São Vendelino, pequena e aconchegante cidade gaúcha

São Vendelino é uma cidade localizada no extremo Sul do Brasil, a aproximadamente 113 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Situado na região denominada Vale do Rio Caí, o município encontra-se próximo à tradicional de bela Serra Gaúcha, e tem surpreendentes 2 mil habitantes, os quais são, em sua maioria, descendentes de imigrantes alemães. A cidade é conhecida como “O Pequeno Paraíso”, uma vez que possui belezas naturais de tirar o fôlego, e uma população extremamente acolhedora.

São Vendelino (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Como chegar em São Vendelino?

Para quem sai de Porto Alegre, o modo mais fácil de se chegar ao Pequeno Paraíso é por meio da rodovia RS-122, que corta o estado em direção à Serra Gaúcha. Desse modo, além de poder ir direto a São Vendelino, o visitante pode apreciar ainda belas cidades como São Sebastião do Caí e Bom Princípio, as quais estão no trajeto até o município.

O que fazer em São Vendelino?

  • Kerbfest e Kerbball – as duas principais festas da cidade são uma atração à parte para quem deseja conhecer um pouco mais desse pedacinho Rio Grandense; ambas buscam homenagear o padroeiro da cidade e resgatar um pouco das tradições alemãs. É uma ótima oportunidade de apreciar a gastronomia típica da região, repleta de cucas, pães e bolos além de degustar uma boa cerveja e um delicioso chope.
  • Pórtico da Cidade – um dos principais pontos que chamam a atenção na cidade é a entrada da cidade, uma vez que há a estátua de São Vendelino segurando uma caneca de chope para recepcionar muitíssimo bem os turistas.
  • Urwald Cervejaria – para aqueles que buscam apreciar cervejas artesanais, a cidade dispõe de uma cervejaria bastante tradicional e reconhecida nacionalmente.

    São Vendelino, pequena e aconchegante cidade gaúcha (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Apreciar a bela paisagem – por estar localizada em meio à mata preservada, a cidade tem paisagens estonteantes que chamam a atenção de qualquer turista, havendo pontes sobre o Arroio Feromeco que permitem ao visitante registrar belíssimas fotos. Vale ressaltar ainda que, por ser extremamente pacata, São Vendelino pode ser apreciada até mesmo em um dos bancos que ficam dispostos nas ruas que cortam a cidade, e que ficam ainda mais aconchegantes ao final da tarde.

Hotéis e Pousadas São Vendelino

A cidade não dispõe de opções de hotéis para atender aos visitantes, mas estes podem desfrutar das opções existentes nas cidades mais próximas, como Farroupilha e Garibaldi.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.