Arcos da Lapa, local de muita história no centro do Rio de Janeiro

Os Arcos da Lapa trazem muitos significados ao Rio de Janeiro, visto que por trás existe uma história, que começou no século XVIII. O belo monumento é um ponto de grande visitação e palco de muitas fotos, em um dos bairros mais boêmios da cidade.

A estrutura, que possui 16,7 metros de altura e se estende por quase 270 metros ao longo da famosa Lapa, foi construída numa época em que havia desabastecimento de água, e essa foi a solução encontrada pelos governantes desse período.

Arcos da Lapa - Retirado do site da Prefeitura
Arcos da Lapa – Retirado do site da Prefeitura do Rio de Janeiro

Uma curiosidade é que a estrutura chama Aqueduto da Carioca, mas ficou conhecido posteriormente como Arcos da Lapa.

Localização

Os Arcos passam sobre as avenidas Mem de Sá e República do Paraguai, duas avenidas muito famosas do Rio. Lá também está a Praça Cardeal Câmara, local de onde é possível contemplar o ponto turístico.

Além disso, o Aeroporto Internacional Santos Dumont está a aproximadamente 3km do monumento, sendo uma opção para quem estiver chegando no Rio de Janeiro.

Arcos da Lapa (Foto por Wolfhardt / Link: https://bit.ly/3N69vKS)
Arcos da Lapa (Foto por Wolfhardt / Link: https://bit.ly/3N69vKS)

O que fazer por lá?

O fato de estar em uma região boêmia, quer dizer que em sua volta está repleto de bares, pubs e afins. Ou seja, para as pessoas que curtem degustação de bebidas alcóolicas, essa é uma ótima opção. Mas, além disso, há outras possibilidades:

  • Tirar fotos – O bom de se ir em lugares marcantes assim, é que eles nos deixam memórias e recordações, e tirar umas fotos ajudam a lembrar dos detalhes desses momentos.
  • Andar no bondinho – Existe o bodinho amarelo que passa sobre os arcos partindo do Largo da Carioca e seguindo para Santa Teresa. O bondinho é mais usado como atração turística, e para usá-lo deve-se pagar um ingresso.
  • Aproveitar algumas das festas que acontecem por lá – A região é repleta de bares, restaurantes, baladas e outros estabelecimentos noturnos. Sendo assim, é muito com comum acontecer festas por lá.
  • Conhecer o Circo Voador – Famoso entre moradores do Rio, é uma estrutura construída para entregar conforto ao público que curte beber uma boa cerveja, enquanto contemplam artistas e músicos em suas apresentações.
  • Visitar outros edifícios famosos – Os Arcos estão próximos à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro e a sede da Petrobras, dois edifícios cariocas icônicos; que também merecem uma visita.

Uma dica ao ir lá, é procurar dias e horários mais movimentados, uma vez que o local é frequentado por pessoas, que se encontram à margem da sociedade.

Arcos da Lapa (Retirada por Guertzen / Encontrado em Pixabay)
Arcos da Lapa (Retirada por Guertzen / Encontrado em Pixabay)

 Hotéis próximos aos Arcos da Lapa

  • Le Chateau Lapa Boutique Gastro Arte Hotel – O hotel tem sua estrutura em um prédio histórico, oferece acomodações amplas e muito boas. Além disso, abriga um dos bares mais conceituados do Rio e do mundo. Localiza-se na Rua do Lavradio, 200, bairro: Centro.

Telefone: (21) 97253-1218

  • Hotel Americas Granada – Um hotel excelente para quem vai viajar a negócios, com áreas business e relacionados. Mas não somente, é ótimo para sua estadia no Rio de Janeiro. Está na Avenida Gomes Freire, 530, bairro: Centro.

Telefone: (21) 2526-6600

  • Hotel Atlântico Business – Este belo e famoso hotel conta com uma infraestrutura incrível capaz de deixar qualquer hóspede bem confortável. Ele possui uma vista na cobertura incrível, além de ótimos quartos e um ótimo atendimento. Ele se encontra na Rua Senhor Dantas, 25, bairro: Centro.

    Hotel Atlântico Business / Divulgação
    Hotel Atlântico Business / Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.