As Piscinas Naturais de Maragogi e suas infinitas belezas

O conjunto de piscinas naturais de Maragogi é o maior de Alagoas, com as belas opções de Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba; que possuem rica vida marinha; além de serem vazias e preservadas, mesmo sendo menores.

Como as piscinas são rasas, bastam uma máscara e um snorkel para ver milhares de peixinhos bem de perto. Os barcos partem da praia central. Há ainda a Croa de São Bento, acessível por jangada; a partir do vilarejo de São Bento.

As piscinas naturais de Maragogi fazem parte da APA Costa dos Corais – Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que está sob responsabilidade do ICMBio – Instituto Chico Mendes.

A área protegida começa em Paripueira, a primeira cidade ao norte de Alagoas após Maceió, até Tamandaré, já no Estado de Pernambuco. O litoral compreende 120 km de praias; além de ser a maior unidade de conservação marinha do Brasil, criada em 1997.

Praias de Maragogi AL (Foto: http://www.maragogionline.com.br/)
Piscinas Naturais de Maragogi AL (Foto: http://www.maragogionline.com.br/)

Quando visitar as piscinas naturais?

Para visitar as piscinas naturais de Maragogi,  o ideal será seguir a recomendação da APA Costa dos Corais, indicadas abaixo:

-O visitante deverá ficar atento ao horário da maré. Os visitantes podem ir entre 2 horas antes e 2 horas depois do pico mais baixo da maré.

-Nos dias de “maré morta” (quando não há variação de maré), o passeio às piscinas não é permitido.

– O recomendado é realizar o passeio se a maré estiver abaixo de 0,4 m. Acima dessa altura, a água fica muito mexida e turva, sem contar que pode não dar pé.

Maragogi AL (Foto: http://www.maragogionline.com.br/)
Maragogi AL (Foto: http://www.maragogionline.com.br/)

Como agendar o passeio?

A melhor forma é seguir a recomendação do hotel escolhido, que sempre faz boas recomendações de empresas credenciadas.

O horário de saída dependerá das tábuas das marés e a empresa dará com exatidão os melhores horários.

Ao longo  da orla da praia de Maragogi, há vários representantes de empresas, que oferecem passeios; mas vale a pena se certificar sobre a idoneidade das empresas.

Como chegar?

Para chegar nas piscinas naturais, o transporte é através de catamarãs, barcos ou de lanchas rápidas.
O visitante deverá ter o cuidado para comprar os passeios em lugares físicos; pois assim em caso de problemas, ficará mais fácil de encontrar a pessoa que te vendeu o passeio.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.