Os 10 melhores destinos de verão da região Norte

O Brasil é um país rico em destinos para todas as estações do ano, seja nas serras, nos parques nacionais ou nas belíssimas praias. E com o verão chegando, você já parou pra pensar em quais são os melhores destinos de verão da região Norte? Isso mesmo! Essa região, além de abrigar uma biodiversidade inigualável, também abriga destinos imperdíveis.

Por lá, além de se refrescar nas praias de água doce, e de se aventurar nos gigantescos rios que cortam os estados, o visitante tem a oportunidade de conhecer uma culinária diferente e deliciosa, com muita tapioca, peixes e frutos diversos. Por isso, que tal conhecer os melhores destinos de verão da região Norte e começar a preparar seu roteiro?

Os 10 melhores destinos de verão da região Norte

  • Manaus – AM

Pra começar a lista, nada melhor do que a capital Amazonense, Manaus. Essa cidade, que tem uma importância histórica e cultural enorme, abriga diversos museus muito interessantes, como o Teatro Amazonas; além de oferecer atrações naturais aos seus visitantes, como o famoso Encontro das Águas, em que o rio Negro encontra com o Solimões sem se misturar! É realmente uma cidade fantástica, com uma culinária surpreendente.

Encontro das Águas (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Alter do Chão – PA

Já para quem busca opções de praias de água doce, Alter do Chão é sem sombra de dúvidas, um excelente destino. Conhecida como “caribe amazônico”, a vila, que faz parte do município de Santarém, abriga a praia de água doce mais bonita do mundo! Por lá, além de águas do rio Tapajós que entram em contraste com areias muito brancas, há opções de trilhas, passeios de barco, e muita aventura para quem decide conhecer um pouco mais desse belo local.

Alter do Chão (foto: https://santarem.pa.leg.br/)
  • Jalapão – TO

Considerado um dos melhores destinos não somente da região Norte, mas também do Brasil, o Jalapão é literalmente de tirar o fôlego. Com cachoeiras e trilhas em meio à natureza preservada, os famosos fervedouros e muitas atrações, o parque permite ao turista praticar ao máximo o ecoturismo e conhecer a fundo a flora e a fauna locais. Não deixe de visitar!

Parque Estadual do Jalapão indicado para os amantes de belezas da natureza (foto: https://www.cidadeecultura.com/jalapao-tocantins/)
  • Porto Velho – RO

Uma outra capital que vale muito a pena ser visitada é Porto Velho, em Rondônia, que além de ter ares de uma capital, também carrega consigo ares de interior. Lá, além de conhecer a famosa ferrovia madeira-mamoré, que foi de grande importância para a história regional, o viajante pode fazer um lindo passeio pelo grande rio Madeira, que ao por do sol, forma um dos cenários mais bonitos da região.

Porto Velho, cidade que respira cultura e história em Rondônia (foto: https://www.hotelportomadeira.com.br/porto-velho)
  • Ilha de Marajó – PA

Se você já teve curiosidade de pesquisar sobre a Ilha de Marajó, já deve ter percebido que a vida por lá é bem diferente da rotina urbana à qual estamos acostumados, e esse é um grande ponto que atrai milhares de visitantes todo ano a esse paraíso. Além de o visitante conhecer diversas praias, há o tradicional passeio nos búfalos das várias fazendas que existem, e muita comida gostosa à base de açaí.

Praia de Barra velha (foto: https://viagi.blog.br/2018/10/14/belem-do-para-e-ilha-do-marajo/para_praiabarravelha_capa_viagi/)
  • Rio Branco – AC

Já para aqueles visitantes que buscam descansar, mas não abrem mão de conhecer uma boa capital, Rio Branco, no Acre é um destino bem interessante. A cidade, que também tem algumas lembranças de interior, possui várias atrações culturais, como museus, passeios de balão sobre a imensa floresta amazônica; mas também permite ao visitante navegar sobre o rio Acre, que é um passeio imperdível para quem curte um pouco de aventura.

Rio Branco, a capital de um dos estados mais novos do Brasil (foto: https://br.pinterest.com/pin/424393964864217962/)
  • Parque de Anavilhanas – AM

Prepare-se para conhecer um dos melhores destinos de verão da região Norte e também do Brasil: o Parque de Anavilhanas! Situado no município de Novo Airão, é um dos melhores locais no país para a prática do ecoturismo, onde se pode fazer trilhas em meio à floresta Amazônica; nadar com os lindos botos-cor-de-rosa, fazer um voo panorâmico sobre a selva, e de brinde conhecer ao máximo a flora e a fauna locais, que, como é de se imaginar, são de tirar o fôlego. Vale muito a pena conhecer!

Parque de Anavilhanas  (Foto fonte www.anavilhanaslodge.com)
  • Monte Roraima – RR

Se você gosta de se aventurar em meio à natureza, um outro destino que não pode ficar de fora dessa lista é o Monte Roraima, situado entre Brasil, Guiana e Venezuela. Esse monte, que tem o formato bem característico de uma mesa, atrai visitantes de todos os locais que buscam um pouco mais de adrenalina, e de conhecer uma região ainda não tão explorada, repleta de trilhas e de aventuras.

Monte Roraima (foto: https://www.infoescola.com/geografia/monte-roraima/)
  • Serras Gerais – TO

Outro destino que não pode ficar de fora dessa lista são as Serras Gerais do Tocantins, que englobam diversas cidades do estado com uma imersão enorme na natureza do estado. Por lá, além de muitas cachoeiras, trilhas, poços de águas cristalinas, e outras atrações naturais incríveis, o turista tem a oportunidade de se desligar da rotina e conhecer um dos destinos mais belos do Brasil.

Aurora do Tocantins (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/aurora-do-tocantins-/)
  • Belém – PA

Para fechar a lista, que tal conhecer uma das mais belas capitais da região Norte, que surpreende a todos pela sua riqueza cultural? Belém é o tipo de cidade que não pode ficar de fora do seu roteiro, visto que, além de museus e atrações naturais, a cidade também chama a atenção pela diversidade gastronômica, que pode ser facilmente notada no famoso Mercado Ver-O-Peso, que é parada obrigatória por quem se aventura por lá.

Estação das Docas Belém do Pará (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.