Copacabana, praia paraíso do Rio de Janeiro

Das praias mais famosas do mundo, essa emblemática praia brasileira é um destino muito procurado por turistas no Rio de Janeiro, com  águas frias ótimas para refrescar durante o verão, além de ser uma praia que não perde sua beleza no inverno brasileiro.

Nada melhor que começar o dia tomando um café no Forte de Copacabana, caminhando pelas calçadas de pedras pretas e brancas, e ainda tomar uma água de coco contemplando o mar. Ao meio dia, almoçar em um dos diversos restaurantes requintados da orla e ao final do dia comtemplar o por do sol e a visão da Pedra do Leme.

Copacabana (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Copacabana#/media/Ficheiro:Praia_de_Copacabana_-_Rio_de_Janeiro,_Brasil.jpg)

Como chegar a praia?

Por estar localizada na cidade do Rio de Janeiro e ser um dos locais mais bem visados, a praia de Copacabana possui diversas formas de se chegar, podendo ser via ônibus comum e metrô, de modo que através do site Moovit você pode visualizar várias linhas e horários.

Para quem chega dos aeroportos do Galeão ou Santos Dumont, é possível contratar ônibus executivos que vão diretamente ao bairro de Copacabana, e se preferir mais conforto e privacidade, pode chamar um táxi ou Uber.

Dicas do que fazer na praia de Copacabana:

  • Caminhar pelo calçadão – O calçadão começa próximo ao Leme e se estende ao Forte de Copacabana, que a propósito é um local com uma vista incrível. Este trecho de 4,15 quilômetros é ótimo para caminhar, e é onde provavelmente você irá se deparar com muita gente em qualquer horário do dia, inclusive nas altas temporadas de verão.
  • Mergulhar nas águas entre os postos 6 e 7 – Essa região possui águas mais calmas e ótimas para banho, sendo uma ótima opção para se refrescar no verão. Além disso, existem barracas bem cuidadas vendendo comidas e bebidas.
  • Praticar esportes na areia e no calçadão – Correr ao amanhecer ou entardecer são ótimas atividades a se realizar vislumbrando a paisagem. Além de caminhar, você pode pedalar pela ciclovia João Saldanha que corta Copacabana em direção a Ipanema. Vale ressaltar que ao longo da praia é possível alugar bicicletas para os passeios como as BIKES ITAU. Nas areias douradas da praia são realizados eventos como campeonatos de vôlei de praia, futebol de praia, shows e demais atividades, sendo um lugar que exala saúde e bem estar.
  • Tirar uma foto com a estátua de Carlos Drummond de Andrade – Essa talvez será uma das lembranças mais simbólicas dessa linda praia. Na altura do posto 6, é possível encontrar a estátua sentada em um banco onde você pode tirar uma foto com o monumento que homenageia esse famoso escritor mineiro, da cidade de Itabira, apaixonado pelo Rio de Janeiro.
  • Curtir o Réveillon – A praia é sede de uma das queimas de fogos de artifício mais famosas do mundo, atraindo turistas de todos os 4 cantos do globo; e para ter uma boa experiência, é ideal chegar com antecedência e escolher o melhor local para ver a festa de luzes da virada de ano.
  • Aproveitar o Carnaval – Com certeza você já deve ter ouvido falar do Carnaval carioca. Pois bem, ele é celebrado na orla com trios elétricos além de vários cantores famosos. Essa é um das festas que mais movimenta a cidade, e acaba por ser um período que a praia fica cheia, então se você gosta de euforia e muita gente, essa festa vai tirar seu fôlego.
  • Visitar o Forte de Copacabana – O Forte de Copacabana foi sede do Levante dos 18 do Forte, um acontecimento histórico muito relevante para a república.  Além de visitar esse monumento, você pode se sentar e tomar café nos comércios locais, além contemplar a bela paisagem da Cidade Maravilhosa. Vale a pena conferir os ingressos e horários de funcionamento no site de Visitação do Forte de Copacabana.

    Alameda Octavio Correa
    (link:http://www.mhexfc.eb.mil.br/images/phocagallery/PastaInterna/08ALAMEDAFHD.jpg)

Onde comer e se hospedar?

Além de diversos pontos turísticos icônicos, Copacabana possui uma série de opções gastronômicas de tirar o fôlego como o Marius Degustare, Confeitaria Colombo, Café 18 do Forte, Quiosque Nativoo. Para hospedagem, você possui opções de hotéis famosos como o Copacabana Palace, Hotel Emiliano, Grand Mercure e uma opção mais em conta que é o Astoria Palace.

Belmond Copacabana Palace (foto: https://www.belmond.com/pt-br/hotels/south-america/brazil/rio-de-janeiro/belmond-copacabana-palace/gallery)

Enfim, Copacabana é perigoso para turistas?

Assim como qualquer capital, o Rio de Janeiro enfrenta problemas de segurança. Os lugares mais frequentados por turistas são mais seguros, sendo ideal evitar andar com objetos de muito valor e expostos. Andar em Copacabana não quer dizer que ao sair, um assalto ou arrastão acontecerá, mas pode acontecer. Sendo assim, aproveite Copacabana com cuidado, e se divirta em uma das praias mais bonitas e famosas do Brasil.

Fatos legais sobre Copacabana

  • Essa praia foi homenageada por Tom Jobin em sua música “Copacabana”;
  • A construção do calçadão com pedras em preto e branco foi realizada em formato de ondas para representar o encontro das águas do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. Essa arquitetura foi trazida de Portugal e se encontra na praia até hoje;
  • A praia de Copacabana foi alargada artificialmente e inaugurada em 1971. Antigamente, as ondas ameaçavam a orla e os edifícios beira-mar.
  • Em 18 de fevereiro de 2006, a banda Rolling Stones cantava para 1,5 milhão de pessoas na praia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.