São José dos Campos, cidade que une história, tecnologia e cultura

São José dos Campos é uma cidade paulista do Vale do Paraíba, localizada a 149 km de Campinas e a 116 km da famosa e aconchegante Ilhabela.

Conhecida por ser o maior polo aeronáutico da América Latina, a cidade chama a atenção por seu desenvolvimento tecnológico, representado pelas grandes universidades que existem por lá.

Contudo, por fazer parte do Vale do Paraíba, apresenta 70% do município totalmente rural; e com isso, é uma cidade com grandes influências históricas.

Com uma população estimada de mais de 700 mil habitantes, atrações não faltam por lá. E o melhor: existe uma diversidade de opções que satisfazem tanto quem curte um passeio mais rural, ou uma opção mais tecnológica; além das opções voltadas para história e para o turismo ambiental.

Já deu até uma vontade de conhecer São José, né? Então, bora dar uma olhada em algumas das melhores opções turísticas de lá!

São José dos Campos (foto: https://blog.consumer.com.br/programa-consumer-e-sebrae-realizarao-evento-para-bares-e-restaurantes-em-sao-jose-dos-campos/)

Como chegar?

Para quem busca maior comodidade, a cidade dispõe de um aeroporto internacional, que permite ao visitante que vem de longe ter uma maior facilidade de deslocamento até São José.

Todavia, as estradas da região também possuem boa infraestrutura, o que torna a viagem de carro ou de ônibus menos cansativa.

Desse modo, para quem parte da capital paulista, são cerca de 90 km percorridos pela tradicional BR-116. Já para quem vem da região serrana de Campos do Jordão, a melhor opção se dá pela Rodovia Floriano Rodrigues e, posteriormente, pela BR-116.

O que fazer em São José dos Campos?

Visitar o Parque da Cidade

Oficialmente chamado de Parque Municipal Roberto Burle Marx, o parque da Cidade é um dos cartões postais de lá. Isso porque, com uma área de quase 1 milhão de metros quadrados, funcionava como uma antiga fazenda na região e hoje conta com um tratamento paisagístico que tornou o local ainda mais excepcional.

Situado às margens do Rio Paraíba, conta com ilha artificial, uma grande área gramada, além de ser um ótimo local para ter um maior contato com a natureza e com a fauna local.

Não deixe de fora do roteiro. Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 – Santana.

Parque da Cidade (foto: Cláudio Vieira – https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/esporte-e-qualidade-de-vida/parques/parque-da-cidade/)

Conhecer o Memorial Aeroespacial Brasileiro

Por ser o maior polo aeroespacial da América Latina, nada melhor do que conhecer um memorial em homenagem a essa área, não é mesmo? Por isso, com o intuito de levar maiores conhecimentos acerca da aviação para a comunidade, o Memorial foi criado e é uma atração bem legal da cidade.

Além de contar com diversas aeronaves, o museu retrata a história, as pesquisas na área, e outros temas igualmente interessantes. Vale a visita. Endereço: R. Dra. Tânia Lis Tizzoni Nogueira – Parque Martin Cerere.

Se aventurar no Parque Alberto Simões

Se você é o tipo de turista que não pode ver uma adrenalina que já está calçando o tênis, esse parque não pode estar de fora do seu roteiro. Isso porque, além de ser uma área onde antigamente funcionava a Fazenda Boa Vista, atualmente conta com diversas opções de esportes radicais, como tirolesas, escalada, e até arvorismo.

É um local que vale muito a pena conhecer. Endereço: Av. Pico das Agulhas Negras, 112 – Jardim Altos de Santana.

Parque Alberto Simões (foto: https://valenews.com.br/2020/06/24/prefeitura-de-sao-jose-dos-campos-mantem-cuidados-nos-parques-durante-a-pandemia/)

Visitar o Parque Vicentina Aranha

Além de ser uma cidade tecnológica e culturalmente ativa, São José chama a atenção pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores. E, como turistas, é possível desfrutar um pouco disso.

Sendo assim, esse belo parque conta com 80% de áreas verdes e um patrimônio histórico que chama a atenção por sua imponência; é um local ideal para caminhada, para a prática de atividades culturais, como cinema, teatro, e para o lazer.

Vale a pena conhecer e aproveitar das atividades oferecidas por lá. Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana.

Parque Vicentina Aranha (foto: https://www.ovale.com.br/_conteudo/viver/2020/06/107030-vicentina-aranha-aposta-nos-eventos-online-durante-a-pandemia.html)

Conhecer o Museu de Arte Sacra

Ideal para quem busca conhecer um pouco mais sobre a história do Vale do Paraíba, o Museu está localizado na Capela Nossa Senhora Aparecida, e conta com um grande acervo que remonta a história do vale desde o século XVIII, com o início da plantação cafeeira.

É um local que merece a visita. Endereço: Travessa Chico Luiz, 67 – Centro.

Passear pelo Mercado Municipal

Um dos melhores locais para se conhecer a cultura e a gastronomia do destino da viagem, com certeza é visitando o Mercado Municipal. E em São José dos Campos não é diferente. Além de permitir ao visitante conhecer o melhor da gastronomia regional, lá também existem diversos boxes com artesanatos regionais que servem como lembrancinhas dessa cidade tão diversa.

Endereço: Travessa Chico Luiz, 57 – Centro.

Hotéis em São José dos Campos – SP

A bela cidade de São José dos Campos conta com boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

São José dos Campos (foto: https://www.spriomais.com.br/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.