Parque Nacional da Serra Geral e Cânion Fortaleza – RS

Parque Nacional da Serra Geral RS (Foto: http://www.extremos.com.br/artigos/AndreDib/090729-Pedalando-pelo-Parque-Nacional-da-Serra-Geral.asp)
Parque Nacional da Serra Geral RS (Foto: http://www.extremos.com.br/artigos/AndreDib/090729-Pedalando-pelo-Parque-Nacional-da-Serra-Geral.asp)
5 (100%) 1 vote

Parque Nacional da Serra Geral RS localiza-se a 22 Km da cidade de Cambará do Sul, principal cidade próxima ao parque; e abrange os estados do Rio Grande do Sul (municípios de Cambará do Sul e São Francisco de Paula) e de Santa Catarina (municípios de Jacinto Machado e Praia Grande).

Como chegar ao Parque Nacional da Serra Geral RS?

O acesso ao Parque é por estrada de terra, porém, em bom estado de conservação. O local é aberto ao público de segunda a domingo, das 08:00 às 17:00. É bom providenciar alimentos e bebidas antes de ir, pois, esses serviços não são oferecidos por lá.

Conheça o Parque Nacional da Serra Geral RS

O parque possui flora variada, um mix de 3 importantes formações fitogeográficas: Mata de Araucárias, Campos e Mata Atlântica. Quanto à fauna, há uma bela biodiversidade, com destaque para a águia-cinzenta, o lobo guará, a onça parda (suçuarana) e o veado campeiro.

No relevo encontram-se paredões verticais com até 700 m de altura, formando grandes cânions, visitados por turistas do mundo inteiro. O mais conhecido cânion da região é o Fortaleza, que recebeu este nome em decorrência da configuração do terreno, que lembra as muralhas de um forte.

O gigante possui cerca de 5.800 m de extensão, 2.000 m de largura e uma profundidade média de 600 m.
Para contemplá-lo é necessário percorrer uma trilha com 1700 m de extensão no Morro Fortaleza. Do alto tem-se uma visão de 95% do cânion. É possível, inclusive, em dias claros, avistar as praias na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Não deixe de levar binóculo!

Seguindo pela trilha da Cachoeira do Tigre Preto, uma cachoeira com 3 quedas d’água e que merece ser visitada, pode-se alcançar a Pedra do Sossego. Uma pedra com 5 metros de altura e massa de aproximadamente 30 toneladas, apoiada sobre uma base de 50 cm.

A melhor época para visitação é durante o inverno. Lembre-se, contudo, de que o frio é bastante intenso por lá. O mês de setembro é o mais chuvoso.

Dicas de hotéis Parque Nacional da Serra Geral RS

Cambará do Sul

Hotel Parador Casa da Montanha Ecovillage
– Hotel Fazenda Pindorama
– Cambará EcoHotel
– Pousada Oliveira
– Paradouro do Fortaleza
– Pousada Estância do Cambará
Pousada Cafundó
– Pousada Aparados
Pousada Recanto das Gralhas

Praia Grande (SC)

Morada dos Canyons
Pousada Aracema

Parque Nacional da Serra Geral SC (foto fonte http://sociedadepublica.com.br/parque-nacional-da-serra-geral/)
Parque Nacional da Serra Geral RS (foto fonte http://www.extremos.com.br/artigos/AndreDib/090729-Pedalando-pelo-Parque-Nacional-da-Serra-Geral.asp)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.