Ruínas de São Miguel RS, são originadas das missões jesuíticas na América, também chamada de Reduções, que eram povoados indígenas criados e administrados por padres da Ordem Jesuíta; com o objetivo de evangelizar e de civilizar os nativos (índios ) que por aqui viviam.
Na cidade de São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, foi instalada a Redução de São Miguel Arcanjo, integrante dos Sete Povos das Missões.
Ruínas de São Miguel RS
A Redução de São Miguel possuía uma praça quadrangular, localizada no centro e em frente à igreja. Ao norte, localizava-se a igreja (cujo projeto foi inspirado na Igreja de Gesú, em Roma) , o colégio e o centro. Os outros três lados eram ocupados pelas casas dos índios.
Atualmente no local encontram-se cinco remanescentes dessa Redução, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, desde 1983.
Tais remanescentes representam um importante testemunho da ocupação sistematizada do território, e das relações culturais que se estabeleceram entre os povos nativos, na maioria do grupo étnico Guarani, e missionários jesuítas europeus.
As visitas às ruínas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo podem ser feitas de terça-feira a domingo. Há uma pequena taxa para entrada, com objetivo de manutenção. O local recebe muitos turistas da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Como chegar às ruínas de São Miguel RS
São Miguel das Missões encontra-se a aproximadamente 480 Km de Porto Alegre. Os aeroportos mais próximos, com voos regulares, são do de Santa Maria e o de Passo Fundo, ambos no RS.
Para quem vai ao Sítio, vale a pena dar uma esticadinha até a vizinha cidade de Santo Ângelo (aproximadamente 56 Km) e conhecer a encantadora Catedral Angelopolitana.
Hotéis em São Miguel das Missões RS
Dicas de Hotéis em Santo Ângelo RS

