Jataí, cidade goiana que leva o nome de uma abelha nativa do Brasil

5/5 - (1 vote)

Jataí é uma cidade goiana situada no sudoeste do estado, a 321 km da bela capital Goiânia, e a 523 km da capital sul-matogrossense, Campo Grande. Conhecida por ser uma das cidades do estado com maior potencial turístico, essa cidade que tem o mesmo nome de uma das abelhas sem ferrão nativas do Brasil – Jataí – , chama a tenção dos visitantes principalmente por ser um destino ideal para quem busca um pouco mais de aventura, ou um contato maior com a natureza.

Isso porque, essa bela cidade, além de ter opções para os praticantes de esportes náuticos, possui diversas atrações mais radicais, como rapel trilhas, rafting, áreas de camping e diversas outras. Mas, além disso, Jataí também é um dos municípios de Goiás que é conhecido pelas fontes de águas termais, tal como Caldas Novas; e é uma cidade de grande importância histórica no estado, o que pode ser visto nas áreas mais antigas de lá. Que tal conhecer os principais pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro, e começar a programar sua viagem?

Parque Ecológico JK (foto: Prefeitura de Jataí)

Como chegar?

Para quem pousa em Goiânia, a melhor opção para se chegar em Jataí é por meio da BR-060, ao longo de um percurso de 321 km. Já para quem vem de outras cidades turísticas do interior, como Caiapônia, deve-se pegar a BR-158, em um trajeto de 118 km. E para quem vem de Uberlândia, no triângulo mineiro, o melhor percurso se dá pela BR-452, ao longo de 425 km.

O que fazer em Jataí – GO?

  • Conhecer o Parque Ecológico JK – um dos mais belos cartões postais da cidade, esse parque é também um ponto ideal para quem busca praticar esportes mais leves, como uma caminhada; ou ainda para quem curte esportes náuticos, visto que lá abriga o Lago Bom Sucesso, que atrai praticantes de canoagem, jet ski, dentre outros. Vale a pena se aventurar por lá. Endereço: Vila São Pedro.
  • Visitar o Memorial JK – outro ponto bem legal que leva o nome de um dos ex-presidentes do Brasil; esse memorial conta com um belo lago cercado por uma bela área verde, e um prédio em estilo modernista, que visa homenagear a figura de Juscelino Kubitschek.
Memorial JK (foto: https://www.jatai.go.gov.br/memorial-jk-6-2/)
  • Tomar um banho na Cachoeira Ponte de Pedra – se você busca um local de natureza exuberante, e uma excelente opção para se refrescar em meio ao calor goiano, essa é uma excelente opção. Isso porque a área conta com uma belíssima queda d’água de 30 metros de altura, área para camping, além de ser possível fazer trilhas bem legais, e até mesmo passeios a cavalo. Ah, e tudo isso com uma infraestrutura adequada para receber os visitantes. Não deixe de conferir.
Cachoeira Ponte de Pedra (foto: Prefeitura Municipal)
  • Visitar o Museu de Arte Contemporânea de Jataí – já para quem gosta de um pouco mais de sossego e belas artes, esse é o local ideal. Sediado em uma construção do século XIX, abriga exposições diversas e oficinas; sendo um local de grande importância cultural para a cidade. Vale a pena dar uma passada por lá. Endereço: R. Castro Alves, 448 – Vila Santa Maria.
  • Admirar a Igreja Catedral Divino Espírito Santo – um dos locais para contemplação na cidade, essa bela matriz é extremamente imponente, e é impossível não se encantar com sua arquitetura. Com uma arquitetura moderna, há quem diga que, vista de cima, lembra até mesmo um favo de mel. Não deixe de passar por lá e se encantar com essa belíssima igreja.
Matriz Divino Espírito Santo (foto: https://mapio.net/pic/p-37315630/)
  • Fazer uma trilha na Cachoeira do Lajeado – outro ponto que vale a pena ser visitado por lá, a cachoeira do Lajeado é ideal para quem tem um pouco mais de experiências com trilhas; e para quem busca se aventurar em esportes mais radicais, como o rapel. Mas vale ressaltar que a cachoeira encontra-se em meio a uma propriedade privada, sendo necessário não somente autorização, mas também a contratação de um guia local.

Dicas de hotéis em Jataí

  • Hotel Ibis – R. José de Carvalho, 1726 – Q 17 – St. Epaminondas II
    Telefone: (64) 2102-5200 – Site
  • La Vitre Hotel – R. José Pereira Rezende, 1015 – Vila Progresso
    Telefone: (64) 3631-6500 – Site
  • Buriti Hotel – Av. Goiás, 2.696 – Vila Jardim Rio Claro
    Telefone: (64) 3636-2100
  • Thile Park Hotel – Av. Sebastião Herculano de Souza, 3433 – Vila Jardim América
    Telefone: (64) 3606-8800 – Site
  • Hotel Califórnia – Av. Miguel Gonçalves da Silva, 754 – Vila Sofia
    Telefone: (64) 3632-1780 – Site
  • Líder Hotel – R. Jerônimo Vilela, 385 – Vila Sofia
    Telefone: (64) 3632-1159 – Site
  • ADM Hotel Jataí – Avenida F,n 481, Quadra 35, Lote 20, 481 – Vila Sofia
    Telefone: (64) 3632-1650
  • Hotel Nacional – R. 011, 438 – Vila Sofia
    Telefone: (64) 98438-9740 – Site
Cachoeira Bonsucesso (foto: Prefeitura de Jataí)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.