Bairros em Florianópolis: descubra o estilo de cada região na ilha

Você sabia que a Ilha de Santa Catarina, onde está localizada a cidade de Florianópolis, é bem grande em termos territoriais? Isso faz com que a capital do estado também seja extensivamente significativa. Na prática, é como se o município fosse dividido em pequenas regiões diferentes. Em outras palavras, é como se cada um dos bairros em Florianópolis tivesse sua própria personalidade.

É claro que, mesmo assim, a cidade mantém o seu excelente padrão de vida por quase toda a sua extensão (lembre-se de que Floripa tem o 3º melhor IDH do país!). No entanto, também é verdadeiro afirmar que cada um dos seus bairros costuma atrair tipos de pessoas diferentes e tem uma aura muito própria e significativa. Se você pretende morar na cidade, precisa entender isso para saber qual é a região mais adequada para seu estilo de vida.

Quer saber mais sobre as diferenças dos bairros em Florianópolis? Então siga a leitura abaixo!

Mercado Público Florianópolis SC (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Quais são as regiões de Florianópolis?

Florianópolis é dividida em 5 grandes regiões, as quais são organizadas com base em seu posicionamento em relação à Ilha de Santa Catarina. São elas:

  • Central;
  • Norte;
  • Sul;
  • Leste;

Cada uma dessas regiões tem a sua própria personalidade, o que é traduzido não só pela maneira como as pessoas levam suas vidas, mas também pelo tipo de imóveis, comércio e muito mais.

Por exemplo, os imóveis no Ribeirão da Ilha, que fica localizado na região Sul, possuem atrativos diferentes se comparados  aos que estão em Jurerê Internacional, na região Norte. O mesmo vale para restaurantes, serviços, entre outros. Confira abaixo um pouco mais sobre cada região!

Região Central

A região Central da Ilha é o centro histórico, cultural, político e comercial da cidade. Do ponto de vista comercial e político, é ali que as coisas acontecem, sendo também a região em que a maior parte das pessoas trabalham ou trafegam. Foi na região Central que se iniciou o povoamento da Ilha e de onde se destacou a trama urbana. É, portanto, a região com maior número de população.

Região Sul

A região Sul da Ilha é considerada a parte da cidade com natureza mais preservada, além de ter suas raízes açorianas mais intensas. Antigamente, essa região era tida como subdesenvolvida, mas desde que o novo terminal do aeroporto foi construído e algumas obras de estrutura foram finalizadas, ela começou a se desenvolver e a se tornar mais movimentada. Ainda assim, ela conserva bastante um ar mais amigável à natureza.

Um detalhe interessante é que, além das trilhas da Mata Atlântica e de praias com ondas perfeitas (preferidas pelos surfistas), a região se destaca pelo corredor gastronômico especializado em pratos preparados com ostras e mariscos.

Região Norte

A região Norte da Ilha é a mais visitada pelos turistas durante a alta temporada. Lembrando que Florianópolis é a segunda cidade que mais atrai turistas estrangeiros no Brasil. Por causa disso, ela tem uma excelente infraestrutura em relação a serviços e atrações turísticas, com especial destaque para Jurerê Internacional. Dentre as atividades, podemos ressaltar as trilhas pela Mata Atlântica, passeios de barco, aluguel de caiaques, aventuras por dunas, mergulhos e muito mais. As praias não têm muitas ondas, e isso faz com que elas sejam ótimas para um descanso. Durante a noite, a região ganha mais vida com baladas e outras  atrações.

Região Leste

A região Leste é a menor de todas, mas é a mais conhecida. Isso porque ela tem uma beleza absolutamente inconfundível, reunindo dunas, morros, praias e a famosa Lagoa da Conceição. No entanto, ela também é bastante visitada por turistas, apesar de normalmente eles preferirem ficar na parte Norte, tendo em vista as atividades mais intensas, especialmente durante a noite.

Para quem mora por aqui, a vida é como acompanhar um paraíso natural. Além disso, por estar localizada mais ou menos no meio da Ilha, a região tem fácil acesso a qualquer outra. Sendo assim, é muito recomendada para quem quer flexibilidade na sua locomoção.

Região Continental

Por fim, a última região de Florianópolis que não podemos deixar de mencionar é a Continental. Essa região é aquela parte da cidade que não está localizada na Ilha de Santa Catarina. Trata-se de um espaço residencial e comercial bem dinâmico, mas que perde um pouco em termos de belezas naturais, quando comparado com as outras regiões.

Como escolher entre os bairros de Florianópolis?

Agora que você já conheceu as características de cada região da cidade, é só escolher aquela que combina mais com o seu estilo de vida. Depois disso, faça uma pesquisa pelos bairros em Florianópolis e escolha aquele que mais se adequa à sua condição financeira e pessoal.

Como pôde ver, cada um dos bairros em Florianópolis traduz um pouco da personalidade da região e tem um estilo bem natural e intenso. Por isso, dependendo da maneira como você quer viver, vale a pena procurar uma ou outra região da Ilha para comprar um imóvel ou então alugar um apartamento. Assim, você pode se adaptar melhor à capital catarinense.

Gostou do assunto? Então comente abaixo com sua opinião!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.