Atrações naturais de Campinas, bela cidade paulista

Campinas é uma cidade do estado de São Paulo situada a 93 km da capital e a aproximadamente 171 km da bela e litorânea cidade de Santos. Conhecida nacionalmente como “princesa do Oeste”, em decorrência do ciclo cafeeiro que ocorreu na região, Campinas teve seu desenvolvimento ligado a essa atividade econômica; com o passar dos anos, industrializou-se e modernizou-se, sendo hoje um dos polos tecnológicos do país em razão da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Por ser uma cidade bastante desenvolvida e que recebe pessoas de todo o mundo, possui uma vasta variedade de atrações para seus visitantes, as quais não se resumem somente a atrações culturais, mas também atrações naturais. Dentre algumas atrações naturais de Campinas, destacam-se os bosques e parques, os quais são ideais para todas as idades.

Confira algumas opções de atrações naturais de Campinas.

Atrações naturais de Campinas

Parque Portugal (foto: https://campinas.agendacidade.com/parque-portugal/)
  • Bosque dos Jequitibás – conhecida por ser uma das maiores áreas de lazer da cidade, o Bosque dos Jequitibás é uma área que possui cerca de 10 hectares de reserva florestal, um zoológico com aproximadamente 300 animais, Museu de História Natural, Aquário Municipal, Teatro Carlos Maia, pista de corrida, Casa do Caboclo e diversas outras opções para atender ao público. Além dessa diversidade de coisas para se fazer em seu interior, o Bosque dos Jequitibás conta com infraestrutura de quiosques e de lanchonetes para melhor conforto. Endereço: Rua Cel Quirino, 02 – Bosque.
  • Parque Ecológico Monsenhor José Salim – o local, além de chamar a atenção pelo arsenal arquitetônico, também é uma ótima opção para fugir dos centros urbanos. Isso porque o Parque Ecológico promoveu o repovoamento vegetal da área, e possui diversas espécies vegetais, as quais podem ser visualizadas por meio das trilhas que existem no local. Essas trilhas, além de permitirem a chegada até as plantas, permitem que o visitante circule por entre os exemplares arquitetônicos restaurados do século XIX, entre as quadras poliesportivas que existem lá, e por entre todas as outras atrações. Vale a pena conhecer. Endereço: Rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2 – Vila Brandina.

    Bosque dos Jequitibás (foto: https://campinas.com.br/turismo/2012/02/bosque-dos-jequitibas-fecha-as-segundas-feiras-para-manutencao/)
  • Lagoa do Taquaral/Parque Portugal – outro espaço de lazer bastante conhecido em Campinas, a Lagoa do Taquaral inicialmente fazia parte de uma fazenda cafeeira da região. Atualmente, reúne uma grande variedade de atrações, como a Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, que aos fins de semana permite a pesa, além de possuir pedalinhos para levar o visitante até uma réplica exata da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras. Possui ainda bosques, viveiros, lanchonetes, Museu Dinâmico de Ciência, Planetário, Centro de Vivência de Idosos, pista de patinação, 16 quadras poliesportivas e diversas outras atrações que valem a visita! Endereço: Av. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral.
  • Lago do Café – como o próprio nome sugere, o Lago do Café busca retratar um pouco da era que deu origem à cidade de Campinas. Desse modo, há algumas instituições como o Museu do Café, o qual busca resgatar materiais e elementos culturais da época; há também o Espaço Permanente de Artesanato, ideal para aqueles que adoram levar lembrancinhas para a cidade de origem. Endereço: Av. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral.
  • Bosque Valença – mais uma boa opção de lazer da cidade, o Bosque Valença permite que o visitante tenha grande contato com a natureza, além de permitir a prática de esportes. O local conta com quadras de basquete, mini campos de futebol, playground e área para caminhadas. Dê uma passadinha lá ao visitar Campinas.

    Museu de História Natural (foto: https://n60.com.br/museu-de-historia-natural-de-campinas-e-destino-para-toda-a-familia)
  • Pedreira do Chapadão – além de ser um local com boa infraestrutura para shows, há pistas de cooper e de ciclismo, além de uma bela cascata que chama a atenção dos visitantes. Endereço: Praça Ulisses Guimarães – Horário de funcionamento: 7h às 18h.
  • Mata Santa Genebra – a área com 251 hectares objetiva preservar a fauna e flora locais; desse modo, é um local onde ocorrem visitas guiadas, as quais levam os visitantes ao Borboletário, ao viveiro com mais de 3 mil espécies de plantas e a outras áreas no interior da reserva. A visita ocorre somente no último sábado de cada mês, entre 9h e 10h30min, sendo que o visitante deve ir de calça comprida e sapato fechado como forma de proteção. Vale a pena conhecer. Endereço: Rodovia Campinas – Paulínia (SP-332).

Dicas de Hospedagem Campinas

A cidade possui uma vasta gama de opções de hotéis, pousadas e hostels para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.