O que fazer em Brazópolis, a cidade do principal observatório do Brasil

Brazópolis é uma pequena cidade, com pouco mais de 14 mil habitantes (de acordo com o censo 2022), encravada entre as montanhas no sul do estado de Minas Gerais.

O nome da cidade é em homenagem ao coronel Francisco Braz Pereira Gomes, que foi prefeito de Itajubá, cidade à qual a freguesia São Caetano da Vargem Grande (hoje Brazópolis) pertencia. Atualmente, ela é conhecida por sediar o principal observatório do Brasil! Você sabia disso?

Brazópolis (imagem: Divulgação/Prefeitura)
Brazópolis (imagem: Divulgação/Prefeitura)

Observatório do Pico dos Dias

Localizado a 1884m de altitude encontra-se o Observatório do Pico dos Dias (Laboratório Nacional de Astrofísica), considerado o principal observatório do Brasil.

O local recebe estudantes de todo o Brasil, os quais assistem a uma palestra (cerca de 30 minutos de duração) e depois são convidados a conhecer as instalações do telescópio Zeiss, cujo espelho primário possui 0,6 m de abertura; e, segundo a disponibilidade, o maior telescópio óptico em solo brasileiro, o Perkin-Elmer, com espelho de 1,6 m de diâmetro. Ah…. e a entrada é gratuita! A visita completa leva em torno de duas horas e meia.

Observatório do Pico dos Dias (imagem: Divulgação)
Observatório do Pico dos Dias (imagem: Divulgação)

O que fazer em Brazópolis?

O município de Brazópolis tem muito mais a oferecer a seus visitantes, além do LNA. Quem visita o município tem à sua disposição belas cachoeiras, picos e pedras, o que proporciona excelentes práticas do turismo de aventura, além de passeios de bike e cavalgadas. Ah…. a cidade é, ainda, integrante do Circuito Caminhos da Mantiqueira, que envolve um total de 16 municípios.

Como toda cidadezinha mineira, a fé é outra característica marcante dos brasopolenses. Assim, eventos religiosos como Semana Santa, Corpus Christi, Folia de Reis e a Romaria de Santa Cruz são sempre uma atração à parte na cidade.

Para quem gosta de apreciar a arquitetura, a cidade não deixa a desejar. Por lá há um rico patrimônio arquitetônico, fruto do ciclo do ouro e do café, no século XIX.

A cidade é, ainda, uma importante produtora de bananas e, consequentemente, produtos à base dessa fruta são facilmente encontrados, inclusive, na forma de artesanato à base de fibra de bananeira. E aí, curtiu? Pois é…. quando passar pela região, coloque Brazópolis em sua agenda! Veja a seguir a melhor forma de chegar na cidade!

Brazópolis MG (imagem: Divulgação/Prefeitura)
Brazópolis MG (imagem: Divulgação/Prefeitura)

Como chegar?

Para quem está em São Paulo, pode seguir pela BR-381 até a cidade de Paraisópolis (MG) e, depois, seguir pela MG-295.
Para quem está na região de São José dos Campos e todo Vale do Paraíba, incluindo a badalada Campos do Jordão, o acesso mais fácil é pela SP-050, seguindo depois pela MG-173.

Agora, se você está na região de Belo Horizonte, desça pela BR-381 até Pouso Alegre e, na sequência, siga pela BR-459 até Piranguinho e, finalmente, pela MG-295. O aeroporto mais próximo é o de Guarulhos, a cerca de 196 Km de Brazópolis.

Onde se hospedar em Brazópolis?

  • Pousada Sítio Colibri Mantiqueira –Site
  • Pousada Vidinha Bela – Site
  • Montanhas e Vida Hotel – Telefone: (35)3641-1566
  • Hotel Visoto – Telefone: (35)3641-1049
  • Hotel Fazenda São Gabriel – Facebook do hotel
  • Hotel Fazenda Santa Helena – Acesso pela estrada da Serrinha, Km 4. Site: Site
  • Sítio Encanto da Lua – Telefone: (35)98415 – 2718 . Pelo Instagram: Página do Instagram

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.