Maratá, cidade gaúcha conhecida como Capital das Belezas Naturais

Maratá, cidade gaúcha conhecida como Capital das Belezas Naturais (foto: //www.marata.rs.gov.br/pontos_turisticos/)

Maratá é uma cidade gaúcha situada a aproximadamente 84 km da capital Porto Alegre, e a cerca de 33 km da terra do Moranguinho, Bom Princípio. O município, colonizado por alemães, encontra-se a 27 metros acima do nível do mar, e possui um número de habitante pouco maior que 2500, o que já chama a atenção de qualquer turista. A principal fonte de renda da localidade baseia-se no setor agropecuário e no turismo, o qual é bem explorado pelo fato de Maratá possuir arquitetura em estilo colonial, e atrações naturais de tirar o fôlego, fazendo com que o ecoturismo seja bem evidente no local, e que permitiram que a cidade fosse denominada como Capital das Belezas Naturais.

Parque Oktoberfest Maratá (foto: //www.marata.rs.gov.br/pontos_turisticos/)

O que fazer em Maratá?

Parque Municipal da Oktoberfest – Maratá é um dos vários municípios que, assim como a tradicional Blumenau, possuem a famosa Oktoberfest, festa regada a cerveja e que permite aos visitantes apreciar um pouco mais da cultura alemã e de sua gastronomia, além de, claro, desfrutar do chope em metro. Vale a pena dar uma passada no parque mesmo fora do período da festa, uma vez que há a Casa do Turista, restaurantes e diversos tipos de quadra para atender aos visitantes. Endereço: R. Teodoro Shrammel, 2.

Parque Municipal da Cascata Vitória – localizado em uma área de 38 mil metros quadrados, o parque não leva esse nome em vão. O local abriga uma queda d’água onde, anteriormente, funcionava uma usina hidrelétrica. Atualmente, conta com restaurante, feira de produtos coloniais, parque infantil, além de uma ponte sobre a cascata que rende ao turista belíssimas fotos. Para os mais aventureiros, é importante ressaltar que há área de camping, além de haver a possibilidade da realização de trilha até o topo da queda d’água. Endereço: Rua Miguel Schneider.

Parque da Cachoeira Maratá – a cachoeira que leva o nome da cidade, conta com 15 metros de altura, e é o centro de um parque municipal que dispõe de infraestrutura adequada para recebimento dos visitantes, como restaurantes, áreas para crianças, trilhas pela mata, além de possuir a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que é uma beleza à parte. Vale a pena conhecer. Endereço: Rua Erno Pletsch.

Morro Ibiticã – ideal para os mais aventureiros, o morro de pedra pode ser conhecido por meio de escalada. Ao chegar no topo, o visitante pode ter uma vista panorâmica da cidade e da região.

Dindinho – principal meio de locomoção até as cascatas, o dindinho é uma atração à parte, que permite o passeio da região central até a área das cachoeiras. Vale a pena percorrer o trajeto nesse veículo.

Praça Municipal Maratá (fonte: //www.marata.rs.gov.br/pontos_turisticos/)

Trilha Turística – localizada entre o Parque da Oktoberfest e a Rua Miguel Schneider, a trilha arborizada possui extensão de 400 metros e permite passagem até o Parque da Cascata Vitória. Vale lembrar que à noite a trilha é iluminada, e rende belas fotos e uma bela paisagem a ser admirada.

Praça Municipal e Casa do Turista – a praça é um dos cartões postais da cidade, a qual chama atenção por sua área de 800 metros quadrados, que conta até mesmo com uma praça infantil, e por um belo chafariz em seu centro; já a Casa do Turista está localizada no Parque da Oktoberfest e é parada obrigatória para os visitantes da cidade, uma vez que é o local de onde partem excursões, além de ser a principal fonte de informações turísticas sobre a cidade.

Arquitetura colonial – a cidade de origem alemã, além de demonstrar essa influência por meio da realização da Oktoberfest, é palco de construções públicas em estilo enxaimel que ajudam a resgatar um pouco mais da história da cidade.

Hotéis em Maratá

A cidade não dispõe de opções hoteleiras para atender seus turistas, mas esses podem conferir boas opções em Bom Princípio e na cidade de Montenegro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.