Santa Teresa é uma bela e pacata cidade capixaba localizada em uma região serrana; a aproximadamente 90 Km de Vitória, a cosmopolita capital do Espírito Santo.
Ela possui aproximadamente 22 mil habitantes, foi fundada por italianos no final do século XIX; possui cerca de 40% do território coberto por Mata Atlântica preservada; incluindo uma bela diversidade de orquídeas e beija-flores; aliás, a cidade é conhecida como Terra dos beija-flores.

Santa Teresa é considerada também a capital estadual do jazz e do blues. Como se não bastasse; a cidade é responsável pela produção de 80% da uva e de mesa e vinho do estado do Espírito Santo.
Para comemorar a bela produção de uvas, anualmente, no final de julho e início de agosto, ocorre a Festa da Uva e do Vinho.
A festa tem também o objetivo de resgatar a cultura local, mostrando como era a elaboração do vinho e do suco na época da colonização, acompanhado de música e tradições culturais.
O que fazer em Santa Teresa – ES?
Mas quem vai a Santa Teresa não pode deixar de visitar outras interessantes atrações da cidade tais como:
- O centro histórico da cidade possui vários imóveis do século XIX e pode ser percorrido a pé.
- O Museu de Biologia Professor Mello Leitão, hoje Instituto Nacional da Mata Atlântica, é outro local de visita obrigatória. Localizado no centro do Município. Ele foi fundado em 26 de junho de 1949 pelo nacionalista capixaba Augusto Ruschi. O nome é uma homenagem ao professor Cândido Firmino de Mello Leitão. O local está dividido em 6 espaços: Jardim Rupestre, Viveiros, Pavilhão de Botânica, Ofidiário, Pavilhão de Ornitologia e Estande de Orquídeas;

- Casa do Lambert, considerada a primeira casa de Santa Teresa, onde encontra-se um mini-museu que conta a história da família Lambert;
- A igreja matriz de Santa Teresa teve os sinos doados por D. Pedro II;
- Aproast (Associação dos Produtores de Artesanato de Santa Teresa) o visitante pode encontrar de tudo que é produzido na região;
- Cantina Mattielo, o visitante se depara com uma autêntica cantina italiana, com decoração de peças da época dos imigrantes italianos. Durante a visita é possível degustar vinhos e licores produzidos pela família. O vinho de jabuticaba é tradição na família.
- A Rua do Lazer, que é conhecida pelo grande conjunto arquitetônico em estilo colonial, sendo hoje um ponto de encontro gastronômico, cultural e artístico.

Como se vê, não faltam motivos para conhecer a simpática cidade de Santa Teresa, na serra capixaba.
Dicas de Hotéis em Santa Teresa – ES
A cidade capixaba oferece boa estrutura de hospedagem para seus visitantes aproveitarem da bela região e suas variadas alternativas de passeios.