Atrações culturais de Campinas, cidade cosmopolita de São Paulo

Campinas é uma cidade paulista situada a aproximadamente 93 km da capital São Paulo e a cerca de 285 km da bela cidade litorânea de Ubatuba. Historicamente baseada no ciclo do café, vigente no estado a partir do século XIX, a cidade desenvolveu-se tanto culturalmente, quanto industrialmente, e hoje, é um polo tecnológico do estado.

Por sua grande importância histórica, Campinas possui diversas atrações culturais, como museus, fazendas e diversas outras atividades que conectam o passado cafeeiro com a modernidade. Além disso, o município possui diversas atrações naturais, como parques, bosques e reservas que conectam o visitante à natureza. Confira algumas atrações culturais de Campinas.

Maria Fumaça (foto: https://viajantesemfim.com.br/passeio-de-maria-fumaca-campinas-jaguariuna/)

Atrações Culturais de Campinas

  • Maria Fumaça Campinas – um dos passeios mais conhecidos da cidade é o de Maria Fumaça, que liga a cidade a Jaguariúna, e é denominado até como um museu dinâmico. Isso porque a Maria Fumaça tem o objetivo de preservar a história das ferrovias brasileiras, passando por diversas fazendas históricas, estações antigas, pontes sobre diversos rios da região, além de permitir ao visitante fugir das grandes cidades. É um passeio que não pode ser deixado de lado, e que tem duração de 3 horas e meia ida e volta. Vale lembrar que o passeio possui opções de lanche para venda e almoço.
  • Mercado Municipal – reza a lenda que para um visitante conhecer a fundo a cidade, ele deve ir ao mercado municipal. Em Campinas, não é diferente. Lá o turista tem acesso a diversas frutas, flores e até mesmo lembrancinhas dessa bela cidade. Vale a pena dar uma passada lá. Endereço: Av. Benjamin Constant – Centro – Vila Itapura.
  • Torre do Castelo – construído inicialmente com a função de promover o abastecimento de água da cidade, o Castelo d’água tinha capacidade para cerca de 250 mil litros de água em seus 27 metros de altura. É um dos pontos mais altos da cidade, que permite ua visualização 360º, sendo que nas janelas há explicações sobre os pontos que estão sendo vistos pelos visitantes. A entrada é gratuita e há até um museu em seu interior. Endereço: Praça Vinte e Três de Outubro, Av. João Erbolato, S/N – Castelo. Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 21h.

    Observatório Municipal de Campinas (foto: https://campinas.agendacidade.com/observatorio-municipal-jean-nicolini/programacao-especial-de-ferias-no-observatorio/)
  • Observatório Municipal Jean Nicollini – aberto em 1977, o Observatório tem como objetivo divulgar a astronomia ao público em geral, por meio da observação, geralmente quando as condições climáticas estão favoráveis, das estrelas e constelações. As visitas vão de 17h às 21h, todos os domingos. Vale a pena conhecer e se encantar. Endereço: Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras.
  • Catedral Metropolitana de Campinas – situada bem no centro da cidade, a catedral foi inaugurada em 1883 e chama a atenção dos visitantes não somente por sua imponência, mas por sua bela arquitetura barroca no interior e por sua história, uma vez que levou 76 anos para ser construída. Dê uma passadinha lá quando estiver na cidade. Endereço: Praça José Bonifácio, s/n, Centro.
  • Estação Cultura – atualmente funciona como um espaço multicultural da cidade, no qual são realizados diversos shows e exposições artísticas. Além disso, é um local ideal para os amantes do turismo histórico, uma vez que possui arquitetura de época, que remete ao ciclo do café, que deu origem à cidade de Campinas. Endereço: Praça Mal Floriano Peixoto – Vila Rialto.
  • Praça Carlos Gomes – uma das praças mais bonitas e famosas da cidade, leva o nome de um dos maiores compositores do Brasil. Possui diversas palmeiras imperiais, grandes árvores, além de um coreto de um chafariz que dão um charme extra ao local. Excelente opção para quem busca a calmaria e o contato com a natureza em meio à correria das grandes cidades.

    Praça Carlos Gomes (foto: http://republicadecampinas.com.br/2017/07/25/praca-carlos-gomes-tributo-criacao/)
  • Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas – fundado em 1967, o museu conta com um acervo que retrata a história da cidade por meio de imagens sacras. Há cerca de 120 obras, e 2 mil no acervo, divididas entre pinturas, esculturas e objetos religiosos. Endereço: Rua Doutor José Ferreira de Camargo, 844, Nova Campinas.
  • Fazenda Rio das Pedras – inaugurada em 1885 para a produção de açúcar na região, a Fazenda Rio das Pedras  acabou se tornando conhecida devido a sua grande influência na produção cafeeira, chegando a produzir cerca de 150 mil pés de café. Atualmente, é um conjunto arquitetônico que abriga a Casa Grande, a Casa de Máquinas e a Casa de Colonos. Vale a pena conhecer. Endereço: Estrada da Rhodia, km 12 – Barão Geraldo.

Dicas de Hospedagem em Campinas

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.