Lagoa Rodrigo de Freitas, uma bela paisagem em meio ao Rio de Janeiro

Localizada na capital do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas arranca olhares de quem passa aos seus arredores, inclusive de quem se encontra em pontos mais altos como Cristo Redentor e Morro Dois Irmãos. Ela se encontra próxima a famosos cartões postais do Rio, como a Praia de Ipanema, Mirante do Leblon, Pão de Açúcar, Corcovado, Hipódromo da Gávea, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e muito mais. Ou seja, sabemos que para essa região, um dia apenas não dá para conhecer e aproveitar todos os locais.

A lagoa possui aproximadamente 7,5 km de extensão e 2,4 milhões de metros quadrados de espelho d’água. Atualmente ela se encontra em contato com o mar através do Canal Jardim de Alah e é abastecida por este e mais alguns rios subterrâneos. Em relação à região a sua volta, é povoada por pessoas de alto poder aquisitivo, sendo uma região com altos níveis de IDH. Além disso, conta com uma excelente infraestrutura, de modo que um dos hospitais mais famosos do rio, Hospital Federal da Lagoa, se encontra ali.

Lagoa Rodrigo de Freitas (Foto: Wikimedia – https://bit.ly/34s3Flt)

O que fazer na Lagoa Rodrigo de Freitas?

  • Passear na Ciclovia da Lagoa – Ao redor da lagoa há uma bela ciclovia, ótima para os amantes da bike, sendo possível alugar as tradicionais Bikes Itaú. Desse modo, o passeio se torna bastante acessível para aqueles que não tiverem uma bicicleta a disposição, e querem dar uma volta em um local bem legal no fim da tarde.
  • Visitar o Museu do Flamengo – Localizado na Avenida Borges de Medeiros, umas das avenidas que rodeiam a lagoa, é um lugar que traz a memória do Clube de Regatas do Flamengo, sendo interessante, a todos os flamenguistas e amantes de futebol, uma visita.
  • Conhecer o Parque dos Patins – Esse pequeno parque a beira da lagoa é perfeito para famílias com crianças, namorados, e amantes de ambientes naturais. O parque é lindo e possui espaço para ciclistas, práticas de esportes ao ar livre e patins, além de bares oferecendo comidas e bebidas. É uma ótima opção para as crianças gastarem sua energia na sua viagem pelo Rio de Janeiro.
Lagoa Rodrigo de Freitas – Vista Aérea (foto: Pixabay – https://bit.ly/3ss0P8b)
  • Visitar o Clube Naval do Piraquê – O clube conta com uma impressionante estrutura composta de espaços recreativos para crianças, piscinas, restaurante, salões de festas, bares, um cinema e diversos locais para a prática de atividades esportivas, sendo um clube ótimo para seus sócios e dependentes. ATENÇÃO: Caso não seja sócio, a única forma de adentrar ao clube é como convidado ao lado de um sócio. 
  • Passear pelo Parque dos Pedalinhos – Esse é um passeio muito comum entre famílias e casais apaixonados, principalmente para aqueles que querem experimentar andar de pedalinho. Pois bem, são veículos flutuantes, alguns em formato de cisnes que portam geralmente 2 pessoas e são impulsionados pela força humana. É um passeio muito gostoso, e a dica é fugir dos horários mais quentes do dia. Tem alguns espalhados pela lagoa, porém o mais comum é o que se encontra na Avenida Epitácio Pessoa, 2840, próximo ao Parque do Cantagalo.
Lagoa Rodrigo Freitas (link:https://bit.ly/3B7qwP3)

Como chegar?

A lagoa se encontra próximo às estações de metrô Jardim de Alah e General Osório (Acesso E). Por ser um local muito comum, você pode optar por contratar um taxista, motorista de aplicativo ou um ônibus; para este vale a pena conferir as linhas no Moovit. Para quem estiver em Ipanema ou Copacabana, uma boa alternativa é a bicicleta, na Avenida Vieira Souto, a principal de Ipanema; já que existem várias ruas laterais que dão acesso ao ponto turístico.

Além disso, é muito comum que em saguões de hotéis, saídas de aeroportos e pontos turísticos existam serviços de vans privadas que costumam oferecer um ótimo serviço e por vezes em conta. Falando em aeroportos, Galeão e Santos Dumont são os mais próximos, de lá você pode alugar carros de empresas privadas ou transportes comuns até a lagoa, o que não vale é deixar de visitá-la.

Gastronomia para se aproveitar

(Basta clicar nos títulos e será direcionado para o local no Google Maps)

Bar Lagoa

 Desde 1934, este bar traz aos seus visitantes uma ótima experiência em gastronomia alemã, ótimas bebidas fermentadas e carnes de alto padrão, e para complementar, excelentes sobremesas; sendo uma ótima opção próximo a lagoa.

Rio Brasa Lagoa

Um belo espaço amplo e moderno, atendimento de cair o queixo e uma variedade gastronômica que vai de comidas brasileiras até a famosa culinária japonesa, além de bebidas e muitos vinhos. Também existe uma área de 350m² para crianças brincarem.

Badalado Lagoa Clube

Ao sair do pedalinho, você provavelmente estará com sede e fome! Por isso, dê uma paradinha neste lugar, tome um drink e peça um belo prato do cardápio oferecido, será uma boa experiência, sem contar com as músicas ao vivo que geralmente são atrações deste estabelecimento.

Terraza Garden Rio de Janeiro

Esse local é muito aconchegante, todo revestido em madeira, traduz em um ambiente muito calmo e acolhedor. Além disso, sua culinária conta com pratos e bebidas diversos, e muito bem trabalhados, além da vista oferecida para a lagoa, uma beleza carioca.

Rancho Português

Como o próprio nome já remete a Portugal, dá para se ter uma ideia do restaurante. Com arquitetura, louças, cardápios, todos voltados para a cultura portuguesa, além de uma ótima variedade em vinhos, o estabelecimento oferece uma ótima experiência em gastronomia próximo ao lago, com um atendimento excelente.

Rancho Português (link: https://www.ranchoportugues.com.br/restaurantes/rio-de-janeiro/)

Curiosidades sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas

  • Todos os anos, tem-se o costume de construir no meio do lago, uma gigante árvore de natal toda iluminada, trazendo mais luz para a cidade do Rio durante essa data tão linda.
  • Em torno do lago, antes e anos após a colonização, moraram indígenas.
  • As águas do lago foram usadas durante o ano de 2016 para realização dos Jogos Olímpicos de Verão e Jogos Paralímpicos de Verão de 2016.
  • O lago já passou por um grande processo de despoluição durante os últimos anos devido ao despejo de esgotos durante os anos 50 e 60.
  • O canal Jardim de Alah serve como um “pulmão” para o lago, pois ele conecta o grande reservatório ao mar, o que renova constantemente as águas dele.
  • Já sofreu intensos processos de aterros no passado, como para construção do Hipódromo da Gávea, o que diminuiu relativamente tamanho e volume dele.
  • Há utilização de mangues e métodos de controle biológico para reduzir algas e outros organismos da lagoa que tem causado mortes de peixes, e por consequência mal cheiro na região.

    Lagoa Rodrigo de Freitas (link:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lagoa_Rodrigo_de_Freitas_10.jpg)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.