Viçosa, bela e gelada cidade da Zona da Mata Mineira

Rate this post

Viçosa é uma cidade do interior de Minas Gerais, localizada a 225 km da capital Belo Horizonte e a cerca de 168 km da Manchester mineira, Juiz de Fora. Conhecida tradicionalmente por ser uma cidade universitária, Viçosa abriga uma das universidades federais mais bonitas do Brasil, a UFV; além de mais 4 instituições de ensino superior. Além disso, é uma cidade relativamente pequena, com pouco mais de 70 mil habitantes, que se caracteriza pela produção do melhor doce de leite do Brasil; e é uma cidade que tem temperaturas médias em torno de 19°C. Confira algumas das opções de turismo na cidade, e programe sua viagem!

Universidade Federal de Viçosa (foto: http://www.pos.entomologia.ufv.br/vicosa/)

O que fazer em Viçosa – MG?

  • Conhecer a UFV – embora seja uma instituição de ensino superior, a Universidade Federal de Viçosa também é um dos cartões postais da cidade. Com uma história que vale a pena ser conhecida, é o local ideal para fazer caminhadas ao redor da enorme lagoa, para se fazer um piquenique à tarde nos gramados, ou até mesmo para aproveitar um domingo à tarde com a família nesse cenário digno de filmes. Vale a pena conhecer. Endereço: Av. Peter Henry Rolfs, Centro.
  • Visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Rita de Cássia é a padroeira da cidade, e em sua homenagem, foi construída a igreja matriz da cidade em 1800. Com uma arquitetura imponente, que lembra a arquitetura romana, é um local para ser contemplado, mas que também vale a pena ser conhecido por dentro.
  • Tirar belas fotos no Cristo Redentor –  assim como a cidade maravilhosa, Viçosa também possui uma estátua do Cristo, que fica em um dos pontos mais altos da cidade. De lá, é possível ter uma visão panorâmica do município, além de tirar belíssimas fotos por atuar como um mirante. Está localizado no alto do bairro Bela Vista.

    Mata do Paraíso (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Conhecer o Museu Histórico da UFV – além da beleza externa, a UFV abriga diversos museus e locais que valem a visita. No caso do Museu Histórico, há um grande acervo sobre a história do Brasil e de Minas Gerais. Além de ser extremamente charmoso por fora, seus objetos são muito interessantes. Vale a pena conferir. Endereço: Av. PH Rolfs – s/nº – ao lado da Caixa Econômica Federal, Campus Viçosa.
  • Dar uma passadinha na Avenida Santa Rita – caso você esteja procurando vida noturna agitada e com baixo custo, a “Rita”, como é carinhosamente chamada pelos habitantes é a melhor opção. Como a cidade possui diversos estudantes, eles costumam se reunir lá sempre que possível, nos diversos barzinhos que existem  por lá. E acredite, a rua inteira é tomada nos dias mais cheios, de modo que não há tráfego de veículos. Mesmo que o visitante seja adepto a opções mais tranquilas, vale a pena passar lá para conhecer.
  • Visitar as feiras livres – uma opção bem legal é conhecer as feiras da cidade, como a Feira Noturna, que ocorre todas as quartas-feiras na Praça Maestro Hervé Cordovil; mas também a Feira Livre, que ocorre aos sábados e conta com diversos quitutes e opções de frutas e hortaliças.
  • Fazer uma trilha na Mata do Paraíso – a Mata do Paraíso é pertencente à UFV e é um centro de pesquisa e de conservação de espécies animais e vegetais. Todavia, há possibilidade de agendar trilhas de diversos graus de dificuldade com a presença de um guia, que fazem com que o turista tenha um maior contato com a natureza.
  • Desfrutar do melhor doce de leite do país e da gastronomia mineira – a cidade dispõe de excelentes opções de bares, pubs e restaurantes, desde os mais simples até os mais requintados. Dessa forma, apreciar a deliciosa gastronomia mineira é muito fácil, sendo que grande parte das opções encontra-se na famosa avenida PH Rolfs. Além disso, a Viçosa é a cidade da fábrica do melhor doce de leite do país, o que faz com que ele seja facilmente encontrado em todas as padarias e mercearias da cidade.
  • Conhecer a Casa Arthur Bernardes – o ex presidente Arthur Bernardes era de Viçosa, o que faz com que existam várias homenagens a ele espalhadas pela cidade. A Casa Arthur Bernardes, por exemplo, foi construída em 1926 para funcionar como uma casa de férias do presidente, e atualmente funciona como um espaço cultural da cidade.

    Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia (foto: https://www.tripadvisor.com.brl)

Hotéis em Viçosa – MG

  • Bristol Viçosa Hotel – R. Dr. Milton Bandeira, 366 – João Mariano – Telefone: (31) 3899-8600 – Site
  • Hotel CEE – Av. Peter Henry Rolfs, S/N – Campus Universitário – Telefone: (31) 3612-2100 – Site
  • Hostel Casarão – R. Gomes Barbosa, 658 – Centro – Telefone: (31) 98529-3989 – Site
  • Sefiroh Hostel – R. Padre Horácio Borges, 263 – Santa Clara – Telefone: (31) 99142-087
  • Alfa Hotel – Pça. Dr. Cristóvão L. de Carvalho – 109 Centro – Telefone: (31) 3899-8800 –Site
  • Orquídea Hotel – R. Padre Serafim, 261 – Centro – Telefone: (31) 3899-4506 – Site
  • Príncipe Hotel – R. Prof. Sebastião Lopes Carvalho, 323 – Centro – Telefone: (31) 3891-7117 – Site
  • Classe A Apart Hotel – R. Dr. Milton Bandeira, 376 – São Sebastião – Telefone: (31) 3891-2821
  • Thiferer Hostel – R. Nasser Simão Muanis, 302 – Santo Antônio – Telefone: (31) 99826-3499
  • Mundial Parque Hotel – Av. Maria de Paula Santana, 2755 – João Braz Telefone: (31) 3891-2944 – Site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.