Os melhores destinos de inverno da região Sul do Brasil

A região Sul do Brasil é conhecida nacionalmente por ser um local repleto de cultura, tradições, e belezas naturais que deixam o visitante encantado. Tanto no Rio Grande do Sul, quanto em Santa Catarina, como no Paraná; o visitante tem a oportunidade de visitar locais esplêndidos, com boa comida e bebida, paisagens de tirar o fôlego, e um clima ameno bem característico dessa região.

Desse modo, o Sul é um dos principais destinos de inverno para quem busca curtir um friozinho sem sair do Brasil; ao mesmo tempo que pode conhecer culturas e tradições belíssimas, tomando deliciosos vinhos, ou degustando um gostoso chocolate quente. Por isso, já pensou em conhecer os melhores destinos de inverno da região Sul do Brasil para começar a programar seu passeio pra lá? Dê só uma olhada no que preparamos para te ajudar.

Destinos de Inverno Sul do Brasil (foto: Arthur Puls https://acontecefloripa.com.br/2019/07/previsao-de-neve-para-santa-catarina-minimas-devem-chegar-a-7oc/)

Melhores destinos de inverno da região Sul

  • Gramado e Canela – não tem como começar essa lista sem falar das queridinhas da Serra Gaúcha. Além de serem conhecidas por seu charme e aconchego, essas duas cidades também são repletas de parques e atrações para os visitantes de todas as idades; possuem excelentes opções gastronômicas, de hospedagem; além de sequências de fondue e chocolates artesanais inexplicáveis. Ah, e claro, não pode faltar uma típica foto em frente à belíssima Catedral de Pedra de Canela para completar a viagem.
Lago Negro em Gramado (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Pomerode – essa bela cidade catarinense é um local que não pode ficar de fora dessa lista. Embora seja uma cidade pequena, seus ares de interior fazem com que seja um destino ideal para fugir das grandes cidades. Além disso, por lá acontece a Festa Pomerana, onde as tradições germânicas se fazem presentes em um local repleto de danças, comidas típicas e muita alegria.
Pomerode, a cidade mais pomerana localizada no sul do Brasil (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Curitiba – a capital paranaense é um local indispensável para quem busca conforto em meio à agitação de uma capital. Considerada a capital mais fria do Brasil, conta com parques lindos, que apresentam excelente infraestrutura; além de opções de bares e restaurantes regados a muita massa e a muito vinho.
Jardim Botânico – Curitiba (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Bento Gonçalves – a cidade sede do Vale dos Vinhedos é um dos locais que não podem ficar de fora da lista de quem busca conhecer os melhores vinhos brasileiros. Além de passeios em meio aos parreirais e vinícolas, com degustação de vinhos finos, e cantinas italianas que lembram a região de Trento, na Itália, a cidade possui parques e museus que contam um pouco da imigração italiana para o país, e que a tornam ainda mais especial.
Vale dos Vinhedos (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Serra do Rio do Rastro – outro local que não parece existir no Brasil, mas que está mais próximo do que parece, a Serra do Rio do Rastro é aquele destino típico de estrada de cinema. Situada em Santa Catarina, conta com 256 curvas e é um local de, literalmente, tirar o fôlego, principalmente se estiver de passagem pelo estado catarinense.
Serra do Rio do Rastro, uma das serras mais bonitas do Brasil (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Rio_do_Rastro)
  • Morretes – se você pensa que as cidades históricas estão concentradas apenas no Sudeste brasileiro, reveja seus conceitos. Morretes é uma daquelas cidades paranaenses repletas de casarões antigos, passeios de trem, além de belos parques e igrejas para quem busca uma maior imersão cultural. Ah, e claro, com um friozinho gostoso típico do inverno sulista.
Estrada da Graciosa – Morretes (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_da_Graciosa)
  • Nova Pádua – essa cidadezinha de pouco mais de 2 mil habitantes é outro destino que vale a pena ser visitado se estiver de passagem pelo Rio Grande do Sul. Conhecida por suas tradições muito bem preservadas, por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer festas típicas regadas a comida farta, muito suco de uva, e gente muito hospitaleira.
Nova Pádua RS (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Urubici e Urupema – para quem busca um inverno mais intenso, saiba que essas duas cidades, assim como São Joaquim, são o seu destino! Isso porque lá é frequente a ocorrência de neve; o que torna o local ainda mais aconchegante, visto que são cidades pequenas, com muita área de natureza.
Urubici (foto: https://www.serrabela.com.br/guia-do-destino/)

Ah, é importante lembrar que esses são apenas alguns dos diversos destinos que existem na região sul, e que são ideais para quem buscar curtir o inverno! Leve uma boa câmera, roupas quentinhas, e aproveite seu passeio!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.