimarródromo, monumento construído em metal que disponibiliza água quente ou fria.

Atrações turísticas

-Parque Municipal do Chimarrão, uma belíssima área com muito verde e infraestrutura para lazer e eventos.

-Igreja Matriz São Sebastião Mártir, considerada a segunda maior da América Latina no estilo neogótico, com rico estilo arquitetônico e lindos vitrais.

-Praça Thomaz Pereira reúne os principais atrativos temáticos do chimarrão, a destacar um coreto, com palco em formato de chaleira e o Chimarródromo, uma estrutura metálica em forma de cuia.

-Largo do Chimarrão, caracterizado por um calçadão arborizado e bares, conhecido como um dos pontos preferidos para o chimarrão nos finais de semana.

Venancio Aires (foto https://www.turismo.rs.gov.br)
Venancio Aires (foto https://www.turismo.rs.gov.br)

-Museu de Venâncio Aires, instalado no Edifício Storck, um dos primeiros prédios com mais de um pavimento no município; e tombado como Patrimônio Histórico pelo município (2001) e IPHAE (2012).

Hotéis

-Hotel Guest, R. Quinze de Novembro, 1306 – Centro, (51) 3741-1375  site http://hotelguest.com.br/

-Hotel Terra do Chimarrão, Rodovia RST-453, Km 2,3 Bairro das Indústrias, (51) 3741-1523

-Hotel e Restaurante Pingão, Av. das Indústrias, 209 – Distrito Industrial,(51) 3741-2030

-Rosa Terres Restaurante Hotel, RSC 453 Km 5 – Cel. Brito,(51) 3741-7914

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.