Centro Histórico de Paraty chama atenção pela arquitetura e valor histórico

A cidade Paraty, fundada em 1667 em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios; foi de suma importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar; sendo considerada sinônimo de boa aguardente.

No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal.

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico da cidade de Paraty remonta ao início do século XIX; quando suas ruas já possuíam seu calçamento “pé de moleque”.

Centro Historico de Paraty (foto http://www.paraty.com.br/bairros/centro/)
Centro Historico de Paraty (foto http://www.paraty.com.br/bairros/centro/)

O traçado arquitetônico de suas construções são determinados pela presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia; a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas; além da maçonaria.

Suas ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul.

Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as determinações da Coroa.

O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.

As ruas, que são protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial; aliado a um variado comércio, expressões culturais e artísticas muito intensas.

Os carros apenas podem circular pelas ruas que fazem limite com o Centro que são Patitiba, Domingos G. de Abreu, Aurora e Rua Fresca.

A cidade de Paraty recebe turistas nacionais e internacionais, que ficam encantados com sua arquitetura e valor histórico.

Centro Historico de Paraty (foto https://garfosequartos.com/2012/08/11)
Centro Historico de Paraty (foto https://garfosequartos.com/2012/08/11)

Atrações de Paraty

A cidade oferece várias atrações tais como suas belas praias, o Caminho do Ouro, os Alambiques; além das Igrejas Centenárias.

Bela alternativa turística que une belezas naturais, bela arquitetura e história em um só lugar.

A cidade oferece uma excelente infraestrutura hoteleira para seus visitantes; que poderão desfrutar do charme da região.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.