Brasília, a cosmopolita e contemporânea capital brasileira

Brasília, a cosmopolita e contemporânea capital brasileira (foto: https://blog.conhecendobrasilia.com/ponte-jk-conheca-essa-incrivel-atracao-de-brasilia/)

Brasília é a capital do Distrito Federal e também do Brasil, e está situada no coração do país, a 208 km de Goiânia e a 151 km de Pirenópolis. Fundada nos anos 1960 pelo então presidente Juscelino Kubischeck com a intenção de iniciar o maior povoamento do interior do país, a capital brasileira é uma cidade planejada, e tem grandes influências do arquiteto Oscar Niemeyer.

Catedral Metropolitana de Brasília (foto: https://www.viagemegastronomia.com.br/viagem/brasilia-completa-60-anos/)

Com uma população de quase três milhões de habitantes, é atualmente a terceira cidade mais populosa do país e conta com uma ótima infraestrutura tanto para seus habitantes, quanto para os turistas que por lá passam. Seus principais pontos turísticos chamam atenção não somente por sua bela arquitetura, mas por causa de seu interior e de sua história. Conheça Brasília!

O que fazer em Brasília?

  • Catedral Metropolitana – um dos pontos mais famosos da cidade é a bela catedral, que tem 16 arcos de concreto projetados por Oscar Niemeyer, os quais, conjugados com vitrais, formam um lindo templo que vale a pena ser visitado. Além disso, em seu interior há pinturas e esculturas belíssimas. Endereço: Esplanada dos Ministérios, lote 12.
  • Congresso Nacional – a sede do poder legislativo brasileiro é parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade onde a política brasileira ocorre. O belo prédio abriga tanto o Senado quanto a Câmara dos Deputados, e pode ser visitado internamente em determinados dias da semana.
  • Palácio do Planalto – outra construção do famoso arquiteto brasileiro, o Palácio do Planalto abriga o gabinete presidencial e é mais um prédio que vale a pena ser conhecido. Todavia, as visitas internas são feitas somente aos domingos, quando não há expediente interno.

    Jardim Botânico de Brasília (foto: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2016/12/31/jardim-botanico-usa-criatividade-e-parcerias-como-estrategia-de-gestao/)
  • Lago Paranoá – um dos principais cartões postais da cidade, o Lago Paranoá tem uma área de 40 quilômetros quadrados e é um lago artificial construído juntamente com a própria cidade. Ao seu redor, estão diversas opções de entretenimento de Brasília, incluindo ótimos bares, restaurantes, clubes e outros. O visitante também tem a opção de fazer um passeio de barco pelo lago e de conhecer a belíssima Ponte JK, outro cartão postal da cidade.
  • Conjunto Cultural da República – esse belo complexo abriga dois dos prédios mais importantes da cidade: o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional. O primeiro abriga diversas exposições itinerantes, que variam conforme a época do ano e que são muito interessantes. Já a Biblioteca, além de disponibilizar salas de estudo, dispõe de biblioteca digital para os interessados. Endereço: Setor Cultural Sul, Lt. 02, Asa Sul.
  • Jardim Botânico de Brasília – para quem busca um pouco de natureza em meio à vida urbana da capital federal, o Jardim Botânico é uma das melhores opções. Isso porque possui diversas trilhas, jardins temáticos, como o Jardim de Cheiros e o Jardim Evolutivo, além de horto medicinal, viveiro e orquidário. Vale lembrar que há restaurantes no local para apreciar a gastronomia brasiliense. Endereço: Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, Lago Sul.
  • Memorial JK – era de se esperar que o presidente responsável pela construção de Brasília tivesse um espaço dedicado a sua memória. Sendo assim, o Memorial JK permite que os turistas conheçam um pouco mais da história tanto de Juscelino, quanto da cidade. Além disso, é uma oportunidade única para se tirar uma foto com o casal Kubischeck.
  • Museu de Valores do Banco Central – ideal para os amantes da história e da economia, esse museu permite que os visitantes conheçam todas as moedas já utilizadas no Brasil, além de diversas moedas estrangeiras. Há diversos objetos utilizados na produção de moedas, como barras de ouro, que valem a visita. Endereço: Setor Bancário Sul, Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Asa Sul.

    Pontão do Lago Sul (foto: https://www.pontao.com.br/home)
  • Pontão do Lago Sul – outra parada obrigatória para quem visita a cidade, o Pontal do Lago Sul está às margens do Lago Paranoá e é um complexo de lazer com diversas opções para todos os tipos de turistas. Há diversos bares, restaurantes, quiosques, feiras, locais para shows, pista de caminhada e diversos outros. Por estar às margens do lago, o visitante pode até chegar de lancha, além de poder admirar o belíssimo pôr-do-sol nesse local maravilhoso. Endereço: SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul.

Hotéis em Brasília

A capital federal dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.