O Grande Hotel de Araxá é um símbolo de glamour, conforto, e o que há de melhor no mundo do turismo da região do Triângulo Mineiro. O hotel ficou conhecido ao longo da história pela sua grande estrutura, com diversos quartos luxuosos, salões, e pelos símbolos que marcaram época, como Getúlio Vargas. Além claro, dos seus serviços de banho e tratamento de pele com águas especiais, que são muito procurados no mundo inteiro.

Logo no início o hotel já surpreende, você é recebido extremamente bem pela capacitada equipe que cuida do hotel. Após o belo salão de entrada, uma sala o aguarda, com paredes em tom azul bebê, chão em mármore carrara, iluminados pela área externa que, através das janelas vislumbram uma linda piscina com a lagoa ao fundo. Assim os hóspedes são recebidos neste verdadeiro castelo mineiro.

Acomodações do Grande Hotel de Araxá
O Grande Hotel não é grande somente em tamanho, mas principalmente em quantidade e qualidade. Com uma diversidade de quartos amplos, todos com vistas para os verdes dos arredores, além de sua construção interna ser histórica e bem preservada, os quartos se destacam dentre outros grandes hotéis mais modernos.
Ainda mais premium são as suítes Presidencial e Governamental, que não receberam este nome à toa. Estas que na verdade parecem verdadeiros recintos artísticos, serviram de estadia para presidentes como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Fernando Collor de Melo e várias outras figuras da política.

No total, são 283 apartamentos divididos em 9 categorias, veja a lista abaixo:
- Standart Solteiro (49 aps.)
- Standart Casal (61 aps.)
- Superior (111 aps.)
- Solarium (22 aps.)
- Luxo (22 aps.)
- Suíte Especial (10 aps.)
- Suíte Nobre (06 aps.)
- Suíte Governamental (01 ap.)
- Suíte Presidencial (01 ap.)
Além dos apartamentos, o hotel conta com um cinema com 450 lugares e possibilidade para funcionar como teatro, possuindo uma acústica muito bem trabalhada, de modo que o som não se perca ao longo de sua estrutura.

A gastronomia do Grande Hotel
Diga-se de passagem, um verdadeiro espetáculo. Organizado por uma cozinha especializada, são servidos café da manhã, almoço e janta, sempre com um cardápio variado e atendendo às necessidades alimentares específicas, como no caso de intolerantes, alérgicos e portadores de doença celíaca.
No almoço é oferecido o buffet, e o jantar, à la carte. Além disso, os salões onde são servidos os pratos são inigualáveis, sendo as duas primeiras refeições do dia (café da manhã e almoço) ofertadas no Restaurante Estância do Barreiro, e a última (jantar), no Chez Beja. Além destes, há o Bar Varanda, Scotch Bar e Quintas do Lago, todos mais focados em drinks e outras bebidas. Uma dica é experimentar um excelente vinho na varanda ao entardecer, não haverá experiência igualmente boa.

As termas
Um dos maiores atrativos estão nas termas do hotel, que possui uma grandiosa estrutura de 17 mil m² inspirada nas casas de banho romanas, com diversas salas para realização dos programas de banhos, massagens, descanso, e outros tratamentos.
Um fato interessante é que as águas começaram a ser descobertas e estudadas no início dos anos 1800, nesta região conhecida como Barreiro. As concentrações de sais e outras matérias de diversas especificidades fazem dela um verdadeiro atrativo para tratamento de saúde da pele, a qual combinada com outros procedimentos provocam benefícios para o conjunto corpo e mente, sendo muito procurados em diversas partes do mundo. Deste modo, o castelo é visado inclusive por estrangeiros.

Outra grande atração do hotel resort é a grande rotunda com seu belíssimo vitral na parte superior, que pode ser vista próximo ao centro da foto acima. Já na foto abaixo, você pode visualizar um pouco desta bela obra de arte executada por François Frank Urban. Ainda em seu no interior, quando uma pessoa vai ao centro da rotunda e pronuncia palavras, ela perceberá sua voz aumentar, mas quem está ao redor, não.

Um pouco da história do Grande Hotel de Araxá
Duas figuras históricas foram muito importantes na construção deste grande projeto arquitetônico, o ex-presidente Getúlio Vargas, e o governador mineiro Benedito Valadares. Eles foram os responsáveis pela inauguração deste grande empreendimento finalizado em 1944, cujos pequenos detalhes foram inspirados nestas importantes figuras da época. Há exemplo disso, os grandes sofás e poltronas do hotel, a qual muito confortáveis, foram feitos para comportar bem os 1,63 metros de Getúlio. Mas fique tranquilo se você tem altura elevada, os ambientes irão lhe comportar incrivelmente bem.
Além disso, os contornos do interior foram inspirados na arquitetura Neoclássico sob responsabilidade do arquiteto Luiz Signorelli, com grandes colunas, capitéis e arcos espalhados por todos os cantos do belo edifício, transmitindo a ideia de um verdadeiro palácio. Não satisfeito, há detalhes em mármore carrara, madeiras e cortinas importadas da Europa no acabamento dos diversos ambientes. Para se ter ideia, do térreo ao sótão, são 9 pisos, o que para a época foi um verdadeiro desafio às técnicas de engenharia e arquitetura nacionais.

Ademais, suas paredes revestidas em barro vermelho misturam relances do neoclássico com a inovação do Art Decó e do modernismo, trazendo um clima tranquilo, sem muitos exageros, e muito agradável, especialmente inspirados nas antigas construções coloniais das colônias espanholas. A figura importante de Roberto Burle Marx, que foi um renomado paisagista e um verdadeiro artista, deixou várias obras no Grande Hotel, assim como grande parte do projeto paisagístico.
Uma curiosidade, é que após o término da construção, a edificação trouxe para o Brasil o primeiro cassino, além de ter sido utilizado como palco para carnavais, réveillons históricos, e de hospedagem para a seleção brasileira de futebol, que se estabeleceu realizando treinamentos e tratamentos nas termas, em dias anteriores à jogos importantes como o episódio do “Maracanaço”, e a primeira vitória em uma Copa do Mundo, que aconteceu no ano de 1958.

Fonte Dona Beja
Dona Beja foi uma mulher importante na história de Araxá, há várias histórias sobre quem foi, e o modelo de vida que levava. De tão intrigante, serviu como inspiração para a novela Dona Beija que foi ao ar na televisão na década de 80, e também em diversos locais espalhados por Araxá há menções em seu nome. O Grande Hotel não ficou de fora, percorrendo um pouco de sua região, irá encontrar após a lagoa, um edifício conhecido como Fonte Dona Beja, que era usado por ela para banhar-se utilizando as águas termais, tal fato foi utilizado para explicar o quão bela era sua pele juvenil.
Além disso, este lugar possui uma bela vista para o cenário paradisíaco da lagoa, com o hotel ao fundo, um ótimo ponto para respirar e curtir o ar livre.

O Hotel Rádio
Não muito distante estão as ruínas do Hotel Rádio, um antigo prédio que possui diversas histórias contadas sobre o que aconteceu para encontrar-se hoje desta maneira. O local se tornou ponto turístico, onde muitos turistas vão para conhecer, além de praticantes de atividade física que realizam este belo percurso bucólico (carros mais altos vão lá em cima com certa tranquilidade).

Atividades esportivas
O “pequeno” terreno de 400 mil m² onde o castelo se encontra, possui diversas atividades esportivas que o público pode realizar, desde caminhadas, passeios de bicicleta, prática de futebol, vôlei, tênis, basquete, pedalinho, passear pelo bosque Burle Marx, arco e flecha, e trilhas. Ou seja, quem estiver em Araxá, e não quiser perder a rotina de treinos, há diversas possibilidades.

Igreja Nossa Senhora das Graças
Esta é uma pequena e bela igreja próxima a entrada do Grande Hotel, é local onde muitos religiosos passam alguns momentos durante sua viagem pela região. Para quem deseja assistir a uma de suas celebrações, os dias e horários são: sábados às 17:00, e domingos às 9:30 e 17:00.

Seja o primeiro a comentar