Ouro Branco, bela cidade mineira em meio à Estrada Real

Ouro Branco é uma das cidades que fazem parte da bela Estrada Real, situada a 100 km de Belo Horizonte e a 32 km da charmosa Ouro Preto. Por ser uma cidade que fez se desenvolveu em decorrência do Ciclo do Ouro em Minas Gerais, o município possui grandes influências coloniais; as quais são percebidas na vasta gama de atrações históricas que existem por lá.

Todavia, a cidade, que hoje conta com quase 40 mil habitantes, chama a atenção dos visitantes também por suas atrações naturais, haja vista que o município é cercado pela bela Serra do Ouro Branco, que foi um dos locais mais procurados na época da exploração do ouro, que possuía cor mais clara do que o ouro da cidade vizinha de Ouro Preto. E a partir daí, já dá pra imaginar o porquê do nome da cidade, não é mesmo?

Que tal conhecer um pouquinho mais dessa típica cidade mineira? Confira as principais atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Ouro Branco (imagem: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Como chegar?

Se você vem de mais longe, o aeroporto mais próximo é o Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins; que se localiza a 143 km de lá. Todavia, caso esteja passeando pelas belas cidades históricas do estado, como Ouro Preto, a melhor opção se dá pela MG-129, em um trajeto de 32 km. E, para quem vem de Tiradentes, por exemplo, o melhor trajeto se dá através da MGC-383, em um percurso de 128 km. Mas lembre-se: Minas se caracteriza pelos mares de morro, então redobre a atenção na estrada, principalmente nas serras.

Praça Santa Cruz em Ouro Branco (imagem: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

O que fazer em Ouro Branco – MG?

  • Visitar o Parque Estadual Serra do Ouro Branco – nada melhor do que conhecer a cidade a partir da serra que lhe deu origem. Considerada um dos locais com maior biodiversidade de espécies atualmente ameaçadas de extinção, conta com 1614 hectares repletos de atrações. Além de sua importância histórica, com resquícios do Ciclo do Ouro, o parque também abriga belíssimas cachoeiras, piscinas naturais; e é palco de muitos esportes radicais. O acesso é gratuito, e com certeza você ficará encantado com a beleza do local.
Parque Estadual da Serra de Ouro Branco (imagem: Dalson de Oliveira – www.passeios.org)
  • Passear pelo Centro Histórico – se você é do tipo de pessoa que é encantada pela história do Brasil, vale a pena passear pelo centro histórico de lá. Isso porque a região abriga diversas construções antigas, que remetem ao século XVIII, em estilo colonial. Não deixe de tirar um momento para conhecer.
  • Conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio – finalizada em 1779, essa igreja chama a atenção não somente por sua história, mas também por sua arquitetura. Isso se deve ao fato de que ela é uma das mais antigas do estado, e representante da arquitetura barroca. Sua construção foi toda feita em pedra, e o altar é inexplicavelmente bonito, possuindo inclusive, revestimento de ouro – para variar um pouco das igrejas históricas do estado.
Igreja Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco (imagem: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Visitar a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens – construída no século XIX, a charmosa capela está localizada no alto de uma escadaria, e é extremamente simples; mas vale a pena ser visitada.
Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens (imagem: Ângela Quinelato)
Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens (imagem: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Conhecer o distrito de Itatiaia – esse belo distrito de Ouro Branco lembra bastante Lavras Novas, com casinhas em estilo colonial, onde há barzinhos, restaurantes com o melhor da comida mineira; e um friozinho ideal para quem busca um destino de inverno. Não deixe de fora do seu roteiro.
  • Visitar a Casa de Tiradentes – embora ela tenha esse nome, não se sabe ao certo se Tiradentes realmente esteve por lá. Ela também é chamada de Fazenda Carreiras, e além de funcionar como um local para pagamento do quinto; também funcionava como um local de descanso para os tropeiros que viajavam pela Estrada Real.
Casa Tiradentes (foto: http://www.visiteminas.com/casa-tiradentes/)

Dicas de Hotéis em Ouro Branco

  • Serra Palace Hotel – R. José Pereira Sobrinho, 350
    Telefone: (31) 3742-3848 –Site
  • Hotel Mirante Flat – Av. Maria Firmina da Silva, 239
    Telefone: (31) 3741-1100 – Site
  • Hotel Verdes Mares – R. Santo Antônio, 115 – Centro
    Telefone: (31) 3741-1240 – Site
  • Pousada Pé da Serra – R. José Fortunato Rodrigues, 653
    Telefone: (31) 3741-4571
  • Pousada Estrada Real – R. Santo Antônio, 567 – Centro
    Telefone: (31) 3741-2027

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.