Astorga, cidade origem da música sertaneja no Brasil

Astorga, cidade origem da música sertaneja no Brasil (foto: //www.bandab.com.br/cidades/mp-apreende-estatuas-de-chitaozinho-e-xororo-no-parana/)

Astorga é uma cidade do noroeste do estado do Paraná, a aproximadamente 420 km da capital Curitiba e a cerca de 65 km de Londrina. O município, que atualmente conta com 25 mil habitantes, é nacionalmente conhecida por ser a terra da famosa dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, o que faz com que Astorga tenha diversos pontos turísticos que levam o nome desses dois artistas.

Como chegar em Astorga?

Para quem sai de Curitiba, a melhor opção para se chegar em Astorga é por meio da BR-376, que corta o estado em direção ao norte, passando por Arapongas. Caso o visitante prefira ir de avião, a opção mais próxima é o aeroporto de Maringá, localizado a aproximadamente 64 km do município.

Astorga PR (foto: //www.astorga.pr.gov.br/ver_foto&album=1)

O que fazer em Astorga?

  • Portal Chitãozinho e Xororó – também conhecido como Ponto Turístico Granada, o portal, que tem a forma de uma viola, foi inaugurado pelos próprios cantores e busca homenageá-los; além disso, conta com restaurante, lojas de produtos artesanais e lanchonetes para atender aos turistas. Localiza-se na rodovia PR-218.
  • Santuário de Nossa Senhora Aparecida – inicialmente construída na forma de uma capela de 32 metros quadrados feita de tábua de palmito, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um dos pontos mais belos da cidade, que chama a atenção por sua imponência e arquitetura típicas. Vale a visita.
  • Praça Chitãozinho e Xororó – mais uma homenagem aos artistas que nasceram na cidade, a praça é um cartão postal do município que chama atenção principalmente por ter um chafariz cujo formato lembra o de um violão, instrumento característico da música sertaneja. Vale lembrar que assim como o portal que leva o nome da dupla, a praça também foi inaugurada na presença dos cantores.
  • Expoastorga – o evento tradicionalmente realizado em setembro é conhecido como “o rodeio que mais cresce no Paraná”, e conta com diversos lançamentos automobilísticos e de tecnologia no setor agropecuário, além de contar com diversos shows nacionais.

Hotéis e Pousadas Astorga

Astorga Park Hotel – Rua José Ferreira de Oliveira, 951
Telefone: (44) 3234-4444 – //www.astorgaparkhotel.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.