Pedra do Cão Sentado, monumento símbolo de Nova Friburgo

A grande formação rochosa conhecida como popularmente como Pedra do Cão Sentado, é destino de muitos turistas  que vão a Nova Friburgo. A forma ilustre encontra-se em um parque ecológico repleto de biodiversidade, o que proporciona um passeio muito gostoso aos visitantes que por ela percorrem.

A fama se dá pela grande semelhança com um cão sentado. A imagem é um processo que levou séculos de ações naturais, ocasionando a erosão de sedimentos, e por consequência a construção rochosa que conhecemos hoje.

Pedra do Cão Sentado (Retirado de Pinterest – descubranovafriburgo)

Como chegar?

O parque está localizado a mais ou menos 140 km da capital do Rio de Janeiro, sendo um muito visitado por habitantes da capital nos fins de semana.

Na rodovia que liga Banquete a Nova Friburgo, para quem estiver vindo de Nova Friburgo, existe uma estrada logo ao lado do pedágio, não sendo necessário pagá-lo. Ali você encontrará um pequeno estacionamento e um pequeno caminho por onde deve seguir a pé.

Cão Sentado
Parque Ecológico (Retirado de Pinterest – descubranovafriburgo)

O percurso da Pedra do Cão Sentado

De cara você já tem uma estrutura sinalizada com local para arvorismo, parede para escalada, tirolesa, e corda bamba, uma ótima diversão, mas para praticá-las é necessário pagar uma taxa no local. Também vale ressaltar que para realizar a trilha é necessário pagar uma entrada, cujo preço é bem acessível, mas somente dinheiro em espécie, pois não é aceito pagamentos via cartão.

A trilha é de aproximadamente 800 m, sendo muito bem sinalizada. Caso opte por ir em todos os desvios e ver tudo o que o parque possui, esse percurso pode se alongar um pouco, mas vale a pena.

O ideal é se ter um pouco de preparo físico, pois mesmo que seja uma trilha relativamente tranquila, ela pode exigir um pouco de pessoas mais sedentárias. Ao longo do percurso, você passa por entre rochas, e em meio a matas. Leve um repelente pois pode haver muitos mosquitos.

Você também vai se deparar com várias belas cavernas que estarão sinalizadas e podem ser visitadas. No topo, a vista é magnífica, compensando todo o esforço gasto até o momento. No local é muito comum pessoas tirarem fotos, então aproveite para tirar as suas e guardar lembranças deste belo local.

Algumas informações sobre o local:

  • Funcionamento Parque Pedra do Cão Sentado: quinta-feira a domingo e aos feriados, das 9h às 17h.
  • Não jogue lixo, pois a área ecológica pertence a Mata Atlântica, e além de poluir ser crime.
  • Opte por levar água em garrafas, comida como rapadura para repor energia e um repelente, não se esqueça de protetor solar, pois lá no alto o sol costuma incidir diretamente.

    Pedra do Cão Sentado
    Parque Ecológico do Cão Sentado (Instagram: @parqueecocaosentado)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.