Parque Biribiri, une a história e a beleza em um só lugar

Parque Biribiri (Foto: http://rosadaserra.blogspot.com.br/2013/05/parque-estadual-do-biribiri-diamantina.html)
Parque Biribiri (Foto: http://rosadaserra.blogspot.com.br/2013/05/parque-estadual-do-biribiri-diamantina.html)
5 (100%) 1 vote

O Parque Estadual do Biribiri está inserido no complexo da Serra do Espinhaço; que se estende pelos estados de Minas Gerais de Bahia.

A Vila Biribiri, inserida na área do parque, possui importante registro da história da indústria têxtil mineira; pois foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos, criada pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos, em 1876; uma das primeiras comunidades fabris do estado.

Parque Biribiri e suas atrações

Localizado a apenas 3 quilômetros da região central da cidade Diamantina, foi criado em 1998 e é uma área composta por cerrado, matas de galeria e campos rupestres, nos quais podem ser encontrados exemplares diversificados e preservados da fauna e da flora.

Diamantina MG (Foto: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/32)

O Parque é composto por lindas cachoeiras, como a Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira da Sentinela – com formação de piscininhas ótimas para banhos; espaços para trilha; além de vestígios que datam da época da exploração de ouro e diamante na região.

Possui cobertura vegetal nativa composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria.

Na área do Parque são encontrados diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, tais como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.

Os visitantes que têm a oportunidade de conhecer Biribiri, se encantam não somente por seu casario; mas principalmente pelas paisagens de beleza cênica, com seus rios de leitos de pedras, formando cachoeiras e atravessando campos.

Diamantina

Cidade secular, que mistura história, tradição, beleza e aventura em um só lugar; possui vários entretenimentos, que atraem mais de dois milhões de visitante anualmente.

Parque Estadual do Biribiri MG (Foto: http://rosadaserra.blogspot.com.br/2013/05/parque-estadual-do-biribiri-diamantina.html)

Famosa pelo carnaval de rua, que agita os foliões e pelas vesperatas, que embalam os amantes da música de abril a outubro, levando boa música aos ouvidos mais exigentes.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.