Cachoeiras de Capitólio, e o ecoturismo em Minas Gerais

Capitólio é uma cidade do leste mineiro, situada a 312 km da capital do estado, Belo Horizonte, e a 240 km da aconchegante Poços de Caldas. Conhecida carinhosamente como “Mar de Minas”, por ser cercada pela enorme lagoa da hidrelétrica de Furnas, a cidade é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, principalmente no verão, quando atrai visitantes de todo o Brasil.

Isso se deve ao fato de que, além de diversos passeios de lancha pelo lago de Furnas, há diversas e belíssimas cachoeiras de tirar o fôlego localizadas por lá; trilhas de diversos graus de dificuldade e que levam a locais incríveis; dentre outras atrações que valem a visita. Mas, que tal conhecer um pouco melhor das cachoeiras de Capitólio e começar a programar sua viagem pra lá?

Cachoeiras de Capitólio (foto: https://www.melhoresdestinos.com.br/capitolio.html)

Como chegar?

Caso o visitante opte por ir de avião, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins, que se localiza a 367 km de Capitólio, em um trajeto por meio das rodovias BR-262 e MG-050. Já para quem vem da região de Tiradentes, são cerca de 309 km a serem percorridos pela BR-494 e MG-050.

Melhores cachoeiras de Capitólio – MG

  • Cachoeiras Retiro Viking – um local ainda pouco conhecido, mas que vale a pena ser explorado é o Retiro Viking, que abriga um conjunto de cachoeiras belíssimas no município. As 5 cachoeiras principais são ligadas entre si por meio de trilhas não muito longas, e bem legais; que desembocam em quedas d’água com excelentes poços para banho. Dentre as mais belas, a Cachoeira do Trovão é a mais imponente e mais alta; ao passo que a Cachoeira Caixinha de Surpresas é ideal para quem busca uma hidromassagem natural. Não deixe esse complexo de fora do seu roteiro.
Cachoeiras Retiro Viking (foto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/cachoeiras-retiro-viking-243-6635-l.html)
  • Cachoeiras Paraíso Perdido – um dos locais mais frequentados pelos turistas, também é um dos que possui melhor infraestrutura para atender os visitantes. Com mais de 18 atrações, esse complexo é ligado por trilhas, e possui cachoeiras e poços de tirar o fôlego. Dentre os principais, estão a Cachoeira da Árvore e o Poço da Prainha, que não podem ficar de fora do seu roteiro. Por lá, vale ressaltar que também existem belíssimos cânions e opções de esportes radicais como tirolesa e rapel para os mais aventureiros.
Cachoeiras Paraíso Perdido (foto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/cachoeiras-paraiso-perdido-243-6637-l.html)
  • Cachoeira do Lobo – uma das mais imponentes da região, a Cachoeira do Lobo tem 25 metros de altura, e um poço bem interessante para quem busca mergulhar. Além de trilhas, o local também conta com uma boa infraestrutura por estar situado na propriedade de uma pousada, o que também gera uma taxa de visitação ao local.
Cachoeira do Lobo (foto: http://guiaminasshow.com.br/destino/cachoeira-do-lobo/)
  • Cachoeira Fecho da Serra – uma das cachoeiras mais bonitas de Capitólio, a cachoeira Fecho da Serra está situada em um vale de mesmo nome, e possui uma queda de 30 metros de altura, que, ao final, forma um belo poço de águas cristalinas e geladas, ideais para quem busca se refrescar um pouco em meio à natureza exuberante.
Cachoeira Fecho da Serra (foto: http://guiaminasshow.com.br/destino/cachoeira-fecho-da-serra/)
  • Cachoeira do Filó – situada em São João Batista da Glória, é uma das cachoeiras que possui mais fácil acesso, e que dispõe de uma piscina natural realmente grande e bela; que entra em contraste com a queda d’água, que não é tão grande assim. Por estar situada às margens da estrada, tem uma trilha bem curta e leve para se chegar até ela.
Cachoeira do Filó (foto: https://portaldachalana.com.br/materia/249/cachoeira-do-filo-em-capitolio-)
  • Cachoeira da Pedra Ancorada – um outro local que vale a pena ser visitado, é a região da Pedra Ancorada, em que há a formação de pequenas quedas d’água, além de poços entremeados por formações rochosas belíssimas, formando ofurôs esculpidos pela própria natureza. Além disso, se você é do tipo de pessoa que adora tirar belos registros, por lá também existe a famosa pedra ancorada, que rende belíssimas fotos.
  • Cachoeira da Capivara – outro cartão postal de Capitólio, a cachoeira da Capivara assume uma coloração dourada em determinados momentos do dia, que a tornam indescritivelmente linda. Assim como a cachoeira do Filó, a queda não é tão grande, mas o poço compensa por seu tamanho e beleza. Não deixe de conhecer.
Cachoeira da Capivara e Pedra Ancorada (foto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/cachoeira-da-capivara-e-cachoeira-da-pedra-ancorada-243-6634-l.html)

Dicas de hotéis em Capitólio – MG

Se encantou pelas cachoeiras de Capitólio e tá pensando em conhecer essa bela cidade mineira? Pois saiba que o município conta com excelentes e variadas opções de hospedagem para atender aos mais variados tipos de visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.