Alter do Chão PA considerada como Caribe Amazônico

Alter do Chão PA (foto fonte alterdochao.tur.br)
Alter do Chão PA (foto fonte alterdochao.tur.br)
5 (100%) 1 vote[s]

Alter do Chão PA, vilarejo localizado à margem direita do rio Tapajós e a aproximadamente 38 Km da cidade de Santarém, a segunda maior cidade do estado do Pará, é uma vila de pescadores muito disputada entre os meses de agosto a novembro.

Alter do Chão PA (foto fonte alterdochao.tur.br)
Alter do Chão PA (foto fonte alterdochao.tur.br)

O período corresponde à vazante do rio, o que leva ao surgimento das lindas praias. Fora dessa época, com a cheia do rio, as praias desaparecem e os quiosques ficam submersos.

De acordo com o jornal inglês The Guardian, Alter do Chão é a primeira entre os dez lugares com as praias mais bonitas do Brasil.

Alter do Chão ganhou, em 2016, a sua cachaça própria, feita de açaí; batizada de Cachaçaí. A bebida mantém o sabor característico do frutinho; além de conservar suas demais propriedades.

Como chegar em Alter do Chão PA

O acesso ao vilarejo, partindo de Santarém, se dá por estrada pavimentada, a PA-457. Há, também, a opção de ir de barco pelo rio Tapajós. Neste caso, a viagem dura aproximadamente 3 horas.

O que fazer em Alter do Chão PA?

Durante o dia o turista deverá aproveitar:

-Para relaxar e tomar banhos de rio além, claro, deve saborear a culinária local rica em peixes;

Saborear o açaí, típico da região Norte, que também merece destaque. Mas, se você é acostumado a ingerir o açaí com vários complementos (xarope de guaraná, leite condensado, banana, granola…), prepare-se, pois, o açaí servido no Norte é praticamente puro;

Passear de canoa no final do dia para buscar um lugar interessante para prestigiar e fotografar o lindo por do sol;

-Ponto de encontro das águas do rio Tapajós com o rio Amazonas. As águas transparentes do Tapajós não se misturam com as águas amareladas do Amazonas. O visual é surpreendente.

Lago Verde ou “Mata Encantada”, com águas quentes e límpidas, o lago é um exemplo de conservação ambiental;

Festa do Sairé, que acontece no mês de setembro reserva uma atração especial, pois é conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular.

Centro de Preservação da Arte e Cultura Indígena, conhecido mundialmente como referência do legado dos povos da Amazônia;

-Curtir as praias de águas cristalinas, pois o local possui áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal:

Alter do Chão PA (foto fonte www.santaremtur.com.br)

Praias:

Ilha do Amor: preferida dos turistas. Muito pertinho do vilarejo. Ideal para ver o por do sol. Atualmente é parada obrigatória dos cruzeiros que navegam pelo rio Tapajós;

Praia Ponta das Pedras (23 Km do vilarejo por estrada pavimentada). Há barracas para venda de bebidas e comida. Grande beleza cênica, rica em formações rochosas (beach rock);

– Praia da moça;

Praia do Jacaré;

Ponta do Cururu, muito tranquila, mas não oferece estrutura turística;

Praia do Cajueiro, com boa infraestrutura. Nela são encontrados os bolinhos de piracuí e o saboroso tucunaré na chapa.

Dicas de hotéis em Alter do Chão – PA

A cidade conta com boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.