Assaí, cidade paranaense, com traços e cultura orientais

A cidade paranaense de Assaí está diretamente ligada à comunidade japonesa, assim como a maioria dos municípios da região norte do Paraná, atraída pelo solo fértil da região; mas os traços orientais são mais fortes neste município.

Como chegar?

O acesso é pela PR–090, sendo que a cidade está a 46 km de Londrina, na qual está o aeroporto mais próximo. A distância até Curitiba é de aproximadamente 380 km.

Assaí (foto http://www.viajeparana.com/Assai)
Assaí (foto http://www.viajeparana.com/Assai)

O que fazer?

  • Memorial da Imigração Japonesa (2018) inaugurado na comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Ele é o primeiro Castelo Japonês do Brasil e homenageia os colonizadores do município e os imigrantes japoneses. Está localizado no ponto mais alto da cidade, e destaca-se pelos seus 25 metros de altura, com 4 pavimentos, podendo ser visto de qualquer canto da cidade. Ele  conta com acervo da Cooperativa Integrada e peças doadas pela comunidade assaiense, retratando a cultura do café e do algodão, bem como uma exposição de painéis fotográficos, que contam a história do município. O local é sede da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.
  • Templo budista – Igreja Shoshinji é a mais antigo do Paraná em atividade, e destaca-se pela distinta arquitetura em estilo japonês, em madeira, com trabalho de construção realizado pela ajuda dos fieis.
  • Igreja Tenrikyo Três Barras, fundada em 26 de Janeiro de 1950, foi reformada em alvenaria, sendo uma das mais bonitas e mais visitadas da cidade, por sua história e arquitetura em estilo japonês.

    Assaí (foto https://www.assai.pr.gov.br/)
    Assaí (foto https://www.assai.pr.gov.br/)
  • Circuito Nipo Brasileiro, junção das diversidades locais, proporciona aos turistas uma viagem que contempla a cultura japonesa, em suas expressões na dança e culinária. Oferece ainda visitação aos templos, produção da raiz de lenkon (lótus), agricultura exótica, produção de motigomê (arroz japonês), brincadeiras com jogos rurais, e filosofia de vida. Há ainda o acervo de relíquias vindas do Japão, como roupas, fotos e objetos, que também fazem parte do circuito.
  • EXPOASA, uma das mais antigas do Brasil, a Exposição Agrícola de Assaí é realizada tradicionalmente em junho, desde 1943. O evento apresenta exposição de carros, motos e implementos agrícolas; além de apresentações artísticas japonesas e pratos típicos da culinária oriental.

Hotel

  • Hotel Sol Nascente, R. Manoel Ribas, 744, Telefone (43) 3262-1562.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.