Congonhas MG, a cidade dos profetas de Aleijadinho

Congonhas é uma cidade situada em Minas Gerais, a cerca de 80 km da capital mineira, Belo Horizonte, e é conhecida como a Cidade dos Profetas. Juntamente com Ouro Preto, Mariana, Diamantina e diversos outros municípios, também é uma cidade reconhecida pelo turismo histórico e artístico, principalmente pela influência do artista Aleijadinho. Vale lembrar ainda que Congonhas faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, o que dá um charme extra à cidade, além de contribuir para marcar sua importância na história do país.

Congonhas MG (fonte: https://mapio.net)

O que fazer em Congonhas?

  • Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – famoso cartão postal de Congonhas, o santuário barroco é o local onde estão localizados os 12 profetas esculpidos por Aleijadinho em tamanho real. Além disso, no interior da igreja estão localizadas as pinturas do Mestre Ataíde, e em seu exterior, a Sala dos Milagres, que conta com diversas formas de recordação e agradecimento pelas bênçãos recebidas por diversos fiéis. Há também o Jardim dos Passos, local onde há diversas esculturas representantes da Via Sacra. Localização: Praça do Santuário, S/n – Centro.
  • Museu de Congonhas – localizado ao lado do Jardim dos Passos, o museu busca retratar a história da construção do Santuário por meio de fotos, objetos e painéis interativos. Há tanto a opção de realizar a visita sem guia ou guiada. Horário de funcionamento: terça, quinta, sábado e domingo, das 9h às 17h; quarta-feira, das 13h às 21h. O valor do ingresso é de 10 reais, mas às quartas feiras a entrada é gratuita, assim como a visita guiada, que deve ser agendada. Localização: Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77 – Basílica.
  • Museu da Imagem e Memória – como o próprio nome diz, busca resgatar a imagem e a memória de figuras importantes para a cidade de Congonhas por meio de documentos, fotos e outros objetos dessas personalidades. O museu funciona todos os dias, incluindo feriados, das 9h às 17h e a entrada é gratuita. Localização: R. Bom Jesus, 250.

    Congonhas MG (fonte: http://portal.iphan.gov.br)
  • Romaria – funcionava como uma pousada que tinha o objetivo de abrigar os moradores pobres que iam até Congonhas por motivos de comemorações religiosas. Atualmente, há somente duas belíssimas torres com um arco devido a implosões realizadas no local por volta dos anos 1960. Localização: R. Alípio Barbosa, 100.
  • Igreja de São José – contrariando a maioria das igrejas da cidade, que seguem o estilo barroco, esta é a única que foi construída em estilo neoclássico. Vale a pena passar perto dela para garantir boas fotos. Localização: R. Bom Jesus, 1-61.
  • Diversas Igrejas – além do Santuário e da Igreja de São José, a cidade destaca-se pelo número de igrejas, todas elas extremamente belas e que merecem a atenção do visitante que for a Congonhas.
  • Parque Ecológico da Cachoeira – ideal para os amantes do bom e velho ecoturismo, o parque é o local para realização de trilhas, caminhadas, passeios ciclísticos… Há áreas para camping, piscinas de águas naturais, lanchonetes. Há também, em uma área mais afastada do parque, a Cachoeira da Água Limpa, lagoa da Água Preta e ouras atrações que merecem ser visitadas. Horário de funcionamento: terça a domingo, de 8h às 18h. Localização: Av. Ten. Horácio Cordeiro, S/N – Praia.
  • Lojas de artesanato – ideais para quem gosta de levar lembrancinhas da cidade, e para comprar artigos produzidos por moradores locais. O Beco dos Canudos é o local mais indicado para essas compras.

Hotéis em Congonhas

Pousada Circuito dos Inconfidentes – Av. Bias Fortes, 1172
Telefone: (31) 98990-1989 – https://www.circuitodosinconfidentes.com.br/pt-br

Hotel Colonial – Praça Basílica, 76 Basílica
Telefone: (31) 3731-1834 – http://hotelcolonialcongonhas.com.br/

Hotel Freitas – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 69 – Centro
Telefone: (31) 3731-1543

Hotel dos Profetas – Av. Júlia Kubitscheck, 54 – Centro
Telefone: (31) 3731-1352 – https://www.hoteldosprofetas.com.br/

Hotel Max Mazza Congonhas – Av. Júlia Kubitscheck, 410
Telefone: (31) 3731-4214

Pousada Casarão da Pedra – Tv. dos Caetés, 19
Telefone: (31)3731-1612

-Hotel H2 – R. Raimundo Barbosa, 300 – Praia
Telefone: (31) 3731-4010 – http://www.hotelh2.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.