Trem Rio-Minas será nova atração da região sudeste

Uma boa notícia para os viajantes de plantão é a de que o Trem Rio-Minas já tem data de início de funcionamento para o início de 2023.

O trem, que foi idealizado em 2016, cujas obras foram paralisadas por um bom tempo e foram retomadas recentemente com previsão de ter seu funcionamento iniciado já em fevereiro do próximo ano.

Trem Rio-Minas (imagem: Divulgação/ONG Amigos do Trem)
Trem Rio-Minas (imagem: Divulgação/ONG Amigos do Trem)

Trem Rio-Minas

O trem será uma excelente opção para quem tem o objetivo de conhecer o sul do estado do Rio, e a região da Zona da Mata de Minas Gerais; uma vez que ele parte de Três Rios, e vai até a cidade mineira de Cataguases. Esse trajeto terá um total de 168 km, passando pelas cidades de Três Rios e Sapucaia, no estado fluminense; e Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases, em Minas Gerais.

Contudo, em um primeiro momento, o trem Rio-Minas operará somente 37 km, ligando as cidades de Três Rios, Sapucaia e Chiador; até que haja a conclusão das obras do percurso total.

A ideia é que o trem faça duas viagens por dia, sendo estas nos períodos de manhã e tarde, com uma duração de cerca de 2h30min por passeio. Além disso, o projeto conta com 4 locomotivas, 15 carros de passageiros e um carro-restaurante, que oferece comidas deliciosas a todos os passageiros. E por falar em passageiros, a expectativa é de que sejam transportados 873 passageiros por vez.

Vale ressaltar também que a ativação do trem Rio-Minas é uma forma de fomentar o turismo nas cidades pelas quais ele passa; de modo que estas se preparem para receber seus visitantes. Além disso, o trem passará por paisagens belíssimas, em meio aos mares de morros de Minas, que foram cenário do período em que, neste percurso, era transportado o café.

E aí, bora fazer esse passeio?

Veja também:

Cânions de Cambará do Sul ganham novas atrações

Trem da Serra Gaúcha pode ser uma das novas atrações do RS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.