O que fazer na Costa dos Coqueiros, que é repleta de belezas naturais

A Costa dos Coqueiros é uma bela região baiana, que está ao norte da Baía de Todos os Santos, na qual se localiza a cidade de Salvador, capital do estado.

Cidades da Costa dos Coqueiros

Os principais municípios compreendidos na Costa dos Coqueiros são Camaçari, Lauro de Freitas, Entre Rios, Jandaíra, Conde e Mata de São João, que são ligados pela Linha Verde, também denominada de Costa dos Coqueiros.

Mata de São João BA (foto fonte Foto: http://www.zezetour.com.br)
Mata de São João BA (foto fonte Foto: http://www.zezetour.com.br)

A estrada litorânea liga Bahia à Sergipe; e está a apenas 10 quilômetros da Praia do Forte, local rústico e agradável, emoldurado por coqueirais, dunas gigantescas e rios perfeitos para banhos de água doce. No centrinho da praia, em meio aos cajueiros, ficam as pousadinhas, os bares e os restaurantes. Vários riachos são formados ao longo dos seis quilômetros de orla sem tráfego de veículos.

Outras dicas da Costa dos Coqueiros

Cachoeira de D.Zilda

Localizada na Fazenda Santo Antônio, possui águas cristalinas do Rio Imbassaí, que formam um conjunto de corredeiras e pequena queda d’água; proporcionando banhos deliciosos em meio a uma vegetação de coqueiros, cajueiros, árvores nativas da restinga e áreas de pastagem.

Praia de Guarajuba

Colorida combinação entre coqueirais, areias brancas e mar azul, que no entorno da orla, possui ciclovias, calçadões, praças e ruas arborizadas.

Praia de Itacimirim

Própria para caminhadas, mergulho de snorkel, windsurf, vela e hobbycat. Itacimirim fica apertada entre o mar e lagoas, numa estreita faixa de terra, de menos de 3 quarteirões nas partes mais largas e, em alguns casos, apenas o mar, a rua e o rio. Destaque para a Praia da Espera, com águas calmas e local de pescadores.

Praia de Santo Antônio 

Praia do Forte BA (Foto: http://www.zezetour.com.br/robertocarlos2017.html)

Local tranquilo e com beleza primitiva. O acesso ao povoado e à Praia de Santo Antônio é somente pela Vila de Diogo. Há a oportunidade de o visitante ter contato com a cultura local, onde existe uma comunidade nativa, poucas casas, que sobrevive da pesca e do artesanato da palha.

Trabalhos delicados, trançados com a palha do coqueiro e com a piaçava; além das delícias preparadas com frutos do mar são algumas das riquezas deste povo que preservou a simplicidade no modo de viver.

Praia de Massarandupió

Com aproximadamente dois quilômetros reservados para a prática do naturismo. Fica localizada no município baiano de Entre Rios, Km 88 da Linha Verde, sentido Salvador/Aracaju. Após 10 km de estrada de terra e mais 20 minutos de caminhada entre dunas e coqueirais. Criada em 1999, a Praia de Nudismo de Massarandupió é uma das mais tradicionais do país. O mar calmo, com recifes que formam piscinas; além de benas dunas que dão um toque a mais ao belo visual

Mangue Seco

A bela praia é cercada de dunas e coqueiros, o pequeno vilarejo entre a Bahia e Sergipe ficou famoso ao servir de cenário para a novela Tieta, baseada em uma obra de Jorge Amado. Localizada ao lado da foz do Rio Real, fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar. Possui pequena infraestrutura, ideal para o passeio de apenas um dia. Para chegar no local, é preciso atravessar o Rio Real. Deixe o carro no estacionamento e escolha um dos barqueiros de plantão para curtir os 15 minutos de travessia. Por terra, há opções para  Veículos 4×4, que conseguem chegar a Mangue Seco a partir da Praia Costa Azul, mas a circulação pela areia é proibida – prejudica a desova das tartarugas.

Reserva da Sapiranga 

Praia do Forte BA (foto fonte www.praiadoforte.org.br)

A reserva proporciona várias atividades tais como cavalgadas, bike tour, buggys e quadriciclos. Também existem veículos adaptados para deficientes físicos. Estes passeios costumam incluir banhos no Rio Pojuca, banho na Lagoa Açu e visita ao Centro de Estudo Ambiental. O local é ideal para os adeptos do ecoturismo e turismo de aventura.

Castelo Garcia DÁvila

Primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil, o Castelo Garcia D’Ávila é um dos mais significativos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional. O castelo, representado hoje por suas majestosas ruínas, apresenta características medievais, sendo a única construção do gênero em toda a América.
Contato: 3676.1133.

Projeto Tamar

Localizado na Praia do Forte, o Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Além de trabalhar na linha de pesquisa aplicada, inclusão social, educação ambiental, dentre outros.
Funciona diariamente das 09:00h às 17:30h.
Contato: (71) 3676.0321 / 3676.1045.

Instituto Baleia Jubarte

Localizado na Praia do Forte, possuiu um Centro de Visitantes com réplicas de baleia; além oportunidade de conhecer os hábitos do animal. Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h.
Contato: e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3676-1509.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.