Cavalcante, a cidade símbolo da Chapada dos Veadeiros em Goiás

Cavalcante é uma das belas cidades goianas, situada a 512 km da capital do estado, Goiânia, e a 311 km da belíssima e moderna capital federal, Brasília. Conhecida por ser uma das cidades de referência da Chapada dos Veadeiros, o município conta com uma vasta diversidade de opções, principalmente para os amantes do ecoturismo. E acredite, são opções de, literalmente, tirar o fôlego.

Desse modo, pelo fato de 60% da área do município ser ocupada pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que tem uma área total de 240 mil hectares; cachoeiras, trilhas, belíssimas paisagens e um grande contato com a natureza esperam por você. Mas, vale ressaltar também que, por ser uma típica cidade do interior, com aproximadamente 10 mil habitantes, aconchego e sossego também são garantia por lá. Que tal conhecer algumas das principais atrações dessa belíssima cidade, e planejar seu passeio por lá?

Cavalcante (foto: https://www.curtamais.com.br/goiania/10-motivos-para-voce-conhecer-cavalcante-em-goias-o-mais-rapido-possivel)

Como chegar?

Por incrível que pareça, o aeroporto mais próximo da cidade não é o de Goiânia; mas o de Brasília. Desse modo, caso o visitante deseje vir por meio de transporte aéreo, a melhor opção se dá pelo Aeroporto de Brasília; que se situa a 324 km de Cavalcante, sendo o melhor trajeto através da BR-010. Já para quem vem de Formosa, outra cidade símbolo do ecoturismo em Goiás, o melhor trajeto também se dá pela BR-010 em um trajeto de 269 km.

O que fazer em Cavalcante – GO?

  • Conhecer a bela Ponte de Pedra – esse belíssimo monumento natural, que parece ter sido esculpido à mão, é um dos cartões postais da cidade e da Chapada dos Veadeiros. Isso porque se trata de uma formação de mais de 30 metros de altura, localizada sobre o Rio São Domingos. Além disso, logo em seguida, há um mirante, que mais lembra um cânion, cujo vale tem cerca de 100 metros de altura. Não deixe de conhecer.
Ponte de Pedra (foto: https://www.mattula.com.br/single-post/2017/07/08/o-caminho-para-a-ponte-de-pedra)
  • Visitar a tradicional Cachoeira Santa Bárbara – conhecida por ser uma das mais belas cachoeiras da Chapada, ela conta com uma queda d’água de 35 metros. Seu acesso é feito por meio de uma trilha de 1,6 km a partir de uma comunidade quilombola chamada Kalunga, situada a 22 km do município. Ao chegar na cachoeira, o visitante com certeza irá se deparar com uma das paisagens mais estonteantes: águas que variam do verde ao azul em meio a uma natureza exuberante, formando uma paisagem inexplicável. Mas vale ressaltar que é obrigatório a contratação de um guia, e a visitação é limitada. Não deixe de fora do seu roteiro.
Cachoeira Santa Bárbara (foto: https://raizesdomundo.com/cachoeira-santa-barbara/)
  • Aproveitar a Cachoeira da Capivara – já que você visitou a Santa Bárbara, por que não dar uma passadinha na vizinha dela? Ao contrário da primeira, não há tempo máximo de permanência, o que confere ao visitante uma certa liberdade. Para se chegar lá, a trilha é mais curta, com apenas 800 metros e é repleta de piscinas naturais e cânions. Vale ressaltar que, além de poder se refrescar, o viajante tem a oportunidade de conhecer um mirante que dá para o Vão das Almas, o qual é um espetáculo.
Cachoeira da Capivara (foto: https://guiaviajarmelhor.com.br/toda-a-beleza-e-encanto-da-cachoeira-da-capivara-em-cavalcante/)
  • Visitar o Mirante da Nova Aurora – se você é do tipo de turista que adora ter uma visão panorâmica do seu destino, saiba que essa é uma excelente opção para você. Situado na Serra da Nova Aurora, em um trecho que liga Cavalcante a Kalunga; é possível observar a vegetação local, os paredões rochosos, e as mais belas paisagens da região. Dê uma passadinha por lá.
  • Conhecer o Complexo do Prata – um dos mais belos cartões postais de lá, o complexo conta com 7 quedas d’água, sendo uma mais bela que a outra. Situado na fazenda Ouro Fino, que fica a pouco mais de 60 km do centro da cidade, o Complexo do Rio do Prata chama a atenção pelas águas transparentes e esverdeadas, com diversas espécies de peixes; além do Mirante do Urubu, que permite ter uma visão mais panorâmica de lá. Vale ressaltar, contudo, que para explorar bem o local, dois dias são necessários; e por isso, há campings/hostels próximos ao complexo.
Cachoeiras do Rio da Prata (foto: https://hostelcavalcante.com.br/2019/01/10/cachoeiras-do-rio-prata/)
  • Se aventurar pela Trilha dos Saltos – essa opção é ideal para quem está bem acostumado a trilhas de alto nível e a se desafiar constantemente. Com pouco mais de 12 km de extensão e muitos obstáculos, a trilha leva o visitante a conhecer a cachoeira “O Salto”; que conta com 120 metros de altura e é uma das mais belas cachoeiras de lá.
Trilha dos Saltos (foto: https://www.etrilhas.com.br/trilhas/trilha-dos-saltos-corredeiras)
  • Visitar a Cachoeira Candaru – outro local ideal para quem busca um pouco de paz e aconchego; essa bela cachoeira tem uma queda de cerca de 70 metros de altura, que resulta em um poço de águas mais esverdeadas, que complementam ainda mais a beleza do local. Não deixe de conhecer.
Cachoeira do Candaru (foto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/cavalcante-235-6435-l.html)

Vale lembrar que, para que o passeio por Cavalcante ocorra da melhor maneira possível, é ideal levar roupas e sapatos bem confortáveis, repelente, protetor solar, além de uma boa câmera para fazer belíssimos registros. Ah, e existem outras atrações belíssimas por lá, que também valem a visita!

Dicas de hospedagem em Cavalcante

  • Reserva Renascer – R. do Dendê, 68, Cavalcante – Site
  • Recanto do Arco Íris – Telefone: (61) 99985-0062 – Site
  • Pousada Veredas – Praça Diego Cavalcante
    Telefone: (62) 99668-1330
  • Pousada Vale das Araras – Estrada Cavalcante – Colinas do Sul, km 3 – Zona Rural
    Telefone: (62) 99665-4447 – Site
  • Tapuio Park Hotel – Rodovia para Colinas, Km 02 Zona Rural
    Telefone: (61) 99827-5587
  • Pousada Aruana – Rua Márcia Cristina, Quadra 01, Lote 01 – Cavalcantinho
    Telefone: (62) 3494-1562 – Site
  • Pousada Morro Encantado – R. João Guilhermino Magalhães, s/n – Centro
    Telefone: (62) 3494-1079 – Site
  • Pousada Vila dos Ipês – Rua Dezenove, S/N Cavalcantinho
    Telefone: (62) 99937-6537 – Site
  • Pousada Manacá – Rua Travessa 4, Quadra 27, Lote 224
    Telefone: (62) 99975-8600 – Site
  • Hostel Portal das Fadas – R. Duzentos e Dois, Quadra 01 – Lote 02 – Vila Morro Encantado
    Telefone: (61) 99639-4663
  • Pousada Recanto da Mata – Telefone: (62) 99901-1756
Cachoeiras de Cavalcante (foto: http://lauracoutinho.com.br/no-coracao-do-brasil-um-roteiro-para-conhecer-as-belezas-da-chapada-dos-veadeiros-em-goias/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.