Araguaína, a cidade das águas no estado do Tocantins

Araguaína, a cidade das águas no estado do Tocantins (foto: https://mapio.net/pic/p-5396548/)

Araguaína é uma cidade tocantinense, localizada a aproximadamente 383 km da capital Palmas e a 672 km do Parque Estadual do Jalapão. Com cerca de 175 mil habitantes, a cidade ocupa o cargo de segunda maior do estado, ficando atrás somente da capital; e é uma das cidades mais procuradas do estado pelos amantes do ecoturismo, dada sua grande variedade de cachoeiras e atrações naturais de tirar o fôlego. Conheça um pouco mais sobre esse belo município e programe sua viagem!

Praia do Garimpinho (foto: https://www.folhadobico.com.br/)

Como chegar em Araguaína?

Para se chegar na cidade, partindo de Palmas, a melhor maneira é através da BR-226. Já para aqueles que vêm de Belém do Pará, a melhor opção para percorrer os 841 km que separam as duas cidades é através da BR-010 e da BR-226, passando pela cidade maranhense de Imperatriz. Já para os que vêm de outras regiões brasileiras, há um aeroporto na cidade, que recebe pequenos aviões da empresa aérea Azul.

O que fazer em Araguaína – TO?

Parque Cimba (foto: https://www.portalonorte.com.br)
  • Tomar um banho na Cachoeira Véu de Noiva – um dos principais cartões postais da cidade, essa bela cachoeira conta com mais de 26 metros de altura, cuja queda d’água forma uma piscina natural bem embaixo. Além de ser linda, é uma ótima opção para relaxar em meio à natureza. No local, há bares, chalés, área para camping e infraestrutura para atender aos visitantes que por lá passarem.
  • Conhecer a Praia do Garimpinho – localizada às margens do Rio Araguaia, que dá nome à cidade, a praia é, na verdade, um conjunto de ilhas bem rústicas que permitem um grande contato com a natureza, com a fauna e flora locais. Dentre as principais, estão a praia dos Porcos, do Urubu e do Genésio, cujas extensões variam de 800 a 1500 metros. Vale a pena conhecer.
  • Visitar o Parque das Águas Jacuba – outra ótima opção para se refrescar em meio ao
    Cachoeira Véu das Noivas (foto: https://www.portalonorte.com.br/)

    calor de Araguaína, o Balneário Jacuba como também é conhecido, é formado por diversas piscinas naturais formadas no córrego que dá nome ao local. Além de quadras, playgrounds, bares, restaurantes e lanchonetes, que conferem ao local uma excelente infraestrutura, também é permitida a prática de alguns esportes, como a caminhada e até mesmo a canoagem. Não deixe de dar uma passada por lá. Endereço: Av. Filadélfia, 7125 – St. Oeste.

  • Degustar da deliciosa gastronomia tocantinense – por ser um estado que possui grandes influências da cultura indígena, a culinária local também é bastante influenciada. Desse modo, nos restaurantes e bares locais, o turista pode conhecer e provar diversos pratos à base de peixe, o arroz com pequi, dentre outras iguarias deliciosas.
  • Dar uma passada no Parque Cimba – também conhecido como Eco Parque Cimba Benedito Vicente, o Parque Cimba é um dos locais preferidos dos moradores da cidade. Com aparelhos de ginástica e locais de lazer para as crianças, conta com pistas de caminhada e de ciclismo para quem busca praticar algum esporte durante a viagem e conhecer um pouco mais dessa bela cidade. Vale ressaltar que ocorrem festas locais e apresentações culturais no local.

Hotéis em Araguaína

A segunda maior cidade do Tocantins dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.