Conheça Luiziana, a terra das cachoeiras e das aventuras

Luiziana está localizada no Noroeste do Paraná, a 329 km da capital Curitiba e é conhecida como a Terra das cachoeiras e das aventuras.

Como chegar?

A cidade está localizada no noroeste do estado do Paraná, e os acessos a ela podem ser por meio da rodovia BR-487  ou ainda pela BR-376.

O que fazer?

  • Cachoeiras, pois a cidade possui mais de 20 cachoeiras espalhadas pelo município, que são o ponto alto de encontro de caminhantes, trilheiros, cavalgadas, praticantes de mountain bike e da Rota da Fé.

    Luiziana (foto https://luiziana.pr.gov.br/
    Luiziana (foto https://luiziana.pr.gov.br/
  • Trilhas: 
    • Peroba, que possui trajeto suave de 3.850 metros entre a mata fechada, áreas abertas, cerrado, passando por pequena cascata, lago e viveiro de mudas.
    • Trilha Aventura possui extensão de 3,2 mil metros e, só pode ser feita por maiores de 14 anos e em dias sem chuva, quando o trajeto não oferece riscos. A caminhada exige um pouco mais do visitante, que passará por trecho de floresta e pela margem e dentro do Rio Mourão. No trajeto há duas cachoeiras, que são os saltos Belo e São João.
  • Estação Ecológica de Unidade de Conservação Municipal em Área Rural de Proteção Integral de Luiziana possui 481 alqueires. Ela está a 55 km da cidade e foi criada para proteger ecossistemas de interesse científico e o desenvolvimento de estudos da fauna e flora nativas e suas inter-relações.

    Luiziana (foto https://luiziana.pr.gov.br/
    Luiziana (foto https://luiziana.pr.gov.br/
  • Parque Estadual Lago Azul é mantido em parceria com a cidade de Campo Mourão, e possui como afluentes os rios de Luiziana, além das águas represadas pela Usina Mourão. O local recebe diariamente centenas de visitantes e oferece duas opções de trilhas, a Peroba e a Aventura.
  • Gigantesca Gurucaia, com quase 400 anos, é remanescente da floresta primária que cobria toda região. O local possui trilhas, sob agendamento, nas quais o turista passa por dutos da Usina Mourão (que conduzem a água do Reservatório para a Casa de Máquinas PCH Mourão) e pelas Ruínas da Usina São João.
  • Viveiro de Mudas Municipal responsável para produção de uma infinidade de mudas de espécies nativas, destinadas, na maioria, ao reflorestamento das margens e nascentes dos rios.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.