Formosa, um dos símbolos do ecoturismo em Goiás

Formosa é uma cidade do estado de Goiás, situada a 280 km da bela capital, Goiânia, e a 220 km da aconchegante e histórica Pirenópolis. Conhecida por ser uma das cidades brasileiras com as melhores opções para quem curte aventuras e um grande contato com a natureza; o município, que conta com 120 mil habitantes, possui atrações que são, literalmente, de tirar o fôlego.

Além de belíssimas cachoeiras e trilhas em meio ao cerrado goiano, a cidade conta com sítios arqueológicos, grutas e cavernas que satisfazem qualquer turista aventureiro. Então que tal dar uma olhada nas principais atrações de lá e começar a programar sua viagem?

Formosa – Goiás (foto: https://diaonline.ig.com.br/2019/01/17/o-que-fazer-em-formosa-lugares-incriveis-para-conhecer/)

Como chegar?

Por incrível que pareça, Formosa está mais próxima da capital federal, Brasília, do que de Goiânia. Desse modo, caso o visitante esteja no Distrito Federal, são cerca de 78 km até a cidade, através da BR-020. Já para quem vem de Goiânia, são 280 km pela BR-060. E, caso o visitante esteja dando uma voltinha por Caldas Novas e decida conhecer Formosa, são aproximadamente 376 km a serem percorridos pela rodovia GO-436.

O que fazer em Formosa – GO?

  • Conhecer o Salto do Itiquira – considerado um dos cartões postais da cidade, o Salto do Itiquira não pode ficar de fora do seu roteiro. Isso porque se trata de uma das cachoeiras mais altas do Brasil, com 168 metros de altura, que forma uma paisagem inexplicável. Contudo, por ser uma queda de muita força, não se pode aproveitar para tomar um banho no local. Mas, ainda assim, no parque onde se localiza a cachoeira, há trilhas para aproveitar as quedas menores que também existem por lá.
Salto do Itiquira (foto: https://viagem.estadao.com.br/fotos/geral,salto-do-itiquira-formosa-go,1050585)
  • Passear pelo Buraco das Andorinhas – outra atração bem famosa de lá, essa caverna conta com 200 metros de profundidade, e pode ser acessada por uma trilha não muito fácil. Contudo, por lá, o visitante pode praticar rapel, e ainda ter a oportunidade de conhecer uma bela lagoa azul em seu interior, ideal para se refrescar. Pode anotar na lista, que vale a pena.
Buraco das Andorinhas (foto: https://www.formosa.go.leg.br/institucional/fotos/pontos-turisticos-do-municipio/buraco-das-andorinhas.jpg/view)
  • Conhecer a Caverna Escaroba – outro ponto bem legal para os praticantes de rapel, a Caverna Escaroba é um ponto ideal para quem se interessa pela área da geologia. Além de praticar esportes radicais, o turista pode conhecer formações rochosas que parecem ter sido esculpidas à mão, e que formam uma paisagem realmente bela.
  • Se refrescar na Cachoeira do Indaiá –  uma das atrações ideais para os dias mais quentes é essa bela cachoeira, cujo acesso se dá por uma trilha de aproximadamente 1 km. Chegando lá, além de uma bela queda de 15 metros de altura, há um poço ideal para relaxar e tomar um bom banho.
Cachoeira do Indaiá (foto: https://www.curtamais.com.br/brasilia/cachoeira-do-indaia-um-verdadeiro-presente-da-natureza-nos-arredores-de-brasilia)
  • Se aventurar pelo Ecobocaina – com uma área de 600 hectares, o local é ideal para quem busca fugir da rotina em meio à natureza, mas sem tanta adrenalina dos esportes radicais. Por lá, há diversas trilhas que levam o visitante a conhecer belíssimas cachoeiras e paredões que existem na região. Não deixe de conhecer.
  • Visitar o Sítio Arqueológico de Bisnau – um dos locais mais completos em termos de opções de ecoturismo, o Sítio Arqueológico de Bisnau conta com atrações diversas. Além da Cachoeira do Bisnau, que conta com 88 metros de altura, ideal para praticar rapel ou simplesmente se refrescar; o sítio também conta com os Poços Verdes, que são duas belíssimas lagoas de águas esverdeadas, ideais para se refrescar, nadar, e tirar fotos impressionantes.
Poços Verdes (foto: https://www.curtamais.com.br/goiania/descobrimos-uma-cachoeira-surreal-em-goias-que-e-um-verdadeiro-cenario-de-filme)
  • Conhecer o Buraco das Araras – outro local de tirar o fôlego, o Buraco das Araras é uma cratera com 1 km de diâmetro de 95 metros de altura. Por lá, além de birdwatching (observação de pássaros), o turista pode, com auxílio de guia, praticar rapel, e conhecer uma das mais belas paisagens de Formosa.

Dicas de Hotéis em Formosa

  • Sofisicatto Park Hotel – Av. Tancredo Neves, S/N – Saída Sul
    Telefone: (61) 4141-7631 – Site
  • Hotel Planalto – Av. Tancredo Neves, 310B – St. Sul
    Telefone: (61) 3631-7870
  • Solaris Hotel – Av. Brasília, Lote 07 – Centro
    Telefone: (61) 3631-1727 – Site
  • Hotel Itiquira – Av. Maestro João Luiz do Espírito Santo, 1200 – Parque Laguna II
    Telefone: (61) 3718-1989
  • Hotel New – R. Emílio Póvoa, 1104 – Centro
    Telefone: (61) 99619-0083
  • Bettos Hotel – R. Emílio Póvoa, 509 – Centro
    Telefone: (61) 3631-3005

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.