O Parque Estadual do Biribiri está inserido no complexo da Serra do Espinhaço; que se estende pelos estados de Minas Gerais de Bahia.

A Vila Biribiri, inserida na área do parque, possui importante registro da história da indústria têxtil mineira; pois foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos, criada pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos, em 1876; uma das primeiras comunidades fabris do estado.
Parque Biribiri e suas atrações
Localizado a apenas 3 quilômetros da região central da cidade Diamantina, foi criado em 1998 e é uma área composta por cerrado, matas de galeria e campos rupestres, nos quais podem ser encontrados exemplares diversificados e preservados da fauna e da flora.
O Parque é composto por lindas cachoeiras, como a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela – com formação de piscininhas ótimas para banhos; espaços para trilha; além de vestígios que datam da época da exploração de ouro e diamante na região.
Possui cobertura vegetal nativa composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria.

Na área do Parque são encontrados diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, tais como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.
Os visitantes que têm a oportunidade de conhecer Biribiri, se encantam não somente por seu casario; mas principalmente pelas paisagens de beleza cênica, com seus rios de leitos de pedras, formando cachoeiras e atravessando campos.
Diamantina
Cidade secular, que mistura história, tradição, beleza e aventura em um só lugar; possui vários entretenimentos, que atraem mais de dois milhões de visitante anualmente.
Famosa pelo carnaval de rua, que agita os foliões e pelas vesperatas, que embalam os amantes da música de abril a outubro, levando boa música aos ouvidos mais exigentes.