Conheça alguns aviões do futuro já previstos para o Brasil

Avalie esta postagem

O ser humano é e sempre foi fascinado com o futuro e não é incomum que a imaginação se solte e tentamos imaginar o que irá acontecer daqui uma década, por exemplo. Por isso, filmes como de Volta para o Futuro fazem tanto sucesso.

No século passado acreditava-se que em 2018 já teríamos carros voadores, por exemplo. Para os amantes da aviação, o que será que os cientistas de hoje estão criando para o futuro das aeronaves?

Tem curiosidade de saber o que está reservado para a indústria da aviação, no momento em que vai adquirir sua passagem aerea e viajar? Então veja aqui uma lista de aeronaves que já estão previstas para o Brasil e são mais certas que o carro voador.

Aviões comerciais supersônicos

Duas empresas americanas, a Aerion Corporation e a Boom Technologies, estimam que em 2023 deverão ser introduzidos na aviação as aeronaves comerciais supersônicos. O que isso quer dizer? Que apesar desses modelos ainda estarem na fase de testes e muita pesquisa, já existem inúmeros pedidos para esse modelo de avião.

As empresas esperam resolver nesses próximos anos alguns problemas que esses aviões ainda causam, como o alto consumo de combustível e o barulho gerado quando um avião viaja à velocidade supersônica, o que pode danificar algumas partes urbanas. No Brasil, a Embraer já está estudando esses modelos e é referência no assunto.
Aviões elétricos?

Atualmente, um dos maiores gastos que as aeronaves têm é com o abastecimento de combustível, o que afeta diretamente a passagem que você compra e também os preços estipulados pelas companhias aéreas.

Quanto mais caro o combustível, mais altos serão os preços das passagens aéreas. Os pesquisadores e cientistas modernos estão buscando uma alternativa mais barata e ecologicamente viável para prover energia para as aeronaves. Vem sendo notado progresso na criação de motores híbridos ou até totalmente elétricos. O preço da eletricidade ainda é muito menor do que o gasto com combustíveis fósseis.

Esse modelo, que já é implantado nos automóveis, deverá chegar em breve para a aviação.

Avião ou lata de sardinha?

Graças às diversas mudanças na economia, nos últimos 20 anos a aviação comercial mudou de perfil. Hoje, mais pessoas têm acesso à vôos e viagens aéreas do que antigamente.

E é claro que as companhias aéreas buscam tirar vantagens disso. O futuro da aviação comercial, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, são aviões mais
apertados e com mais lugares. Esse talvez seja o item que está mais próximo de se realizar.

Muitas companhias aéreas e fabricantes estão investindo em pesquisas sobre como diminuir o tamanho do assento para aumentar o número de lugares ofertados nas aeronaves, sem com isso diminuir o conforto dos passageiros.
Baleia aérea

Atualmente, o maior avião comercial do mundo possui dois andares e é capaz de transportar entre 500 e 850 pessoas de uma vez só.

Apesar de ser um monumento colossal – que não pode pousar em qualquer aeroporto – o Airbus A380 pode perder seu trono em breve. Projetada pelo espanhol Oscar Vinals, a aeronave AWWA Sky Whale o superaria em tamanho, capacidade e tecnologia o maior avião do mundo.

Muitas pessoas da área acreditam que esse tipo de veículo aéreo é o futuro da aviação comercial. Ainda mais porque as tecnologias empregadas nele são superiores aos aviões atuais, inclusive o A380.

Viajar nessa aeronave seria como estar em uma sala de cinema e ouvindo o mínimo de barulho de motores possível, ou seja, conforto total. Além de tudo, o projeto ainda prevê uma propulsão híbrida para os motores, proporcionando uma economia com os gastos em combustíveis fósseis.

O que achou dessas novidades tecnológicas para a aviação já previstas para o Brasil? Tem mais alguma curiosidade sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo e participe desse post.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.