O Museu das Reduções é um dos mais conhecidos museus de Minas Gerais, instalado desde o ano de 2024 no Mercado de Origem de BH.
Conhecido por ser uma das mais genuínas expressões do talento e da arte do povo mineiro; trata-se de uma obra da iniciativa privada, sem fins lucrativos; que foi idealizada, projetada e executada pelos irmãos Vilhena, Ênio, Décio, Evangelina e Sylvia, ao longo dos últimos 27 anos.
Até 2022, o museu ficava instalado em Cachoeira do Campo, distrito da bela cidade de Ouro Preto, mas por desacordos comerciais, precisou ser fechado e transferido para Belo Horizonte.
![Museu das Reduções Ouro Preto MG (Foto: http://www.ouropreto.com.br/canal/artigo/aproveite-o-feriado-do-dia-das-criancas-para-visitar-o-museu-das-reducoes-em-ouro-preto)](http://www.passeios.org/wp-content/uploads/2017/08/v.jpg)
História do Museu das Reduções
De acordo com informações do Museu, sua história começou em 1978, quando os irmãos Ênio, Décio, Sylvia e Evangelina Vilhena, todos aposentados, começaram a construir miniaturas de importantes edifícios brasileiros. A primeira réplica confeccionada pela família foi a Igreja de Nossa Senhora das Dores, de Campanha/MG, terra natal dos quatro irmãos mineiros.
Ainda conforme dados do museu, atualmente ele abriga réplicas perfeitas dos edifícios de cada período da história do Brasil, desde os rebuscados e complexos prédios do período barroco até os modernos e futuristas projetos da capital federal, tais como o Palácio da Alvorada.
O que fazer no Museu da Reduções?
O Museu abriga em seu acervo verdadeiras relíquias da arquitetura brasileira, monumentos históricos tombados, reproduzidos artisticamente em escala reduzida, nos quais observam-se rigorosamente a utilização dos mesmos materiais empregados nas edificações originais.
São mais de 25 réplicas de monumentos de 15 estados brasileiros, que estão expostas em jardins suspensos, que retratam com perfeição os 5 séculos da riquíssima arquitetura do Brasil.
Onde fica o Museu das Reduções?
Ele está situado no Mercado de Origem Olhos D’Água, em Belo Horizonte; na chegada da cidade para quem vem pela 040 partindo do Rio de Janeiro. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h.
Para quem visita as cidades históricas de Mariana e Ouro preto; deverá acrescentar em seu roteiro esta atração turística e apreciar as importantes obras em miniatura, que retratam um pouco da história brasileira.
O que fazer no Mercado de Origem de BH?
Conhecido por ser uma das mais novas atrações da capital mineira, o Mercado de Origem de BH abriga o que há de melhor da culinária mineira, com várias opções de doces de leite, queijos, cafés, artesanato, espaço gourmet, dentre outras opções que você não pode deixar de conhecer.
![Mercado de Origem de BH (imagem: Ângela Quinelato)](https://www.passeios.org/wp-content/uploads/2024/04/mercado-de-origem.jpg)