Alter do Chão PA, vilarejo localizado à margem direita do rio Tapajós e a aproximadamente 38 Km da cidade de Santarém, a segunda maior cidade do estado do Pará, é uma vila de pescadores muito disputada entre os meses de agosto a novembro.

O período corresponde à vazante do rio, o que leva ao surgimento das lindas praias. Fora dessa época, com a cheia do rio, as praias desaparecem e os quiosques ficam submersos.
De acordo com o jornal inglês The Guardian, Alter do Chão é a primeira entre os dez lugares com as praias mais bonitas do Brasil.
Alter do Chão ganhou, em 2016, a sua cachaça própria, feita de açaí; batizada de Cachaçaí. A bebida mantém o sabor característico do frutinho; além de conservar suas demais propriedades.
Como chegar em Alter do Chão PA
O acesso ao vilarejo, partindo de Santarém, se dá por estrada pavimentada, a PA-457. Há, também, a opção de ir de barco pelo rio Tapajós. Neste caso, a viagem dura aproximadamente 3 horas.
O que fazer em Alter do Chão PA?
Durante o dia o turista deverá aproveitar:
-Para relaxar e tomar banhos de rio além, claro, deve saborear a culinária local rica em peixes;
–Saborear o açaí, típico da região Norte, que também merece destaque. Mas, se você é acostumado a ingerir o açaí com vários complementos (xarope de guaraná, leite condensado, banana, granola…), prepare-se, pois, o açaí servido no Norte é praticamente puro;
–Passear de canoa no final do dia para buscar um lugar interessante para prestigiar e fotografar o lindo por do sol;
-Ponto de encontro das águas do rio Tapajós com o rio Amazonas. As águas transparentes do Tapajós não se misturam com as águas amareladas do Amazonas. O visual é surpreendente.
–Lago Verde ou “Mata Encantada”, com águas quentes e límpidas, o lago é um exemplo de conservação ambiental;
–Festa do Sairé, que acontece no mês de setembro reserva uma atração especial, pois é conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular.
–Centro de Preservação da Arte e Cultura Indígena, conhecido mundialmente como referência do legado dos povos da Amazônia;
-Curtir as praias de águas cristalinas, pois o local possui áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal:

Praias:
–Ilha do Amor: preferida dos turistas. Muito pertinho do vilarejo. Ideal para ver o por do sol. Atualmente é parada obrigatória dos cruzeiros que navegam pelo rio Tapajós;
–Praia Ponta das Pedras (23 Km do vilarejo por estrada pavimentada). Há barracas para venda de bebidas e comida. Grande beleza cênica, rica em formações rochosas (beach rock);
– Praia da moça;
– Praia do Jacaré;
–Ponta do Cururu, muito tranquila, mas não oferece estrutura turística;
–Praia do Cajueiro, com boa infraestrutura. Nela são encontrados os bolinhos de piracuí e o saboroso tucunaré na chapa.
Dicas de hotéis em Alter do Chão – PA
A cidade conta com boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.