Rota do Cangaço AL, turismo e história no sertão alagoano

Rota do Cangaço AL, atração turística pelo Velho Chico, entre os estados de Alagoas e de Sergipe; na qual o turista  não deve perder a oportunidade de percorrer a dica de turismo.

Conheça a Rota do Cangaço AL

Trata-se de uma trilha com aproximadamente 700 m, no meio da caatinga; que leva à Grota do Angico; local onde Virgulino Ferreira da Silva (o Lampião), Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita) e outros cangaceiros foram mortos em 1938.

A cidade com melhor estrutura para o turista é Piranhas, em Alagoas. De lá, partem catamarãs (embarcações) que levam o turista à Praia da Forquilha; em viagem com aproximadamente 30 minutos de duração.

Outra cidade bem próxima, a pouco mais de quarenta km é Delmiro Gouveia, repleta de atrações.

O que fazer na Rota do Cangaço AL

A viagem é acompanhada por guias caracterizados como cangaceiros, que tornam a viagem mais divertida com as histórias que contam ao longo do trajeto. Isso sem falar nas belezas dos paredões das margens do Velho Chico, que rendem belas fotos.

A trilha que leva à Grota do Angico parte da Praia da Forquilha. Durante os 700 m da caminhada, a história do cangaço é contada pelos guias, com ênfase nos episódios ocorridos em 27 de julho de 1938, quando Lampião e parte de seu bando foi surpreendido e morto.  As pessoas tiveram suas cabeças cortadas e expostas na escadaria da prefeitura de Piranhas.

Além disso, o contato direto com a vegetação da caatinga rende um rico aprendizado sobre esse importante bioma brasileiro.  É importante lembrar de que o calor na região é intenso, mesmo no inverno. O uso de roupas leves, chapéu e de protetor solar é indispensável. Não esqueça de levar água.

Conheça Entremontes AL

Vale a pena também expandir o passeio até o distrito de Entremontes, para conhecer uma forma de artesanato típica da região: o bordado rendedê.

Para sua confecção, o tecido é desfiado em determinados pontos, formando espaços vazios com formas geométricas, milimetricamente distribuídos. Na associação “Cia do Bordado de Entremontes” o turista tem contato direto com as bordadeiras e pode fazer suas compras.

O bordado é conhecido internacionalmente e compôs a vestimenta do Papa Francisco durante sua visita ao Brasil.

O passeio completo dura aproximadamente 4 horas e meia. No trajeto há restaurantes (Restaurante do Anjico e Cangaço Eco Parque), nos quais o turista pode saborear um prato típico da região: tucanaré frito com arroz, feijão de corda e salada. Vale a pena!

Dicas de Hotéis em Piranhas AL

A cidade possui boa infraestrutura hoteleira para seus visitantes aproveitarem da bela região, que é propícia para quem curte o turismo rural e de aventura.

Rota do Cangaço AL (Foto: //partiupelomundo.com/rota-do-cangaco/)
Rota do Cangaco AL (Foto: //www.atendimentoturistico.com/rota-do-cangaco)
Rota do Cangaco AL (Foto: //www.atendimentoturistico.com/rota-do-cangaco)

Dica: E se você já está em Alagoas, que tal conhecer a Barra de São Miguel? Visite e deixe seu comentário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.