O que fazer em Barcelos, o segundo maior munícipio do Brasil?

A região norte do Brasil possui um grande número de cidades homônimas a outras de Portugal; uma delas é Barcelos, localizada à margem direita do Rio Negro, na região noroeste do estado do Amazonas.

Com uma população em torno dos 18.800 habitantes (conforme censo demográfico 2022) , portanto, uma cidade de pequeno porte, o município é enorme; com 122.476 Km2, Barcelos é o segundo maior município do Brasil.

Assim, a densidade demográfica do município é muito pequena: apenas 0,15 habitante/km2. Para se ter uma ideia do tamanho, o município de Barcelos tem uma área territorial 32% maior que a área de Portugal!

Barcelos, grande munícipio no Amazonas
Imagem: https://barcelosnanet.com.br/

Barcelos Capital

Em 1758 a cidade foi colocada como capital da Capitania de São José do Rio Negro (atual Amazonas), permanecendo nesta condição até 1791. Após 8 anos, Barcelos assumiu novamente o posto de capital do Amazonas até o ano de 1806, quando a capital passou a ser Manaus (de forma definitiva).

Curiosidades sobre Barcelos

Cercada de água por todos os lados, Barcelos tem uma frota de veículos muito reduzida. Pelas ruas da cidade é muito comum o uso de bicicletas, enquanto as viagens intermunicipais são feitas por meio de embarcações ou via aérea. Há voos com certa regularidade para Barcelos, partindo de Manaus, com duração de aproximadamente 1 hora e 45 minutos.

No município de Barcelos encontra-se também a cachoeira do El Dorado, a maior do país, localizada no Parque Estadual Serra do Acará, e acessada pelo Planalto das Guianas. Nada fácil chegar lá… É preciso muita disposição e acompanhamento de guia local. Em muitos casos, é preciso que a pessoa esteja inserida em algum grupo de expedição, de acordo com regulamentação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

Além de El Dorado, há outras cachoeiras que valem muito a visita, como a Cachoeira da Anta, Cachoeira do Boto, Cachoeira do Desabamento, Cachoeira do Cuieiras e Cachoeira da Surpresa. Novamente…. não é fácil o acesso. E tudo muito longe, em decorrência do tamanho absurdo do município.

Barcelos também é sede do Parque Nacional do Jaú e da Área de Proteção Ambiental de Mariuá, considerado o conjunto de ilhas fluviais do planeta, com cerca de 1400 ilhas.

Atualmente, os peixes ornamentais são o principal atrativo de Barcelos. O município exporta os peixinhos coloridos até para outros países. Os peixinhos ornamentais são de tamanha relevância para o município que há até um festival para eles. Normalmente no último final de semana de janeiro ocorre o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos (FESPOB). O local em que ocorrem as apresentações dos peixes é o Piabódromo; por lá ocorre uma acirrada disputa entre duas agremiações folclóricas, empurradas pelos “cardumes”, termo usado para designar os torcedores que ficam na arquibancada. Se ficou animado a participar de algum festival, não deixe para olhar hotel/pousada na última hora.

Como chegar a Barcelos?

Há basicamente 3 formas de chegar a Barcelos:

  • Via aérea: há voos regulares que comunicam Barcelos a Manaus.
  • Outra forma é o barco expresso, que leva 12 horas de Manaus a Barcelos.
  • E, ainda, o barco regional, carinhosamente chamado de “Recreio”, que leva cerca de 32 horas de Manaus a Barcelos.

Veja mais!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.